10 Citações Filosóficas para usar na Redação do Enem

Citações filosóficas podem ser uma ótima ferramenta para quem quer atingir a nota máxima nas competências de conteúdo.

Por
Publicado em 20/01/2020

As citações filosóficas são ótimas para a introdução de uma redação, mas podem também ser utilizadas no desenvolvimento, desde que muito bem contextualizadas e dialogando bem com o assunto em questão.

No texto de hoje, separamos 10 autores para você utilizar no repertório sócio produtivo, levando vantagens nas competências II e III na Redação do Enem. Confira!

10 Citações Filosóficas para usar na Redação

1 – “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” – Kant

Considerado como o centro da filosofia moderna, Immanuel Kant estudou, principalmente o campo da epistemologia e do racionalismo. Sua obra foi extensamente utilizada como base para diversos trabalhos sobre educação.

Por isso, temas que discutem educação, acesso ao ensino, valorização do professor e outros temas de cunho social, esta citação é uma ótima alternativa para introduzir o seu texto.

2 – “O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.” – Freud

Outra citação filosófica que pode servir como uma carta na manga é esta citação de  Sigmund Freud. Um dos autores mais controversos e respeitados do século XIX e XX.

Temas como corrupção, políticas, desvio de conduta ética e moral, em geral, podem se encaixar no contexto dessa frase para justificar determinados comportamentos. Temas como amizade, influências, depressão e decepções também podem ter esse recurso bem utilizado.

3 – “Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade.” – Bauman

O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman foi fundador do conceito “modernidade líquida”, hoje, tão amplamente difundida entre questões como globalização, capitalismo, industrialização da era moderna.

Seus pensamentos e citações filosóficas também causam impactos em temas como redes sociais, depressão, ansiedade e “Geração Z”.

Apesar de ser muito usado nas citações filosóficas na Redação do Enem pelos estudantes, suas frases precisam ser contextualizadas com certo cuidado. Afinal, muitos estudantes têm errado na competência III ao associar qualquer tipo de mazela à “modernidade líquida”.

4 – “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.” – Platão

Autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, Platão, filósofo e matemático do período clássico é sempre uma carta na manga para diversos assuntos.

Em destaque, sua citação filosófica se encaixa bem em temas relacionados à ecologia, comportamento social, cooperatividade, solidariedade, entre outros temas relacionados à comunidade em geral.

Pode ser debatido por meio das frases questões como ética comportamental, auto sustentabilidade e conscientização humana.

5- “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” – Simone de Beauvoir

Esta ilustre citação filosófica de Simone de Beauvoir, escritora, filósofa, ensaísta e feminista do Movimento Existencialista francês, pode ser usada em temas que debatem igualdade de gênero.

Ascensão da mulher no mercado de trabalho e outros temas relacionados ao feminismo também servem de base para esse contexto na introdução do seu texto.

6 – “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.” – Ghandi

Mahatma Gandhi foi um importante líder pacifista indiano que teve sua notável contribuição para as transformações sociais.

Temas como convivência, cooperativismo, responsabilidade social, solidariedade e transformação podem carregar esta citação filosófica como fundo de discussão.

7 – “Um povo que lê nunca será um povo escravo.” – Antônio Lobo Antunes

Antônio Lobo Antunes foi um escritor e psiquiatra português que deixou grande contribuição para o processo de criticidade.

Temas como educação, a importância do pensamento crítico de todo e qualquer indivíduo e valorização da leitura podem ter esta citação como início de uma discussão.

8 – “Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa.” – Foucault

Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Michael Foucault, filósofo francês, tornou-se referência em uma grande abrangência quando se trata de educação.

Temas como identidade, desenvolvimento do pensamento crítico, crítica educacional e outros assuntos relacionados ao comportamento humano se encaixam no contexto desta citação filosófica.

9 – “O homem nasce livre, mas por toda parte se encontra acorrentado.” – Rosseuau

Jean Jacques Rousseau, pensador Iluminista do século XVIII, traz esta citação para fazer boas referências a temas como industrialização, escravidão moderna, capitalismo e globalização.

É uma ótima ferramenta que dá credibilidade ao seu texto, principalmente na introdução de suas ideias!

10 – “Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro.” – Eduardo Galeano

Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio, nesta citação filosófica, proporciona ao estudante um instrumento de reflexão sobre atos de solidariedade.

Temas de âmbito social, como ONGS, investimentos governamentais e não governamentais para a redução de tragédias, e outros assuntos que envolvem empatia coletiva e doação, podem ter essa citação como base para iniciar uma discussão.

Gostou da nossa dicas de Citações Filosóficas para usar na sua Redação do Enem? Compartilhe esta experiência com seus colegas, em suas redes sociais e traga outras citações pertinentes para debatermos nos comentários abaixo!

Comente