Conheça os 10 últimos temas de Redação do Enem

Saber quais foram os últimos temas de Redação do Enem pode ajudá-lo a se preparar para o exame

Por
Publicado em 18/12/2019 (atualizado em 09/01/2020)

Muita coisa muda a cada edição do Enem. Porém, uma coisa é certa: sempre vai ter uma grande expectativa em relação ao tema da redação. E não é para menos, afinal, a redação tem um peso maior na nota final e zerá-la pode desclassificar o candidato. Pensando nisso, reunimos uma lista com os últimos temas de redação do Enem.

Assim, os participantes podem ter uma noção dos assuntos que costumam ser cobrados. Então, aproveite os temas abaixo para praticar seu texto e excluí-los da lista de possíveis temas para o próximo exame. 

10 últimos temas de Redação do Enem 

Conheça os 10 últimos temas de Redação do Enem

2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A última edição do Enem levantou uma discussão cultural, mais especificamente sobre o acesso ao cinema.  

Para desenvolver o texto, os candidatos poderiam utilizar várias abordagens, incluindo a própria vivência, sugerindo ações para promover o acesso ao cinema, a falta de salas de cinema em lugares mais remotos. Outra possibilidade seria abordar outras maneiras de acessar as produções audiovisuais, como as plataformas de streaming.

2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Um dos últimos temas de redação do Enem abordou um assunto bastante importante e que faz parte da realidade dos jovens: a internet. O tema exigia uma abordagem bem específica que está relacionada o uso da rede e o acesso aos dados dos usuários. 

Tratar sobre algoritmos e a forma como eles usam os dados de cada usuário para apresentar propagandas e outros conteúdos são alguns tópicos que poderiam ser apresentados na redação.

2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Cidadania e inclusão de pessoas com deficiência sempre são abordagens esperadas para um tema de redação do Enem. Na edição de 2017, o assunto foi relacionado com a surdez. 

Dentre os desafios para a formação de surdos, o candidato poderia citar a falta de professores qualificados para lecionar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de sugerir propostas para a inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar. 

2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

No ano de 2015, os jornais noticiaram vários casos de intolerância religiosa no Brasil e no mundo, o que fez o assunto ficar em evidência. O Enem trouxe o tema para a edição de 2016 com o objetivo de fazer com que os candidatos apresentassem soluções para promover o respeito entre as diferentes crenças. 

2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Nos últimos anos, as questões relacionadas à violência contra a mulher levantaram muitas discussões na mídia e na população em geral. Tanto que um dos últimos temas de redação do Enem explorou o assunto.

Alguns tópicos que envolvem a violência contra a mulher na sociedade e que poderiam ser abordados no texto são: desigualdade de gênero, machismo, feminicídio e a violência doméstica.

2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

Em 2014, o tema de redação do Enem surpreendeu por fugir do óbvio. A temática sobre a publicidade infantil é bem ampla e abre a possibilidade para explorar a comunicação no Brasil e os seus limites. 

A partir dos textos motivadores, era possível abordar dois pontos de vista principais. De um lado, a necessidade de proteger as crianças contra a exposição excessiva nas mídias publicitárias. Por outro lado, caberia uma discussão sobre a liberdade de expressão.

2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

As mudanças na Lei Seca em 2012 tornaram a legislação mais rígida e com tolerância zero para o consumo de álcool para motoristas. Como o assunto estava bastante popular na época, muitos participantes não foram surpreendidos com o tema da redação. 

No texto, os candidatos poderiam apresentar uma série de argumentos, incluindo os riscos de dirigir alcoolizado e a importância da proibição para a segurança dos cidadãos. Por outro lado, também seria válido questionar sobre a punição igualitária, independentemente da quantidade de álcool consumida pelo condutor. 

2012 – Movimento imigratório para o Brasil no século 21

O fenômeno migratório recente surpreendeu os estudantes na prova de redação do Enem 2012 e exigiu bastante conhecimento em atualidades. Na época, uma série de imigrantes, principalmente bolivianos e haitianos, chegavam ao Brasil. 

De acordo com a proposta de redação, o candidato poderia argumentar sobre os motivos que causaram o movimento, além de abordar os contextos nacionais e internacionais que envolveram as imigrações.

2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Em um mundo onde as pessoas estão conectadas na internet e compartilhando suas vidas nas redes sociais, é totalmente pertinente questionar quais são os limites entre o que é público e privado na internet. O tema da redação de 2011 continua sendo atual e levanta várias questões importantes, como a influência que superexposição pode ter na vida das pessoas. 

2010 – O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

O trabalho faz parte da vida de todas as pessoas e foi abordado na Redação do Enem 2010. Para desenvolver o texto, os candidatos se basearam em dois textos de apoio: um que abordava sobre o trabalho escravo e outro sobre o futuro do trabalho. 

Esses foram os 10 últimos temas de redação do Enem! Qual deles você achou mais interessante para fazer um texto dissertativo-argumentativo? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comente