5 datas importantes para o Enem e os contextos históricos

Fique de olho nas principais datas da história para se sair bem nas questões de Ciências Humanas no Enem. Confira!

Independentemente se você gosta de estudar História ou não, a disciplina é indispensável para quem espera obter uma boa nota no Enem. O conteúdo que aborda acontecimentos do passado está diretamente relacionado aos assuntos que estão em alta na sociedade atualmente, como a estrutura política mundial, movimentos sociais etc.

Então, não tem como fugir: é preciso conhecer os principais acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo. Mas se você não sabe por onde começar, deixa que a gente te ajuda. Selecionamos 5 datas importantes para o Enem e apresentamos o contexto histórico delas.

1. 13 de maio de 1988 – Abolição da Escravatura  

Abolição da Escravidão - 13 de Maio de 1988

Os escravos nunca aceitaram a escravidão e sempre lutaram contra o sistema, seja com fugas, rebeliões, automutilação, suicídio e outras formas de resistência. Porém, foi apenas na segunda metade do século XIX que o movimento abolicionista ganhou mais força, enquanto o Reinado de Dom Pedro II perdia seu prestígio.

Um dos principais acontecimentos que tornaram a abolição da escravatura inevitável foi o fim da Guerra do Paraguai. Nesse momento, diversos ex-escravos que conseguiram a alforria por defender o país na guerra, voltaram ao Brasil como heróis. Ao mesmo tempo, seus familiares continuavam na escravidão. A situação de desigualdade fez com que as manifestações do movimento abolicionista ficassem mais fortes.

Como a imagem do Império já estava desgasta, a única saída encontrada pela Princesa Isabel para tentar recuperar o prestígio do governo vigente, foi assinar a Lei Áurea. Com isso, em 13 de maio de 1888, o Brasil entrou para a história como o último país do Ocidente a abolir a escravidão.

Essa é uma das datas importantes para o Enem pois levanta muitas questões, como as consequências da abolição da escravidão tardiamente, a falta de assistência aos ex-escravos e o simbolismo político da Lei Áurea, já que a queda do Império aconteceu um ano depois.

2. 11 de novembro de 1918 – Fim da Primeira Guerra Mundial

Datas importantes para o Enem - Fim da Primeira Guerra

A Primeira Guerra é uma das datas importantes para o Enem e merece uma atenção especial em seus estudos. Também conhecida como a “Grande Guerra”, o conflito durou quatro anos (1914-1918) e envolveu países de todos os continentes.

As proporções da guerra foram tão grandes, que ela é considerada o segundo maior conflito da história, deixando quase 20 milhões de pessoas mutiladas e 10 milhões de mortos.

O acordo de paz para marcar o fim da Primeira Guerra Mundial foi assinado em 11 de novembro de 1918 pelos generais mais poderosos da Europa na época. Como o tema é complexo e envolve várias questões que podem ser abordadas no Enem, vale a pena se aprofundar no assunto.

3. 14 de maio de 1948 – Criação do Estado de Israel

5 datas importantes para o Enem

A formação do Estado de Israel é uma questão complexa, principalmente por envolver a geopolítica no Oriente Médio e conflitos religiosos envolvendo Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.

Em resumo, os judeus foram perseguidos durante a ascensão do nazismo e intensificadas no holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. Para fugir dessa tensão, o povo judeu migrou para a Palestina e os conflitos entre judeus e árabes foram intensificados.

Para cessar os conflitos, a ONU criou um comitê especial para tratar sobre a divisão da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu. A proposta não foi bem vista pelos árabes e acabou culminando na Guerra da Independência (1947-1948). O conflito termina com a derrota árabe e, em 14 de maio de 1948, acontece a consolidação do Estado de Israel. Mesmo após 70 anos, as divergências político-religiosas continuam causando atrito entre os grupos.

4. 2 de maio de 1968 – Movimento Maio de 68

02 de Maio de 1968 - Enem

Em 1968, a França foi palco de uma revolta que mudou a cara dos movimentos estudantis em todo o mundo. A revolta teve origem quando o presidente Charles de Gaulle criou várias mudanças na estrutura do sistema educacional do país. Muitos estudantes consideraram que a reforma prejudicaria a qualidade do ensino e foram às ruas para manifestar.

A partir daí, vários movimentos surgiram em todo o país envolvendo não só os estudantes, como também trabalhadores e membros de outras camadas da sociedade, resultando em uma greve geral na França.

O impacto do Movimento Maio de 68 se estendeu por outros países, como Estados Unidos e Brasil. Aqui, no mesmo ano, o governo militar impôs o Ato Institucional Nº5 (AI-5) e os movimentos estudantis foram essenciais para unir a população em várias manifestações contra a ditadura militar.

5. 5 de outubro de 1988 – Carta Cidadã

Constituição de 1988 - Datas importantes para o Enem

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Carta Cidadã foi a sétima Constituição do Brasil desde a sua Independência. Esta é uma das datas importantes para o Enem pois o documento tem um simbolismo forte para o retorno da democracia no país após 21 anos de ditadura militar.

A Carta Cidadã trouxe uma série de conquistas para os brasileiros, como fim da censura aos meios de comunicação, voto facultativo para jovens de 16 a 18 anos, igualdade de gênero, abono de férias, 13º salário para aposentados e muitos outros direitos para os cidadãos.

Pronto para se aprofundar nessas datas importantes para o Enem e se sair bem na prova de Ciências Humanas?

Comente