Aditamento Fies 2020 – Saiba como solicitar renovação

Solucione todas as dúvidas sobre o aditamento Fies 2020 e não corra o risco de perder o benefício

Por
Publicado em 23/12/2019 (atualizado em 26/12/2019)

Se você já contratou um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), deve saber sobre a importância de renovar o contrato. O procedimento que também é chamado de aditamento Fies 2020 deve ser realizado a cada semestre. 

É por meio do aditamento que você confirma que deseja continuar participando do programa, além de atualizar e/ou alterar seus dados pessoais. Caso você não realize a renovação, seu contrato de financiamento poderá ser encerrado. 

Então, para evitar maiores problemas, confira o que você precisa fazer para solicitar a renovação do seu Fies!

Tipos de aditamento

Como solicitar o Aditamento Fies 2020

Antes de mais nada, é preciso saber que existem dois tipos de aditamento, cada um com suas regras. São eles: 

Aditamento simplificado

O aditamento simplificado é a renovação mais básica. Ele acontece quando não há alterações nas cláusulas do contrato e as condições de financiamento são semelhantes ao semestre anterior. O processo é bem mais rápido e não há muita complicação.

Aditamento não simplificado

O aditamento não simplificado é realizado quando é necessário alterar qualquer dado ou parte do contrato, como troca de fiador, alterações no prazo de pagamento ou outras informações.

Nesse caso, o processo é um pouco mais demorado e exige mais atenção do estudante. 

Como funciona o aditamento Fies 2020?

Agora, vamos entender como funciona o aditamento Fies 2020? O procedimento é realizado a cada semestre, seguindo os prazos estipulados previamente pelo Ministério da Educação. 

O processo de aditamento inicia com a instituição de ensino. A Comissão de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) cadastra os dados do estudante no SisFies. Em seguida, o aluno precisa verificar se as informações estão corretas e validá-las no sistema. 

Daqui em diante, é preciso seguir as próximas etapas de acordo com a modalidade de aditamento. Você pode conferir o passo a passo para cada modalidade do aditamento Fies 2020 a seguir: 

Aditamento Fies Simplificado – Passo a passo

No aditamento simplificado, o estudante precisa fazer o login no site do SisFies. Após ser redirecionado para a página de aditamento, é necessário conferir os dados fornecidos pela CPSA e confirmar a solicitação de renovação no prazo de até 20 dias. 

Caso alguma informação estiver incorreta, o aluno deve recusar a solicitação de aditamento e comparecer à CPSA para corrigi-la e reiniciar o procedimento.

Em seguida, é necessário ir até a CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pelos responsáveis da Comissão. 

Aditamento Fies Não Simplificado – Passo a passo

Já no caso do aditamento não simplificado, é necessário ir até a CPSA para apresentar a documentação que comprove as alterações indicadas no sistema.

Quando há alterações de alguma cláusula do contrato, como mudança de fiador, o estudante ainda precisa comparecer ao agente financeiro (Caixa Econômica ou Banco do Brasil), juntamente com a documentação comprobatória e o fiador, caso seja necessário. 

É importante saber que o prazo para ir até o banco é de até 10 dias após o terceiro dia útil depois da confirmação da renovação. 

Em seguida, basta retornar à CPSA para entregar uma cópia do Termo Aditivo do contrato e finalizar o procedimento.

Cronograma do aditamento Fies 2020

Embora o cronograma do aditamento Fies 2020 ainda não tenha sido divulgado pelo MEC, é importante ficar de olho nos prazos para iniciar o procedimento logo nos primeiros dias. 

Isso porque, entre cada etapa acima, é preciso respeitar o prazo para confirmar a solicitação de aditamento e/ou apresentar a documentação. Dessa forma, você tem mais tempo para alterar qualquer informação incorreta.

Geralmente, as renovações do primeiro semestre iniciam logo após a divulgação dos resultados do Sisu e Prouni, ou seja, em meados de janeiro e fevereiro. Já no segundo semestre, o aditamento do Fies 2020 deve ser realizado a partir do mês de julho

Vale ressaltar que o estudante que não realizar o aditamento ou cometer algum erro durante o processo, poderá perder o financiamento. Então, se tiver alguma dúvida sobre o aditamento Fies 2020, vale a pena consultar a CPSA da sua faculdade ou entrar em contato com o MEC pelo telefone: 0800-616161.

Comente