Saiba como alterar dados de inscrição do Enem 2020

Precisa mudar alguma informação na inscrição do Enem? Então descubra como fazer isso!

Por
Publicado em 14/02/2020

Quando o assunto é a inscrição do Enem 2020, sabemos que imprevistos sempre podem acontecer: uma mudança de cidade, alteração no número de telefone ou até mesmo um erro de digitação. A boa notícia é que é possível alterar dados de inscrição do Enem. Ou seja, você não precisa prejudicar a sua participação no exame por causa de mudanças ou um pequeno erro.  

Mas é preciso ficar atento, já que existe um prazo para fazer as correções e nem todos os dados podem ser trocados. Então, veja como você pode alterar dados de inscrição do Enem de forma bem simples!

Saiba como alterar dados de inscrição do Enem

Prazo para alterar dados de inscrição do Enem

Uma das informações mais importantes que você precisa saber para alterar dados de inscrição do Enem é sobre o prazo. O período de alterações pode variar a cada edição mas, normalmente, coincide com o período de inscrições do Enem (provavelmente em maio de 2020). 

A escolha do prazo não é feita por acaso. Na verdade, é uma questão de logística, já que após o encerramento das inscrições começa a fase de preparação para o exame. Assim, a equipe do Inep deve estar pronta para definir os locais de provas, a quantidade de fiscais, número de provas impressas etc. 

De qualquer maneira, o prazo para alterar dados de inscrição do Enem sempre será informado no edital. Por isso, vale a pena reforçar como é importante consultar o edital do Enem antes de realizar a inscrição. 

Outra dica valiosa é se inscrever logo nos primeiros dias. Assim, se você incluir alguma informação incorreta, terá mais tempo para corrigir. 

Quais informações podem ser alteradas?

De acordo com o edital, é possível alterar os seguintes dados durante o período de inscrições do Enem: 

  • número do documento de identidade (RG);
  • sexo;
  • cor ou raça;
  • nacionalidade e naturalidade;
  • opção de língua estrangeira;
  • município de realização da prova;
  • necessidade de atendimento especializado ou específico;
  • endereço.

Já as informações de contato, como telefone fixo, celular e e-mail, podem ser alteradas a qualquer momento. É importante manter esses dados sempre atualizados pois é por meio deles que o Inep entra em contato com os participantes quando necessário.

Outro item que pode ser alterado é solicitação de atendimento pelo nome social. Nesse caso, o candidato precisa realizar a solicitação no período estipulado no edital que, geralmente, é após o prazo de inscrições. 

Quais dados NÃO podem ser alterados?

Lembra que falamos que nem todos os dados podem ser modificados? Pois então, esse é o caso do número do CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento

Normalmente, ao incluir seu CPF, o sistema complementa as outras informações automaticamente. Então, se houver algo errado, é necessário entrar em contato com o Inep imediatamente. 

Além disso, não é permitido alterar dados de inscrição do Enem referentes à escolaridade (se está matriculado no ensino médio ou se já concluiu, por exemplo).

O questionário socioeconômico é outro item que não pode ser alterado. Por isso, é importante responder todas as perguntas com bastante atenção durante a inscrição. 

Como alterar dados de inscrição do Enem?

Bem, agora que você já sabe quais dados podem e quais não podem ser trocados, chegou a hora de conferir como fazer isso. 

O processo para alterar dados de inscrição do Enem é simples e deve ser realizado diretamente na Página do Participante. Após inserir os dados de acesso (CPF e senha), o sistema apresentará uma tela com as informações que podem ser modificadas. 

Então, é só localizar o que precisa corrigir, fazer as alterações e enviar. Antes de finalizar, confira se o sistema salvou todos os itens corretamente. 

É isso! Se você tem mais dúvidas sobre como alterar dados de inscrição do Enem, acesse o Portal do Inep para consultar mais detalhes sobre o exame. Ou então, entre em contato pelo telefone do MEC: 0800 61 61 61.

Dessa maneira, você poderá realizar o Enem com tranquilidade e, quem sabe, conseguir a sonhada vaga na universidade!

Comente