Atualidades no Enem – Saiba como estudar

Quem já fez o Enem sabe que não basta apenas estudar o conteúdo das matérias citadas no edital. É imprescindível estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo, ou seja, é preciso sim estudar atualidades no Enem.

Além de ajudar na redação, os temas atuais servem como ótima fonte para resolver questões de todas as áreas de conhecimento.

Nas provas, eles são utilizados para avaliar a capacidade de estudantes de relacionar as matérias estudadas com fatos que acontecem no cotidiano, sejam sociais, políticos, econômicos etc. Já na redação, o intuito é confirmar a argumentação utilizada durante o texto.

Agora que você percebeu como é importante estudar atualidades no Enem, continue lendo este texto! Trouxemos as melhores dicas de sites para ficar por dentro dos temas atuais.

Importância de estudar atualidades no Enem

Estudar atualidades é importante porque ela possibilita o cumprimento dos principais requisitos de avaliação do Enem. Você não deve ser capaz apenas de responder objetivamente às questões, mas deve também identificar o contexto em que essa questão está e interpretar o que está sendo cobrado.

Como o Enem é um exame que avalia as competências e habilidades adquiridas ao longo de todo o ensino médio do estudante, essa visão é muito importante. Dentre outras coisas, estudar atualidades no Enem é importante porque verifica se o estudante é capaz de:

  • Argumentar bem na prova de redação, defendendo sua opinião e expressando seu ponto de vista;
  • Dominar e utilizar a língua portuguesa;
  • Contextualizar as questões do exame com os temas atuais em todas as matérias;

Como estudar atualidades?

O PRESIDENTE DONALD TRUMP, QUE RETIROU OS ESTADOS UNIDOS DO ACORDO DE PARIS (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Talvez a maior dúvida dos estudantes seja a didática na hora de estudar atualidades. Muitos acreditam que basta assistir ao jornal e lê algumas notícias na internet para se preparar. Enganam-se, pois assim como nas outras matérias, atualidades requer didática e alguns cuidados.

Ao ler jornais, revistas e notícias sobre assuntos atuais, você deve verificar a veracidade de tudo. Muitas vezes, as redes sociais veiculam fatos que nem sempre são verdadeiros. Por isso, é fundamental consultar sites e veículos de comunicação confiáveis.

Outra dica para tornar o estudo de atualidade no Enem efetivo, é o cruzamento de informações. Consulte mais de uma fonte antes de acreditar em tudo que lê. Somente após conferir se a notícia é verdadeira, você deverá formar uma opinião sobre o assunto.

Onde estudar atualidades no Enem

Agora que você sabe quanto estudar atualidades é importante para conseguir aprovação no Enem, confira as dicas de sites que separamos para você se informar.

Revistas do Guia do Estudante Atualidades

A primeira dica é a Revista de Atualidade do Guia do Estudante. Também chamada de GE Atualidades, ela resume os fatos do Brasil e do mundo cotados para cair no Enem, vestibulares e concursos.

O diferencial da GE Atualidades é a linguagem fácil, ideal para quem não gosta ou não está acostumado com leitura de jornais e revistas. Acesse a GE Atualidade aqui: https://guiadoestudante.abril.com.br/edicoes/ge-atualidades-2017-1/. Ou encontre o Almanaque nas bancas de jornais de todo o país com um custo bastante acessível.

Jornal Él País

O Jornal Él País é perfeito para ficar por dentro principalmente das notícias internacionais. Desde 2013 foi lançado em Português, sendo mais uma opção para estudantes que querem se manter informados para o Enem.

Às vezes, os noticiários e sites brasileiros não se aprofundam nos fatos internacionais e o estudante precisa buscar mais informações. Consultar sites de jornais estrangeiros resolve esse problema, já que oferecem uma cobertura mais ampla das notícias internacionais.

Acesse o jornal aqui: https://brasil.elpais.com/

Nexo Jornal

Trata-se de um jornal em formato digital que reúne notícias sobre todos os temas. É ideal para quem procura não só informações, mas também interpretações coerentes sobre os principais fatos do Brasil e do mundo.

É perfeito para quem quer não só se informação, mas obter uma ajuda extra na construção de argumentos e opiniões. Acesse o Nexo Jornal aqui: https://www.nexojornal.com.br

Jornal da TV Cultura

O Jornal da TV Cultura está no ar há mais de 25 anos transmitindo notícias de diversos temas. Além de transmitir as notícias de forma direta e ainda oferece um time de comentaristas para analisar os fatos.

Além do site, o Jornal possui um canal no youtube onde é possível acessar as principais notícias quantas vezes precisar. Acesse o Jornal da TV Cultura aqui: http://tvcultura.com.br/

Viu como é importante estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo? Agora que você sabe quais os melhores sites para estudar Atualidades no Enem, não perca tempo!

One Response

  1. Caio Reply

Leave a Reply