Boleto Enem 2018 – Veja como imprimir

Quer fazer o Enem? Não esqueça de pagar o Boleto Enem 2018 da taxa de inscrição dentro do prazo determinado pelo edital.

Hoje em dia, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a avaliação de ensino médio mais importante do país. Para participar, o estudante precisa se inscrever nas datas especificadas no edital, imprimir o boleto  e pagar a taxa — também discriminada no edital.

Apesar de ser um processo simples, algumas pessoas ficam com dúvidas em relação a emissão do boleto de pagamento. Mas, não precisa se preocupar!

Neste texto, vamos explicar como imprimir o boleto Enem 2018 para que o pagamento seja feito e a inscrição confirmada. E, assim, você possa dar continuidade aos estudos e arrasar no dia da prova. Confira!

Enem 2018

O Enem acontece uma vez por ano. Seu principal objetivo é avaliar os conhecimentos e as habilidades dos alunos que terminaram o ensino médio e querem fazer uma faculdade.

Apesar de ainda não ter sido publicado o Edital do Enem 2018, a expectativa é que as inscrições ocorram em meados do mês de maio. Já as provas, devem ocorrer em outubro ou dezembro.

Espera-se que o Edital 2018 seja publicado em abril. A partir de então, os estudantes já poderão se programar para as inscrições, pedido de isenção, provas e demais acontecimentos que se desenrolam entre as inscrições e o resultado do exame.  

Taxa de Inscrição

Geralmente, o valor da taxa de inscrição é confirmado pelo Inep às vesperas da publicação do edital. O Órgão realiza uma entrevista coletiva que é convocada para esclarecer as principais dúvidas, como:

  • possíveis mudanças;
  • valor da taxa de inscrição;
  • datas das provas;
  • entre outras coisas.

Em 2017 o valor da taxa doi R$ 82,00. Inclusive, esse assunto gerou bastante polêmica, já que em 2016 foi cobrado um valor bem menor (R$68,00). Para este ano, fica sempre a expectativa que não tenha alteração.

Boleto Enem 2018 — Como imprimir

A impressão do boleto deve ocorrer logo após o término da inscrição no site do Inep. O pagamento deve ser feito até a data de vencimento informado pelo sistema. Por este motivo, é muito importante imprimir logo após terminar a inscrição.

Para obter o boleto Enem 2018 e efetuar o pagamento o aluno deverá:

  1. Acessar o site oficial do Enem;
  2. Realizar a inscrição;
  3. Clicar no botão “emitir GRU”, localizado no final da página.

Percebeu como é simples solicitar a impressão do boleto Enem 2018? Caso você já tenha feito a inscrição, é possível solicitar a segunda via do boleto. A única ressalva é que seja dentro do período de validade do mesmo.

Para conseguir sua segunda via, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Enem novamente;
  2. Vá em “acompanhamento de inscrição”; e
  3. Clique em “gerar novo boleto”.

Agora é só efetuar o pagamento, que pode ser feito em qualquer agência bancária, nos Correios ou nas Casas Lotéricas.

Fique de olho na data limite para pagamento da taxa — que normalmente termina no dia seguinte ao término das inscrições — e nos horários de compensação bancária.

Agora que você já sabe como imprimir o boleto Enem 2018, basta esperar o edital ser lançado e realizar sua inscrição. Fique de olho na data de início e término da mesma para não perder a oportunidade de realizar o exame.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *