Boleto Enem 2019 – Veja como imprimir GRU passo a passo

Os participantes do Enem precisam ficar atentos ao gerar o boleto que garante a inscrição para a prova

Mais um edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e os candidatos que não tem direito à isenção da taxa de inscrição precisam realizar o pagamento que confirma sua participação no exame.

Pensando nisso, se você ainda não sabe como gerar e pagar o boleto Enem 2019, continue a leitura deste artigo e descubra o passo a passo para realizar o procedimento.

Enem 2019

Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no Brasil, seja por meio de programas especiais como o ProUni e Sisu ou em substituição ao tradicional vestibular em diversas faculdades e universidades espalhadas pelo país.

O exame é realizado anualmente e a cada edição, milhões de pessoas participam do Enem. Engana-se quem pensa que a prova é apenas para estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio. Qualquer pessoa pode participar do Enem, basta fazer sua inscrição, realizar o pagamento da taxa e fazer a prova nas datas indicadas.

O edital do Enem 2019 ainda não divulgado, mas espera-se que o período de inscrições comece em maio e as provas sejam realizadas no mês de outubro, assim como nas edições anteriores. Por isso, é importante já começar a se preparar para o exame.

Taxa de inscrição Enem 2019

O valor da taxa de inscrição Enem 2019 deve ser anunciado nas vésperas da publicação do edital, que costuma acontecer em abril. A taxa de inscrição em 2018 foi de R$82,00 e, para este ano, a expectativa é que o valor continue o mesmo ou tenha um pequeno ajuste.

Como imprimir o boleto Enem 2019?

Após realizar a inscrição na Página do Participante do INEP, é preciso gerar a GRU (Guia de Recebimento da União). Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:

Boleto Enem 2019: Gerar GRU

  1. Acesse o portal oficial do Enem pelo link: enem.inep.gov.br
  2. Siga os passos para realizar a inscrição;
  3. Após preencher todos os dados para se inscrever, basta clicar na opção “Emitir GRU” .

O pagamento do Enem 2019 deve ser realizado até a data limite especificada no edital, por isso é importante salvar o documento assim que realizar a inscrição e pagar o quanto antes.

Caso você precise de uma segunda via do documento, as etapas também são bem simples:

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Clique em “Acompanhamento de inscrição”;
  3. Selecione a opção “Gerar novo boleto”.

Boleto Enem 2019 - Saiba como imprimir

O pagamento da GRU poderá ser realizado em qualquer agência bancária, agência dos Correios ou casa lotérica. Respeite a data de vencimento do boleto pois normalmente não há prorrogação mesmo quando o último dia para pagamento ocorre em um feriado. Também é importante seguir os prazos de compensação bancária para garantir a efetivação do pagamento.

Viu como é simples obter o boleto Enem 2019? Agora basta ficar de olho na divulgação do edital para acompanhar todos os prazos e detalhes sobre a edição deste ano.

Leave a Reply