Saiba o que são as bolsas remanescentes do ProUni

As bolsas remanescentes são uma segunda chance para quem não foi contemplado nas chamadas regulares.

O que são as Bolsas Remanescentes do ProUni

Mesmo que não tenham sido aprovados nas chamadas regulares, os alunos podem conseguir uma bolsa de estudos para cursar uma graduação por meio das bolsas remanescentes do ProUni.

Entretanto, é indispensável se atentar aos procedimentos necessários para concorrer às vagas remanescentes. Por isso, leia o texto e entenda o que são as bolsas remanescentes do ProUni e como concorrer a elas.

Entenda como funciona o ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) consiste em um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo para alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas.

Esse programa oferece aos estudantes duas modalidades de bolsas, a integral (100%) e a parcial (50%), e desde o seu início (2004) vem contribuindo para o aumento de estudantes nos cursos superiores no país e, sobretudo, promovendo a inclusão de alunos com renda mais baixa nos espaços universitários.

As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar de um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais, por sua vez, são reservadas  a estudantes com renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

Podem concorrer a uma vaga no ProUni, pessoas que:

  • Cursaram o Ensino Médio em escola pública ou em escola da rede privada com bolsa integral;
  • Alunos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;
  • Portadores de deficiência física;
  • Professores do ensino básico da rede pública (esses concorrem a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia).

É importante destacar que para se candidatar a uma bolsa de estudos pelo ProUni é necessário prestar o Exame Nacional do Ensino Superior (Enem), no ano anterior ao início da matrícula. Além disso, é preciso tirar pelo menos 450 pontos na prova de conhecimentos e não zerar na Redação.

Como são feitas as inscrições do ProUni?

Para se inscrever no ProUni é preciso acessar o portal do programa, informar o CPF,  o número de inscrição, a senha e escolher duas opções de curso (de acordo com as prioridades) e a modalidade da bolsa.

Os candidatos mais bem classificados, segundo as notas do Enem, em cada curso serão convocados. Aqueles que não forem chamados, porém, podem concorrer às bolsas remanescentes do ProUni.

O que são as bolsas remanescentes do ProUni?

As bolsas remanescentes do ProUni são aquelas restantes das convocações regulares do programa. Ou seja: são as bolsas de estudos que não foram preenchidas no período das chamadas regulares.

Os critérios para concorrer a uma vaga são os mesmos da chamada regular. Todavia, nessa etapa não há outra seleção por meio da nota de corte. Isso porque a concessão das bolsas ocorre por ordem de inscrição e certificação das normas estabelecidas pelo programa.

Como concorrer às bolsas remanescentes?

Para concorrer a essas bolsas é necessário fazer a inscrição por meio do site do ProUni, no espaço reservado às vagas remanescentes, e seguir as instruções do site até concluir a candidatura.

Quando abrem vagas para as bolsas remanescentes?

As inscrições para as vagas remanescentes, geralmente, abrem uma semana depois da conclusão das etapas regulares. Por esse motivo, é necessário se atentar às datas do processo seletivo do segundo semestre de 2020.

Consta no portal do Prouni que as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre deste ano serão realizadas entre os dias 14 e 17 de julho. Já os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 21 de julho, os da segunda chamada em 04 de agosto, a lista de espera em 24 de agosto e a comprovação das informações dessa etapa entre os dias 24 e 28 do mesmo mês.

Esse texto te ajudou a entender mais sobre o ProUni? Deixe um comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Carlos Eduardo Bertin (33) é jornalista, publicitário e mestre em comunicação social. Escreve sobre Comunicação, Religião, Cultura, Educação, Carreira e Investimentos.

Comente