Calendário Encceja 2019 – Inscrição, Data da Prova e Resultado

Saiba tudo sobre o Calendário Encceja 2019: datas de inscrição, aplicação da prova, cartão confirmação e resultados.

O Encceja ― Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é a oportunidade que muitos jovens e adultos estão aguardando este ano para obter o diploma do ensino médio ou do fundamental. Por meio desse programa do Governo Federal, essas pessoas podem dar continuidade à vida acadêmica e até mesmo tentar uma vaga no ensino superior.

Neste post vamos mostrar o Calendário Encceja 2019. Com ele, você poderá acompanhar as datas de inscrições, provas e resultado. Além disso, vai tirar algumas dúvidas que são bastante comuns, principalmente para quem está fazendo a prova pela primeira vez. Confira!

Calendário Encceja 2019

Calendário Encceja 2019

Mesmo com edital previsto para ser publicado em meados de março, os interessados em participar do Encceja 2019 já podem se programar com base nas datas da edição passada. Isso é possível porque geralmente há poucas alterações, variando apenas alguns dias.

Então, veja a seguir o Calendário Encceja 2019:

  • Inscrições: 20 a 31 de maio;
  • Solicitação de atendimento por nome social: de 15 a 24 de abril;
  • Aplicação das provas do Encceja Nacional: 04 de agosto;
  • Aplicação das provas do Encceja Nacional PPL: ainda não divulgado;
  • Aplicação das provas do Encceja Exterior: ainda não divulgado
  • Aplicação das provas Encceja Exterior PPL: ainda não divulgado;
  • Resultado: previsto para último trimestre de 2019.

Principais dúvidas sobre o Encceja 2019

Agora que você já tem a previsão das datas do Encceja 2019, tire as principais dúvidas sobre o processo seletivo.

O que é o Encceja?

O Encceja é um programa do Governo Federal criado com o objetivo de conceder a jovens e adultos a possibilidade de obter a Certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Ao ser aprovado, ou seja, ao obter nota mínima exigida, o candidato recebe um certificado emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação como: secretarias de educação e institutos federais.

Com o diploma em mãos, é possível fazer concurso, curso técnico e até mesmo tentar uma vaga numa universidade ― pública ou privada.  

Quem pode fazer o Encceja 2019?

Todos que não concluíram os estudos na idade certa, desde que atendam os requisitos a seguir:

  • Para obter Diploma do Ensino Fundamental: ter 15 anos completos até o dia da prova;
  • Para obter Diploma do Ensino Médio: ter 18 anos completos até o dia da prova.

As provas são divididas em áreas de conhecimento, assim como acontece no Enem. Mas, para a certificação do Ensino Médio, as matérias cobradas são divididas em quatro cadernos: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; Matemática, Ciências Naturais; e História e Geografia.

Como fazer a inscrição do Encceja?

Inscrever-se no Encceja 2019 é muito simples. O cadastro é feito pela internet, através do Portal do Inep, especificamente na Página do Participante. Na hora de efetuar a inscrição, será necessário preencher um questionário em que o candidato descreve sua situação sócio-econômica.

Basicamente, a inscrição consiste em:

  • Acessar a Página do Participante Inep com o CPF e RG em mãos;
  • Fornecer as informações que ainda não estão automaticamente preenchidas;
  • Caso necessário, informar se necessita de atendimento especializado;
  • Informar qual certificação deseja (Ensino Fundamental ou Médio), qual local deseja buscar o diploma, em que cidade deseja fazer a prova e qual instituição certificadora emitirá o documento.

É necessário pagar a inscrição do Encceja?

Uma das características do Encceja é que ele é gratuito e a participação é voluntária. Ou seja, o programa oferece ao interessado a oportunidade de concluir os estudos sem pagar nenhuma taxa.

No entanto, é importante lembrar que os inscritos que, por algum motivo, não puderem comparecer ao exame, devem justificar a ausência no sistema de inscrição. A medida visa economizar os custos que estavam sendo bastante elevados com inscritos que não compareciam no dia das provas.

Servem como justificativa para ausência os seguintes documentos: atestado médico, boletim de ocorrência, documento judicial ou certidão pública. Desse modo, não será admitido que o participante simplesmente declare de cunho próprio ou que seus pais ou responsáveis atestem a ausência.

Caso a ausência não seja justificada, o participantes deverá pagar uma taxa indenizatória por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), caso deseja participar da próxima edição.

Caso aprovado, o candidato pode fazer faculdade?

Apenas os participantes que fizeram o Encceja para obter a Certificação de Ensino Médio podem fazer faculdade. No entanto, somente a aprovação não é suficiente para isso, pois o candidato deverá, de posse do seu diploma, inscrever-se em programas para conseguir uma vaga no ensino superior.

Com a certificação do Ensino Médio, ele poderá fazer o Enem, participar do Sisu, tentar uma bolsa no ProUni e até mesmo fazer faculdade em uma faculdade particular.

Tirou suas dúvidas sobre o Exame? Com suas dúvidas respondidas e o Calendário Encceja 2019 previsto, agora é estudar e aguardar a oportunidade de conseguir sua certificação.

Leave a Reply