Calendário Enem 2019 – Fique por dentro das principais datas

As provas serão aplicadas em novembro, mas a preparação começa bem antes. Confira as principais datas do Enem 2019!

Estar por dentro do calendário Enem 2019 é um dos primeiros passos que você deve fazer se pretende ingressar em uma faculdade no próximo ano. O exame é a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil, seja por meio do Sisu, Prouni ou Fies. Além disso, é possível usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga em universidades do exterior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou o cronograma com as principais datas. Para você não perder nenhuma data importante, como o prazo para inscrições, pedido de isenção ou pagamento de taxa, preparamos este artigo com o calendário Enem 2019. Confira!

Datas importantes – Enem 2019

Calendário Enem 2019 - Datas

O edital do Enem 2019 será divulgado em março. Portanto, fique atento nos próximos dias para não perder as regras e informações importantes sobre o exame. Mas, enquanto o documento não é lançado, o Inep já anunciou as principais datas que os candidatos precisam saber.

Inscrições

O período de inscrições do Enem 2019 será de 6 a 17 de maio. Durante esse prazo, os candidatos deverão acessar a Página do Participante e preencher o formulário com seus dados pessoais, questionário socioeconômico e outras informações.

Em 2018, o custo da inscrição foi de R$82,00. Para este ano, a taxa de inscrição ainda não foi anunciada.

Pedido de isenção

A isenção da taxa de inscrição é um direito dos estudantes do último ano do ensino médio em escolas públicas e jovens que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada.

Pessoas de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aqueles conseguiram o certificado do Ensino Médio por meio do Encceja 2018, também têm direito à gratuidade.

O pedido de isenção da taxa de inscrição deverá ser feito entre os dias 01 e 10 de abril de 2019 pela Página do Enem 2019.

Justificativa de ausência

Quem conseguiu a isenção no Enem 2018 e não compareceu ao exame, precisa justificar a ausência para conseguir a gratuidade neste ano. Para isso, é preciso preencher um formulário e anexar os documentos que comprovem a justificativa. É importante saber que as justificativas são aceitas pelo Inep apenas em casos de acidentes de trânsito, doença, morte na família ou assalto nos dias das provas.

A justificativa deve ser enviada no mesmo período do pedido de isenção, ou seja, de 01 a 10 de abril.

Provas

Marque aí no seu calendário Enem 2019: este ano, a prova será realizada em dois domingos seguidos: dias 03 e 10 de novembro.

No primeiro dia, os participantes terão 5h30 para resolver 90 questões objetivas e a redação. As provas serão sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões e Ciências Humanas, também com 45 questões.

No segundo domingo, os participantes precisam resolver 90 questões objetivas durante 5h de provas. Nesse dia, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Resultado

O tão esperado resultado do Enem 2019 deve ser divulgado em janeiro de 2020. A partir do seu desempenho, você poderá concorrer a uma vaga no ensino superior ou técnico em instituições nacionais e até internacionais.

Calendário Enem 2019

Use o calendário Enem 2019 a seguir para organizar seus estudos e não perder nenhum prazo para o exame.

Publicação do Editalmarço de 2019
Solicitação de isenção da taxa01 a 10 de abril
Justificativa de ausência01 a 10 de abril
Inscrições06 a 17 de maio
Prazo para pagamento da inscriçãonão divulgado
Locais de provanão divulgado
Provas3 e 10 de novembro
Resultado janeiro de 2020

Se você vai participar do Enem 2019, acompanhe o Foco no Enem e não perca nada sobre o exame.

Comente