Cartão Confirmação Enem 2018 – Veja como consultar!

Veja passo a passo como consultar o Cartão Confirmação Enem 2018 para saber seu local de prova e os horários de início e término do exame de cada domingo.

Após a inscrição do Enem 2018, os candidatos devem esperar a liberação do cartão de confirmação. É por meio dele que será possível consultar informações importantes, como o local de realização das provas, por exemplo.

Por esse motivo, trouxemos neste post um passo a passo para acessar o cartão de confirmação Enem 2018. Desse modo, você poderá garantir logo o seu e não correr o risco de ficar sem consultar as informações que precisa para fazer a prova. Confira!

Cartão Confirmação Enem 2018

Mas antes de ver o passo a passo, é importante saber que o cartão de confirmação é um documento emitido pelo Inep antes do dia das provas. É por meio dele que o candidato confirma sua participação no exame. Além disso, ele possui informações importantes para o participante.

As informações contidas no cartão de confirmação Enem 2018 são:

  • Número de inscrição no exame;
  • Nome do participante;
  • CPF;
  • Dia, hora e local de realização das provas;
  • Opção de língua estrangeira escolhida pelo estudante (inglês ou espanhol);
  • Caso haja, indicação de atendimento especial — idosos, grávidas, lactantes, pessoas com dificuldade de locomoção ou com deficiência, sabadistas etc.

Cartão Confirmação Enem 2018

Como você pode notar, é uma espécie de guia, cujo objetivo é facilitar a vida do participante. No entanto, isso não quer dizer que seja obrigatório levá-lo no dia da prova. Considere tê-lo com você por precaução no caso de esquecimento de alguma informação.

Vale lembrar que o único documento obrigatório é um identificação oficial, que deve ser recente e possui foto (carteira de identidade ou habilitação são os mais comuns).

Por fim, é sempre bom lembrar que só uma forma de ter acesso ao cartão de confirmação: por meio da Página do Participante do INEP. Antigamente, ele era enviado para a casa dos estudantes inscritos. Mas, desde a edição de 2015, o MEC deixou de enviá-los pelos Correios.

Isso significa que é de responsabilidade apenas dos participantes consultar o documento pela internet.

Esse método de envio, além de ser mais prático, permite que em caso de perda seja possível consultar e imprimir novamente por meio do site ou pelo celular, por meio do aplicativo oficial do Enem

Passo a passo para consultar o cartão confirmação Enem 2018

A seguir, confira como acessar o cartão confirmação Enem 2018 e ter acesso às informações que listamos anteriormente.

  • Passo 1: acesse o site oficial do Enem 2018: https://enem.inep.gov.br/participante/
  • Passo 2: clique em Página do Participante.
  • Passo 3: digite seu CPF, a senha escolhida na inscrição, escolha a figura certa e clique em enviar.

Após esse passo a passo, você terá acesso às informações da sua inscrição e também ao cartão de informação Enem 2018. Tomando como base as últimas edições, estima-se que ele seja liberado em meados de outubro.

Percebeu como é simples? Agora que você já sabe como consultar seu cartão, fique de olho na data em que ele será liberado e guarde as informações para não errar no dia da prova. E lembre-se de que não é possível alterar o local de prova indicado no cartão de confirmação.

Leave a Reply