Certificado do Ensino Médio pelo Enem: Como Solicitar

Desde 2008, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) além de servir como exame avaliação de ensino médio nacional e principal forma de ingresso dos estudantes no ensino superior, também passou a ser o responsável pela avaliação de jovens e adultos acima dos 18 anos que desejam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, função que era antes do Enceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Com isso, todos os anos milhares de pessoas se inscrevem no Enem com o intuito de conseguir seu diploma de conclusão do ensino médio. No entanto, a maioria das pessoas ainda possuem dúvidas acerca desse processo, pois para conseguir o certificado do ensino médio pelo Enem, é preciso seguir uma série de exigências. Saiba mais:

Como solicitar Certificado do Ensino Médio pelo Enem

O primeiro passo para conseguir o certificado do ensino médio pelo Enem, é no ato de inscrição. O candidato deve marcar a opção que não concluiu o ensino médio, na parte “Informações do Ensino Médio” e logo após escolher a opção “Sim” para a seguinte pergunta: “Irá usar sua nota no Enem para obter certificado do Ensino Médio?“.

Após responder que deseja usar a nota do Enem para solicitar o certificado do ensino médio, o interessado deve escolher a instituição de ensino o qual deseja pegar o cerificado, escolha de preferência uma escola na sua cidade.  Veja na imagem:

certificado do ensino médio pelo enem

Antes de concluir a inscrição é preciso ter em mente as seguintes exigências que o candidato deve cumprir:

  • Ter acima de 18 anos até a data da prova do Enem;
  • Para conseguir o certificado é preciso obter no mínimo 450 pontos em cada uma das provas objetivas;
  • Ter feito no mínimo 500 pontos na Redação 

Assim que for divulgada as notas do Enem, o candidato deve procurar a instituição certificado de escolheu na inscrição e documentação exigida para solicitar seu certificado. As notas do Enem aceitas pelas instituição certificadoras são apenas do último Enem realizado, por exemplo, quem deseja obter o diploma em 2016 deve apresentar seus resultados no Enem 2015.

Documentação Necessária

Logo após a divulgação das notas do Enem, é preciso reunir a documentação necessária para inter até a instituição certificadora para emitir seu Certificado do ensino médio pelo Enem. Confira:

  • CPF e RG (originais e cópias);
  • Certidão de nascimento ou casamento (cópia);
  • Comprovante de residência (cópia);
  • Certificado de conclusão do ensino fundamental e histórico escolar;
  • Cópia do boletim individual com os resultados emitidos pelo Inep, pelo site: http://enem.inep.gov.br ;
  • Declaração de que não concluiu o ensino médio (expedido na hora pela instituição);
  • Declaração de autorização para utilização da nota do Enem (expedido na hora pela instituição).

Quem não conseguiu a pontuação mínima exigida em todas as provas do Enem, mas apenas parte delas, não poderá solicitar o certificado. Entretanto,  pode pedir a declaração de proficiência nas áreas que garantiu a pontuação e assim não precisará obter os pontos nessa prova na próxima tentativa. O certificado demora entre 45 e 60 dias úteis para ser entregue pela instituição.

Com o certificado do ensino médio pelo Enem solicitado, o candidato poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a vagas em cursos em instituições de ensino pública e a bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Quase 1 milhão de candidatos declarram interesse no certificado de conclusão de ensino médio pelo Enem no momento de inscrição do Enem 2014, mas apenas 631.071 fizeram as provas e só 67.254 dos solicitantes conseguiram emitir o certificado.

Consulte aqui as instituições certificadoras do Enem 2015

Para mais informações ou dúvidas sobre como solicitar o certificado do ensino médio pelo Enem ligue no número 0800 616161 ou procure a Secretaria de Educação da sua cidade ou Estado.

24 Comentários

  1. Eduardoambar Reply
    • Ren Antoneli Reply
  2. Sandra Reply
  3. barbara aurelia Reply
  4. Felipe de Oliveira Reply
    • Aline Christina Reply
  5. carla aparecida silva presoti Reply
  6. William Reply
  7. Leila Aparecida Soares de Queiroz Rocha Prates Reply
  8. NINA Reply
  9. Carla Reply
  10. juliana gomes pereira Reply
    • Jaedson Reply
  11. Maya Reply
  12. Antonia Reply
  13. S. L. Nobre Reply
  14. Patrícia Reply
  15. Jaedson Reply
  16. Marcelo Reply

Deixa um comentário