Certificado do Ensino Médio pelo Enem: Como Solicitar

Desde 2008, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) além de servir como exame avaliação de ensino médio nacional e principal forma de ingresso dos estudantes no ensino superior, também passou a ser o responsável pela avaliação de jovens e adultos acima dos 18 anos que desejam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, função que era antes do Enceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Com isso, todos os anos milhares de pessoas se inscrevem no Enem com o intuito de conseguir seu diploma de conclusão do ensino médio. No entanto, a maioria das pessoas ainda possuem dúvidas acerca desse processo, pois para conseguir o certificado do ensino médio pelo Enem, é preciso seguir uma série de exigências. Saiba mais:

Como solicitar Certificado do Ensino Médio pelo Enem

O primeiro passo para conseguir o certificado do ensino médio pelo Enem, é no ato de inscrição. O candidato deve marcar a opção que não concluiu o ensino médio, na parte “Informações do Ensino Médio” e logo após escolher a opção “Sim” para a seguinte pergunta: “Irá usar sua nota no Enem para obter certificado do Ensino Médio?“.

Após responder que deseja usar a nota do Enem para solicitar o certificado do ensino médio, o interessado deve escolher a instituição de ensino o qual deseja pegar o cerificado, escolha de preferência uma escola na sua cidade.  Veja na imagem:

certificado do ensino médio pelo enem

Antes de concluir a inscrição é preciso ter em mente as seguintes exigências que o candidato deve cumprir:

  • Ter acima de 18 anos até a data da prova do Enem;
  • Para conseguir o certificado é preciso obter no mínimo 450 pontos em cada uma das provas objetivas;
  • Ter feito no mínimo 500 pontos na Redação 

Assim que for divulgada as notas do Enem, o candidato deve procurar a instituição certificado de escolheu na inscrição e documentação exigida para solicitar seu certificado. As notas do Enem aceitas pelas instituição certificadoras são apenas do último Enem realizado, por exemplo, quem deseja obter o diploma em 2016 deve apresentar seus resultados no Enem 2015.

Documentação Necessária

Logo após a divulgação das notas do Enem, é preciso reunir a documentação necessária para inter até a instituição certificadora para emitir seu Certificado do ensino médio pelo Enem. Confira:

  • CPF e RG (originais e cópias);
  • Certidão de nascimento ou casamento (cópia);
  • Comprovante de residência (cópia);
  • Certificado de conclusão do ensino fundamental e histórico escolar;
  • Cópia do boletim individual com os resultados emitidos pelo Inep, pelo site: http://enem.inep.gov.br ;
  • Declaração de que não concluiu o ensino médio (expedido na hora pela instituição);
  • Declaração de autorização para utilização da nota do Enem (expedido na hora pela instituição).

Quem não conseguiu a pontuação mínima exigida em todas as provas do Enem, mas apenas parte delas, não poderá solicitar o certificado. Entretanto,  pode pedir a declaração de proficiência nas áreas que garantiu a pontuação e assim não precisará obter os pontos nessa prova na próxima tentativa. O certificado demora entre 45 e 60 dias úteis para ser entregue pela instituição.

Com o certificado do ensino médio pelo Enem solicitado, o candidato poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a vagas em cursos em instituições de ensino pública e a bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Quase 1 milhão de candidatos declarram interesse no certificado de conclusão de ensino médio pelo Enem no momento de inscrição do Enem 2014, mas apenas 631.071 fizeram as provas e só 67.254 dos solicitantes conseguiram emitir o certificado.

Consulte aqui as instituições certificadoras do Enem 2015

Para mais informações ou dúvidas sobre como solicitar o certificado do ensino médio pelo Enem ligue no número 0800 616161 ou procure a Secretaria de Educação da sua cidade ou Estado.

8 Comentários

  1. Eduardoambar Reply
    • Ren Antoneli Reply
  2. Sandra Reply
  3. barbara aurelia Reply
  4. Felipe de Oliveira Reply
  5. carla aparecida silva presoti Reply
  6. William Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 14 =