Ciências da Natureza no Enem: Temas mais Cobrados

Veja quais são os temas mais cobrados na prova de Ciências da Natureza no Enem.

Está com dúvidas sobre o que irá cair na prova de Ciências da Natureza no Enem? Não se preocupe! Neste texto, fizemos um levantamentos sobre os assuntos que são mais cobrados.

Com essas informações, você poderá focar naqueles que mais têm probabilidade de cair, aumentando, assim, suas chances de ir bem na prova. Então, não perca tempo e confira agora mesmo os assuntos mais cobrados na prova de ciências da natureza.

Ciências da Natureza no Enem

Quem já fez o Enem sabe que a prova de Ciências da Natureza é composta basicamente por três matérias, que são: biologia, química e física. Pode parecer pouco, mas elas são bastante importantes, já que pertencem à área de exatas e grau de dificuldade alto.

Essas disciplinas compõem um caderno com 45 questões objetivas. Estima-se que cada questão deve ser respondida em pelo menos 3 minutos para que você consiga terminar a prova a tempo.

Sendo assim, responda primeiro tudo o que tiver certeza. Só depois, volte para as outras questões. Lembre-se de que as questões do Enem são baseadas em situações-problemas contextualizados no dia a dia.

Desse modo, prepare-se para utilizar não só os conhecimentos adquiridos nos livros, mas também nas notícias e fatos da atualidade. Isso quer dizer que, por mais que a prova seja objetiva, as questões da Ciências da Natureza no Enem exige interpretação de textos.

O que estudar em Ciências da Natureza no Enem?

Agora que você já sabe qual o estilo de questões cobradas em Ciências da Natureza, veja a seguir os assuntos mais cobrados de acordo com cada matérias.

Biologia

Os temas mais habituais em Biologia são:

Ecologia: aborda a interação entre ambiente e seres vivos. Sendo assim, estude questões sobre poluição, relações biológicas e ciclos bioquímicos.Estude também estruturas dos ecossistemas e temas atuais como o novo código florestal.

Anatomia e fisiologia humana: exige conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento dos sistemas, tecidos e órgãos. Outros assuntos interessantes são: hipertensão, diabetes, obesidade e temas mais atuais como nutrição e a importância de hábitos saudáveis.

Evolução: aborda hereditariedade, adaptação e evolução dos seres vivos. Além disso, você pode encontrar questões sobre teorias de Darwin e Lamarck e a teoria sintética..

Genética: as questões podem exigir que você calcule a probabilidade de ocorrência de caráter em gerações futuras por meio do histórico familiar. Também é comum questões relacionadas à transmissão de características contidas no DNA do indivíduo.

Bioquímica: trata do funcionamento químico da célula. Podem aparecer questões sobre o grupos de substâncias presentes nela e suas transformações químicas.

Citologia: esse tema fala sobre estrutura celulares e suas funções, processos de transferência e questões que tratam basicamente da dinâmica da célula.

Microbiologia e Parasitologia: assuntos relacionados a micro-organismos como fungos, protistas, vírus e bactérias. Além disso, doenças relacionadas e eles e medidas preventivas.

Física

Em física, os assuntos mais pedidos são:

Energia e eletricidade: aborda muitas questões sobre o dia a dia, como represas de geração de energia, por exemplo. Traz também assuntos como eletromagnetismo, eletrostática e eletrodinâmica.

Termodinâmica: concentra-se no estudo das transformações de energia térmica e a quantidade de energia transferida de um objeto/ corpo ou região para outra.

Ondulatória: estude temas como o movimento das ondas e fenômenos como difração, refração, reflexão, interferência, polarização, ressonância e efeito doppler.

Cinemática: estuda o movimento dos corpos sem conhecer suas causas, envolvendo conceitos básicos de mecânica, como: aceleração, velocidade, espaço e tempo.

Óptica: aborda assuntos relacionados aos fenômenos de propagação da luz e questões envolvendo lentes, instrumentos ópticos, espelhos etc.

Dinâmica: trata-se do estudo dos movimentos dos corpos e suas causas. Sendo assim, é importante estudar as Leis de Newton, os tipos de força, conceito de inércia, movimento circular uniforme e movimento circular variado.

Veja também: Ciências Humanas no Enem: Temas Mais Cobrados

Química

Os assuntos mais cobrados em química são:

Química orgânica: aborda as estruturas dos compostos orgânicos — funções, propriedades e reações. Vale a pena também relacionar o conteúdo com a geração de energias e questões ambientais, já que os combustíveis também são compostos orgânicos.

Reações inorgânicas: esse tema aborda as transformações químicas. Por isso, pode exigir conhecimentos de dupla-troca, cálculos químicos, formação de substâncias tóxicas e transferência de energia.

Eletroquímica: estuda eletrólise, pilhas e baterias. Por isso, exige conhecer sobre processos de transformação  de energia — de química para elétrica. Aborda também reações de oxirredução.

Química ambiental: este assunto envolve poluição, efeito estufa, chuva ácida e as reações envolvidas nesses fenômenos. Também pode cair problemas que levam à destruição da camada de ozônio e outros ligados à questões ambientais.

Estequiometria: estuda-se o uso de reagentes utilizados em uma reação e os produtos que podem ser formados dela. Exige-se conhecimentos sobre cálculos químicos — excesso, pureza e rendimento — e o que é mol.

Soluções: pode cair questões sobre cálculos de concentração, ou seja, pedindo para balancear o soluto e o solvente. Cálculo e proporção de medidas também costuma cair bastante.

Os temas apresentados nesse textos são os mais cobrados na prova de Ciências da Natureza no Enem por número de questões. Sendo assim, eles são os que você mais deve estudar.

Deixa um comentário