Como Estudar Melhor para o Enem

Estudar melhor não significa que você tenha que estudar mais. Significa que você precisa organizar melhor o seu tempo, criar algumas motivações para estudar e aumentar o seu foco e concentração.

Por isso vamos te dar 3 dicas para você colocar em prática e começar agora a estudar melhor para o Enem. Confira:

Como estudar melhor para o Enem

1 – Como Driblar a procrastinação?

A primeira coisa que você ter em mente é que FOCO não é algo que se tem, ou que se nasce com isso, Foco se cria a partir de hábitos.

Para isso você precisa parar de ter o estudo passivo, aquele em que você estuda sem horários, deitado na cama com um marcador texto do lado e sem mentas em mente.

Mas então como eu driblo a procrastinação? Abraçando o estudo ativo: Lápis na mão, fazer anotações, pensar em exemplos, criar um quadro de estudos e mapas mentais.

2 – Como traçar metas na hora de estudar?

– Você tem um objetivo claro?
– Onde você quer estar no fim do ano?
– Enxergue o vestibular como um projeto de felicidade e o ato de estudar, assim como tudo o que você precisa fazer para alcançar essa felicidade, não é uma tarefa fácil.

Faça um quadro e coloque no seu canto de estudo com seus objetivos, e sempre que desanimar olhe bem para esse quadro e tente manter o ritmo de estudos.

3 – Nem sempre estudar muito significa estudar com qualidade

Pare de estudar sem objetivo, desacelere para se organizar e enxergar suas metas. Contextualize tudo o que você aprender, isso pode melhorar sua absorção do conteúdo.

– Contextualizar a matéria deixa a matéria mais divertida;
– Associações de interdisciplinaridade podem ajudar;
– Pense no seu objetivo final para se motivar a seguir em frente e a não desistir com a primeira dificuldade;
– Mantenha-se atualizado, assista filmes e documentários relacionados com a matéria;
– Use aplicativos para estudar para o Vestibular, existem vários com diversas funcionalidades, como agenda, rotina de estudos e simulados.

Não adianta entrar em desespero, é possível estudar melhor para o Enem e caminhar rumo a aprovação, basta criar uma rotina de estudos, criar metas  e manter o foco até véspera do exame.