Saiba como fazer resumos para o Enem: 5 dicas essenciais

Quer aprender fazer resumos para o Enem? Veja 5 dicas essenciais para montar seu estilo próprio de estudos.

Na hora de se preparar para o Enem, toda técnica de estudo que favorece a assimilação do conteúdo é válida. E uma delas é o resumo, um método que ajuda na interpretação e compreensão de textos e contribui bastante para o aprendizado.

Por essa razão, os resumos para o Enem são muito bem-vindos e devem ser aproveitados ao máximo. Mas, fica uma dica valiosa: fazer um resumo não é apenas copiar o texto. Essa prática não garante a compreensão.

Por isso, reunimos 5 dicas que vão ajudá-los a fazer resumos para o Enem incríveis para garantir o aprendizado. Confira!

5 Dicas de como fazer resumos para o Enem

Resumos para o Enem - Gravação
unsplash.com

1. Faça a leitura e a releitura do texto

Parece óbvio que você precise ler o texto, não é mesmo? A questão é que ele não deve ser lido apenas uma vez. É necessário fazer uma releitura dele ― e se for preciso, até mais de uma ― para que você consiga fazer um bom resumo para o Enem. Então faça isso e aproveite o momento que estiver estudo a matéria para já ir colocando as nossas dicas em prática.

2. Organize as ideias principais

Depois de fazer a leitura do texto e a releitura, organize o que você entendeu. Para isso, reúna os pontos principais, como fórmulas, palavras-chaves, datas e nomes importantes.

Com essas informações, você vai orientar o assunto que vai resumir. Mas antes de começar, pergunte a si mesmo: “O que o texto está querendo dizer?” e “Como posso explicar isso para outra pessoa?”

A resposta para a primeira pergunta representa a ideia central do texto e ela deve estar presente em todo o resumo. Já a resposta para a segunda pergunta, vai passar uma ideia estruturar o texto, de modo que ele fique compreensível.

Uma boa ideia é fazer uma espécie de esquema, onde você cria tópicos com as ideias centrais e subtópicos relacionados a essas ideias. Esse tipo de resumo é bem objetivo, mas é bastante útil.

3. Escreva o texto com suas palavras

Depois de separar os conceitos principais do texto em tópicos para facilitar o entendimento, é hora de escrever. Essa etapa é muito importante, pois além de organizar bem o texto, ajuda a fixar a matéria, já que escrever faz com que você tome mais uma vez nota do assunto.

É muito importante que você escreva realmente com suas palavras o que entendeu sobre cada tópico. Não adianta apenas copiar trechos, pois isso não garante a absorção das ideias. Se estiver com dificuldade de fazer isso, faça perguntas ― de preferência por escrito ― e utilize as respostas como parte do texto.

4. Seja seu próprio professor

Que tal ser seu próprio professor? Você sabia que o cérebro absorve ainda mais conteúdo quando você ensina alguma coisa? Você pode utilizar isso ao seu favor e fazer resumos de autoinstrução.

Eles podem ser escritos ou até mesmo gravados. Imagine que você precisa preparar um resumo para dá uma aula para alguém. Só que esse alguém é você. Por isso, o método é mais útil quando é gravado. Você pode utilizar o celular e gravar a si mesmo explicando o assunto, com suas próprias palavras. Quanto mais você escutar, mais vai absorver o conteúdo.

5. Crie mapas mentais e associações

Outra forma bastante eficaz de fazer resumos para o Enem é utilizar mapas mentais e fazer associações de temas. Levando em consideração que o cérebro funciona por associação, tive proveito disso. Os mapas mentais são perfeitos para fazer resumos práticos e beneficia especialmente quem é mais visual. Eles podem ser feitos à mão ou em programas e aplicativos, como FreeMind, o MindMeister e outros.

Agora que você já sabe como fazer resumos para o Enem, aproveite e comece hoje mesmo a fazer os seus e se preparar para a prova deste ano!

Comente