Saiba como se inscrever no Enem 2019 – Passo a passo

Veja passo a passo como se inscrever no Enem 2019 neste tutorial. As inscrições começam  na segunda de maio!

Se você está de olho em uma vaga no ensino superior, já pode ir se preparando para se inscrever no Enem 2019. O procedimento para a inscrição é simples mas pode gerar algumas dúvidas. Por isso, criamos um tutorial completo explicando o passo a passo para participar da prova. Acompanhe!

Como se inscrever no Enem 2019: passo a passo

Saiba como se inscrever no Enem 2019

Para facilitar o momento da inscrição, é bom ter em mãos seu CPF e documento de identidade (RG).

1. Acesse o site

As inscrições para o Enem são realizadas apenas pela internet no seguinte endereço: https://enem.inep.gov.br/participante

Na tela inicial, o participante precisa informar seu CPF e responder um desafio. Em seguida, será necessário preencher a sua data de nascimento.

2. Preencha os dadosDescubra como se inscrever no Enem 2019

O sistema já fornece algumas informações a partir do seu número do CPF e você vai precisar completar o restante dos dados pessoais, como número da identidade, órgão expedidor, cor ou raça, estado civil, nacionalidade, município de nascimento etc. Então, certifique-se de que possui essas informações antes de se inscrever no Enem 2019.

3. Atendimento especializado

Neste campo, você precisa informar se necessita de algum tipo de atendimento especial, como por exemplo, pessoas com deficiência física, auditiva, problemas de visão, autismo, gestantes, lactantes, idosos ou outras condições específicas.

Para ter direito ao atendimento especializado é preciso enviar os documentos que comprovem a necessidade.

4. Língua Estrangeira

É hora de escolher o idioma (inglês ou espanhol) da sua prova de língua estrangeira. Lembrando que durante o período de inscrições você pode trocar a opção escolhida. Na mesma tela, você também será solicitado a escolher o município onde quer realizar a prova.

5. Informações sobre o ensino médio

Agora, você precisa informar sua situação em relação ao ensino médio. Você poderá responder se já concluiu o ensino médio, se ainda não concluiu, se está cursando o ensino médio, o tipo de escola que frequenta ou frequentou (pública ou particular).

6. Questionário socioeconômico

Esta parte pode parecer um pouco chata mas você precisa responder com atenção. N As informações sobre a sua renda, seus estudos, estrutura familiar e outros tópicos são importantes para recorrer a programas como ProUni, Sisu e Fies.

7. Dados para acesso

Para finalizar a inscrição do Enem 2019, você só precisa informar seus dados de contato, como número de celular, e-mail e criar uma senha para acessar a Página do Participante. Essa senha será útil para acompanhar os detalhes da sua inscrição, acessar o cartão de confirmação e os resultados do exame.

8. Gerar o boleto

Agora, basta gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e fazer o pagamento até a data estipulada para validar a sua inscrição.

É importante lembrar que, em algumas situações, o Inep permite a isenção da taxa de inscrição. Esse é o caso de estudantes matriculados no último ano do ensino médio da rede pública, aprovados no Encceja, jovens que estudaram em escola pública durante todo o ensino médio ou em escola particular como bolsista integral e inscritos no Cadastro Único do governo federal.

Viu como não tem segredo se inscrever no Enem 2019? Agora é só ficar atento ao prazo de inscrições que deve ser divulgado em breve.

Leave a Reply