Saiba como se inscrever no Prouni 2020

Descubra como participar do programa que distribui bolsas de estudos em faculdades particulares.

Por
Publicado em 27/01/2020

Após meses de dedicação aos estudos para realizar a prova do Enem, chegou o momento de se inscrever no Prouni 2020. Todos os anos, o programa do Governo Federal concede milhares de bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares de todo o país. 

Então, se você participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), já pode ficar ligado nas inscrições do programa. Mas, afinal, como se inscrever no Prouni 2020? Essa é uma dúvida comum entre os estudantes e, por isso, preparamos este guia de como realizar a inscrição. Aproveite!

Como se inscrever no Prouni 2020

Como se inscrever no Prouni 2020

O processo seletivo do Prouni acontece semestralmente. As inscrições são totalmente informatizadas, ou seja, você pode fazer tudo pela internet. 

Depois de conferir se você cumpre os pré-requisitos para se inscrever no Prouni, vamos para o passo a passo de como fazer a inscrição?

1. Confira o cronograma

Primeiramente, certifique-se de conferir o calendário do Prouni para não correr o risco de perder algum prazo importante. 

De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, o período para se inscrever no Prouni 2020 será entre 28 e 31 de janeiro

Como você pôde perceber, o prazo é curto. Além disso, a grande quantidade de acessos pode causar congestionamento ou instabilidade no sistema. Por isso, o ideal é realizar a inscrição o quanto antes.

2. Faça o login

Vale lembrar que, para conseguir se inscrever no Prouni 2020, você precisa ter realizado a última edição do Enem. As edições anteriores não validam a sua participação no programa. Além disso, o candidato precisa ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação. 

Para iniciar a sua inscrição, é preciso acessar o site oficial do Prouni e clicar na opção “Fazer a inscrição”. É importante deixar claro que essa opção só estará disponível durante o período de inscrições, ok? 

Em seguida, basta informar o número de inscrição e a senha cadastrada no portal do Enem. Se você perdeu essas informações, não tem problema. Basta acessar a Página do Participante do Enem e seguir as instruções para recuperá-las.

3. Confira os dados 

Depois de fazer o login, o sistema recupera automaticamente os seus dados pessoais e a pontuação obtida no Enem. Então, é importante conferir se todas as informações estão corretas e fazer as alterações, caso seja necessário. 

4. Responda o questionário

O próximo passo é responder o questionário socioeconômico para fornecer informações sobre a sua situação social e financeira. 

É importante que você seja sincero nas respostas, já que todas as informações fornecidas deverão ser comprovadas caso você seja selecionado. Então, não vale arriscar a sua vaga na faculdade por ter fornecido informações incorretas, concorda? 

5. Preencha as informações do grupo familiar

Para se inscrever no Enem 2020, também é necessário enviar algumas informações sobre todas as pessoas que fazem parte do seu grupo familiar. É importante saber que, nesse caso, o grupo familiar corresponde a todas as pessoas que moram na mesma residência que você.

Então, antes mesmo de começar a se inscrever, você já pode reunir o número de CPF, data de nascimento e renda de cada membro da família. 

Aqui, vale a mesma dica do tópico anterior: forneça as informações verdadeiras pois tudo precisará ser comprovado futuramente. 

6. Escolha as opções de cursos

Um dos passos mais importantes para se inscrever no Prouni 2020 é escolher o curso e a instituição na qual deseja estudar. É permitido marcar até duas opções de cursos por ordem de prioridade

Ao clicar para se inscrever em cada uma das opções, você pode pesquisar todas as vagas disponíveis. Para facilitar, é possível filtrar pelo nome do curso, instituição ou localização. 

Durante o período de inscrições, o candidato consegue alterar as escolhas a qualquer momento. Dessa forma, se a nota de corte (isto é, a nota mínima para conseguir uma vaga) da sua primeira opção for mais alta do que a sua pontuação, você pode procurar outra que esteja mais próxima. Mas atenção: somente a última atualização será válida. 

6. Defina a modalidade de concorrência

O processo seletivo do Prouni possui duas modalidades: ampla concorrência ou cotas. Neste último caso, algumas vagas são reservadas às pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou índios. 

Assim, basta escolher qual modalidade está de acordo com o seu perfil e prosseguir com a inscrição.

7.  Confirme a inscrição

Após definir cada uma das opções de curso, aparecerá uma tela com as informações sobre a escolha (curso, instituição, turno etc). Confira se os dados estão corretos e clique em “confirmar minha inscrição”. 

É importante salientar que algumas instituições de ensino possuem regras próprias para o processo seletivo. Em certos casos, por exemplo, as universidades definem uma pontuação mínima para determinados cursos. 

Mas pode ficar tranquilo pois essas particularidades são informadas automaticamente pelo sistema. Assim, se você não se encaixar, é possível escolher outro curso imediatamente.

Quando sai o Resultado do Prouni 2020?

O resultado do Prouni (2020/1) será divulgado no dia 04 de fevereiro. Dessa forma, os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula entre os dias 04 e 11 de fevereiro. 

Quem não for selecionado na primeira chamada não precisa desanimar! É possível conseguir uma vaga na segunda chamada. Além disso, os candidatos poderão participar da Lista de Espera do Prouni. Nesse caso, as solicitações deverão ser realizadas no período de 06 a 09 de março. 

E aí, está preparado para se inscrever no Prouni 2020? Agora conte nos comentários qual o curso que você pretende conseguir uma bolsa de estudos!

Comente