Conclusão na Redação do Enem – Saiba como fazer

A conclusão na Redação do ENEM merece destaque, pois é diferente dos vestibulares convencionais. Confira neste texto como fazer uma proposta de intervenção detalhada!

Por
Publicado em 11/02/2020 (atualizado em 14/02/2020)

Uma das maiores diferenças entre a Redação do ENEM e os outros vestibulares regionais é a conclusão. Isso porque, no texto dissertativo do ENEM, não basta apenas fazer um desfecho do texto e concluir suas ideias. É necessário elaborar uma intervenção para o problema discutido no texto.

Além disso, na solução dos problemas, é necessário oferecer detalhamentos para o cumprimento da proposta – como quem irá resolver, de que forma e por quais meios a ação interventiva será realizada.

No post de hoje você vai aprender o passo a passo para desenvolver a sua conclusão na redação do ENEM.

Conclusão na Redação do Enem

Como fazer uma boa conclusão na Redação do Enem?

Para estruturar uma boa conclusão na Redação do Enem é preciso elaborar proposta de intervenção para o tema abordado no ENEM. Para isso, é necessário que seja levado em conta quatro pilares fundamentais.

  • Agente
  • Ação
  • Modo/Meio
  • Finalidade

Dessa forma, quem fará, o que fará e como fará são perguntas que devem ser respondidas com total clareza no último parágrafo do texto.

O agente

O agente é o primeiro pilar da proposta de intervenção. Ele representa o órgão responsável por realizar ações pertinentes para a resolução do problema.

Na conclusão na redação do ENEM, é importante evitar que este órgão seja generalizado. Por exemplo, justificar que o “governo” deve tomar determinada ação, dá uma percepção muito vaga para o leitor.

Aqui, você pode utilizar o poder legislativo para elaborar leis com base na Constituição e fiscalizar o Poder Executivo.

O poder executivo também pode ser usado como agente, administrando os impostos e contas públicas, além de decidir onde será aplicada a arrecadação em favor da sociedade.

ONGS e Mídias também podem atuar levando informação, conscientização social e disseminando ideias.

A ação

A ação realizada deve estar em conformidade com o agente selecionado. Sendo assim, não se pode pedir um cumprimento de leis por ONGS ou sociedade num geral, certo? A primeira dica é se atentar para isso!

Dentre os posicionamentos a serem tomados, podemos destacar criação de leis, redução de impostos em determinados segmentos da sociedade, maior rigor em fiscalizações gerais, controle e gerenciamento de recursos financeiros, dentre outras ações.

Tudo vai depender, claro, do contexto e do problema abordado.

 Os meios

Os meios pelos quais a ação será resolvida, nada mais são do que as ferramentas necessárias para o cumprimento efetivo da proposta. Afinal, nenhuma ação se resolve sozinha, certo?

Essas ferramentas podem ser destacadas entre leis, um novo projeto de emenda constitucional, uma criação de um órgão que fiscalize determinadas demandas, entre outros meios. A ideia é fazer uma ponte entre o agente e a ação.

Efeito ou objetivo

E, por último, toda proposta tem um objetivo, até porque ela gera mudança, certo? Aqui você deve pensar nas consequências e impactos positivos eu a ação proposta irá gerar para a sociedade.

Faz parte do detalhamento na conclusão da redação do ENEM mostrar de forma objetiva quais foram os resultados colhidos a partir da ação interventiva.

Exemplo de proposta de intervenção nota mil!

Infere-se, portanto, que o controle do comportamento dos usuários possui íntima relação com aspectos educacionais e econômicos. Dessa maneira, é imperiosa uma ação do MEC, que deve, por meio da oferta de debates e seminários nas escolas, ensinar os alunos a buscarem informações de fontes confiáveis como artigos científicos e pela checagem de dados, com o fito de estimular o senso crítico e evitar que os estudantes sejam manipulados. Visando ao mesmo objetivo, o MEC pode oferecer a disciplina de educação tecnológica por meio de sua inclusão na Base Comum Curricular, causando um importante impacto na construção da consciência coletiva. Assim, observar-se-ia uma população mais crítica e menos iludida.

Thais Saeger, 28 anos

Aqui nesta proposta, perceba que o estudante teve todo o cuidado de detalhar os quatro pilares fundamentais para a construção de uma possível solução pertinente ao tema.

No tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.”, o estudante trouxe os seguintes tópicos:

  • Agente: Ministério da Educação.
  • Ação: ensinar os alunos a buscarem informações de fontes confiáveis como artigos científicos e pela checagem de dados.
  • Meio: oferta de debates e seminários nas escolas.
  • Finalidade/ Objetivo: estimular o senso crítico e evitar que os estudantes sejam manipulados, causando um importante impacto na construção da consciência coletiva.

E aí, achou moleza? A conclusão na redação do ENEM é uma das partes que são avaliadas separadamente pela grade de correção do INEP. Por isso, um recurso fundamental na etapa de conteúdo.

Agora que tal colocar em prática este importante elemento da redação do ENEM? Gostou da experiência? Compartilhe este e outros conteúdos em nosso portal com seus amigos!

Comente