Conteúdo Enem 2018 – Saiba o que estudar!

O Conteúdo Enem 2018 que o candidato deve estudar para obter uma boa pontuação na prova tem como base a Matriz de Referência do Ensino Médio. Confira!

Está começando sua preparação para o prova do Enem deste ano e não sabe por onde começar? Não se preocupe, fique nesta página até o final que iremos dar dicas de como você pode encontrar qual deve ser o conteúdo Enem 2018 que você deve estudar até o mês de outubro.

Inicialmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi criado com o intuito de avaliar o desempenho dos alunos que estavam no ensino médio e a qualidade das escolas de todo o país. No entanto, á partir de 2009, o exame passou por uma reformulação e tornou-se o principal processo seletivo para ingresso de estudantes nas universidades públicas brasileiras.

Desde então, o Enem passou a ser formulado com base na Matriz de Referência do Enem elaborada pelo Inep e que tem como referência os conteúdos estuados pelos candidatos ao longo dos três anos de ensino médio.

Conheça abaixo quais são os critérios usados na elaboração das provas e o que estudar:

Conteúdo Enem 2018 

A prova do Enem é dividida em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Cada área uma possui 45 questões, exceto redação que é dissertativa.

Apesar de se tratarem de provas distintas, todas as questões do Enem possuem eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento. São eles:

  1. Dominar Linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
  2. Compreender Fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
  3. Enfrentar Situações-Problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
  4. Construir Argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  5. Elaborar Propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Competências e Habilidades

Além dos eixos cognitivos comuns a todas as questões, cada área possui competências e habilidades que devem ser levadas em consideração para elaboração das questões específicas de cada disciplina das provas.

Assim, por exemplo, as questões de Biologia, Física e Química da prova de Ciências da Natureza são feitas tendo como referências esses critérios específicos por área de conhecimento.

Para conhecer todas as competências e habilidades que serão cobradas no conteúdo Enem 2018, basta clicar aqui para fazer o download da Matriz de Referência do Enem.

Conteúdos Mais Cobrados

Tendo em vista como são elaboradas e cobradas às questões do Enem, chegou à hora de colocar em prática e selecionar quais são os conteúdos que devem ser estudados com o intuito de acertar o maior número questões.

Para isso, o estudante deve pensar, em primeiro lugar, em quais são os conteúdos mais cobrados na prova do Enem, uma vez que para obter um bom despenho é essencial dominar todos esses assuntos.

Uma análise feita pelo Sistema Poliedro, uma das maiores rede de ensino de preparação para vestibulares, reuniu os conteúdos mais cobrados no Enem no período de 2009 a 2015. Confira:

Conteúdo Enem 2018

Conteúdo Enem 2018

Conteúdo Enem 2018

Fonte: Análise Enem Express – Sistema Poliedro

Gostou das dicas? Curta nossa página no facebook e acompanhe todas as dicas para se preparar para o Enem 2018! 🙂

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =