Cronograma Sisu 2/2019 – Datas, Inscrições, Lista de Espera

Confira quais são as principais datas do cronograma Sisu 2/2019 e não perca nenhum prazo importante !

Se você não conseguiu a sonhada vaga em uma universidade pública no início do ano, não tem problema. O edital da segunda edição do Sisu 2019 será publicado em breve pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, os interessados em usar a nota do Enem para ingressar no ensino superior já devem ficar atentos ao cronograma Sisu 2/2019.

Confira a seguir as principais datas do processo seletivo que acontece no segundo semestre deste ano, além de outras informações úteis para se inscrever no programa.

Cronograma Sisu 2/2019

Cronograma Sisu 2/2019

Até a publicação deste artigo, as datas para a segunda edição do Sisu 2019 ainda não haviam sido divulgadas. Mas, a expectativa, é que o período de inscrições ocorra em meados de junho.

Abaixo, você confere o Cronograma do Sisu 2/2019. A partir das datas, você pode saber quando ocorrerão as principais etapas do processo seletivo do segundo semestre:

  • Inscrições: de 04 a 07 de junho.
  • Resultado da 1ª chamada: 10 de junho.
  • Matrículas: de 12 a 17 de junho.
  • Inscrição na lista de espera: de 11 a 17 de junho.
  • Convocação dos aprovados na lista de espera: à partir do dia 19 de junho.

Como se inscrever no Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada são realizadas em uma única etapa exclusivamente pela internet. Para isso, é preciso acessar o portal oficial do Sisu pelo endereço eletrônico: www.sisu.mec.gov.br.

No momento da inscrição, o candidato precisa marcar duas opções de curso (por ordem de preferência) de acordo com as vagas e instituições disponíveis. Também é necessário optar por concorrer a uma vaga na modalidade de ampla concorrência ou às vagas reservadas para políticas afirmativas, como cotas para afrodescendentes, indígenas, ex-alunos de escolas públicas, entre outros.

As regras do processo seletivo do segundo semestre são as mesmas do início do ano. Para participar, o candidato precisa estar de acordo com os seguintes pré-requisitos:

  • Ter realizado o Enem na edição do ano anterior, no caso, em 2018;
  • Ter obtido pontuação acima de 450 pontos;
  • Não ter obtido nota zero na redação.

Resultado Sisu

Após se inscrever no Sisu, é preciso aguardar o resultado na data programada no cronograma Sisu 2/2019. Para saber se você está entre os aprovados, basta acessar o site oficial do Sisu e fazer o login com seu número de inscrição do Enem e senha. Após entrar no sistema, é possível ver uma tabela com as suas duas opções de curso e em qual delas foi selecionado.

Lista de Espera Sisu

Se você não foi aprovado na chamada regular, ainda é possível ter uma segunda chance com a lista de espera do Sisu.

Durante o período estipulado pelo cronograma Sisu 2/2019, o candidato que não foi aprovado nas duas opções de curso poderá se inscrever na lista de espera.

Para isso, é preciso ficar atento às mudanças que ocorreram a partir da edição do primeiro semestre deste ano. Até 2018, os candidatos selecionados na segunda opção de curso poderiam entrar para a lista de espera na primeira opção. Agora, a regra mudou e aqueles que forem aprovados no curso da segunda opção não poderão participar da lista de espera.

Agora que você está por dentro do cronograma Sisu 2/2019, fique de olho na divulgação do edital e não perca as datas e prazos importantes!

Comente