Cronograma Sisu 2019: Confira as datas de inscrição!

Veja o Cronograma Sisu 2019 com todas as datas importantes do processo seletivo.

O ano de 2019 está se aproximando e mais uma edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) está chegando com a oportunidades para diversos estudantes do país. O objetivo do programa é possibilitar o ingresso dessas pessoas ao nível superior, por meio da oferta de vagas em instituições de ensino públicas.

Se você é um desses estudantes e está aguardando o cronograma Sisu 2019, fique atento a este post. Nele você vai ficar por dentro das datas previstas para as inscrições, resultados e outras importantes em todo o processo.

Cronograma Sisu 2019

Cronograma Sisu 2019

De acordo com edital publicado no último dia 21 de novembro, o cronograma Sisu 2019 traz as seguintes informações.

  • 22/01 a 25/01: Período de inscrições;
  • 28/01: Resultado da chamada regular;
  • 30/01 a 04/02: Prazo definido para optar por participar da lista de espera;
  • 07/02: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

Como você pode notar, as inscrições têm início poucos dias depois da data prevista para sair o resultado do Enem 2018. Então, muita atenção para não se perder nas datas. É importante destacar também que nesta primeira edição, o Sisu fará apenas uma chamada regular.

Quanto às inscrições, é sempre bom lembrar que, durante esse período, o estudante poderá alterar suas opções de vagas ou até mesmo cancelá-las.

E não se esqueça que durante os dias 23, 24 e 25, as instituições de ensino estarão divulgando as notas de cortes dos cursos e sua classificação final. Como ainda é possível alterar as vagas nesses período, acompanhar essas classificação pode aumentar as suas chances de conseguir o curso que deseja.

Pré-requisitos para participar

Se você está participando a primeira vez do processo seletivo ou tem dúvidas sobre quem podem concorrer, veja abaixo quais os critérios estabelecidos pelo MEC:

  • Ter feito e terminado o ensino médio;
  • Ter participando da edição anterior do Enem. Sendo assim, se você vai participar do Sisu 2019, deverá ter feito o Enem 2018;
  • Não ter tirado nota “zero” na redação do Enem.

Declarar renda familiar não é um pré-requisito para participar do Sisu. Além disso, não é preciso atingir uma nota mínima, como acontece com o ProUni e o Fies. No entanto, é preciso verificar quais as notas mínimas estabelecidas pelas instituições de ensino. Elas sim podem estipular notas notas mínimas para os seus cursos.

Entenda o que mudou no Sisu 2019

A grande novidade na edição do 2019 do Sisu se refere à opção de vagas. Até a edição de 2018, os estudantes poderiam ser chamados em uma das opções de vagas e ainda assim declarar interesse de entrar para a lista de espera da outra vaga.

A partir desta edição, os participantes ainda vão poder escolher suas vagas para concorrer. No entanto, agora eles não podem mais entrar para a lista de espera se forem selecionados na chamada regular. Ele só poderá manifestar interesse em uma opção caso não tenha sido chamado em nenhuma das duas.

Essa alteração no processo seletivo mostra que o estudante deve estar muito certo das vagas que vai escolher na inscrição. Afinal, seja qual for o selecionado na chamada regular, será o que o aluno deverá cursar.

Como você pode notar, o cronograma Sisu 2019 já está aí. Agora, basta se programar para não errar as datas e ficar atento na hora de escolher as vagas e instituições que pretende estudar.

Uma resposta

  1. Ederly Meire franco Reply

Deixa um comentário