Cronograma Sisu 2020: Datas, inscrições e resultados

As inscrições do Sisu 2020 inciam no dia 21 de janeiro. Confira o cronograma completo!

Quem sonha em fazer uma graduação em uma instituição pública de ensino, tem sua melhor chance com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Atualmente, ele é a principal porta de entrada para a graduação pública no país, seja em universidades federais ou estaduais.

Apesar do grande número de faculdades privadas funcionando atualmente, sabemos que a procura pelas universidades públicas é maior. Isso se deve não só ao fato do ensino ser gratuito, mas principalmente pelo prestígio e qualidade que elas oferecem.

Se você tem interesse em participar da seleção, fique de olho no possível Cronograma Sisu 2020 que vamos mostrar neste artigo! Quanto antes souber a data das inscrições e demais informações sobre o processo seletivo, melhor. 

Sisu 2020 inscrições

Entenda como funciona o Sisu

Antes de saber como o Sisu funciona, é importante saber que trata-se de um sistema interativo gerenciado pelo MEC onde as instituições de ensino superior privadas ofertam vagas em seus cursos para os candidatos que participaram do Enem. 

Para participar não é necessário pagar nenhuma taxa. Basta o interessado fazer sua inscrição ― que é online. As inscrições são realizadas duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. 

O sistema funciona de forma simples. O candidato faz a inscrição em até duas opções de curso nas universidades que têm interesse e que fazem parte do Sisu. O sistema utiliza a nota do Enem na seleção, por isso, um dos pré-requisitos para participar é ter feito o Enem na edição anterior, ou seja, em 2019.

Durante os dias em que as inscrições estão abertas, são divulgadas/atualizadas as notas de corte para cada curso participante. Essas notas mostram ao candidato a pontuação mínima que ele precisa para conseguir a vaga na qual está inscrito. 

É muito importante acompanhar essas atualizações, pois enquanto o sistema está aberto é possível alterar o curso, o turno e a instituição. Quando as inscrição são encerradas, o MEC divulga a relação dos candidatos selecionados para que eles possam fazer a matrícula direto na instituição escolhida. 

Como já foi dito, o candidato tem que ter feito Enem na edição anterior para participar. Além disso, ele deve ter conseguido pontuação maior que zero na prova de redação. Essas são as exigências do MEC. No entanto, é importante lembrar que algumas universidades podem estabelecer um nota mínima para alguns cursos. Então, é bom ficar de olho nessas exigências também. 

Cronograma Sisu 2020: Datas

O Edital do Sisu 2020 ainda não saiu, mas o Ministério da Educação já divulgou as datas do próximo processo seletivo. De acordo com o Cronograma Sisu 2020, as inscrições inciam dia 21 de janeiro (terça-feira) e vão até o dia 24(sexta-feira). Confira todas as datas a seguir:

  • Inscrições: entre 21/01 e 24/01 de 2020;
  • Resultado da chamada regular: 27/01 ou 28/01 de 2020;
  • Prazo para participar da lista de espera: 30/01 a 04/02 de 2020;
  • Convocação dos candidatos para matrícula: entre 05/02 e 07/02 de 2020.

Agora que você já sabe as possíveis datas do Sisu 2020,  anote o endereço do site em que as inscrições são feitas: sisu.mec.gov.br. Inscrever-se é muito fácil e, como dito anteriormente, é tudo feito pela internet. Quando o MEC liberar as inscrições, acessar o endereço que informamos, inserir o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem.

Em seguida, basta preencher os dados solicitados pela sistema e optar pelas duas opções de curso. Primeiro você faz a inscrição para a 1ª opção, depois para a segunda. Lembre-se de optar pelas vagas que deseja concorrer, ou seja, as que são destinadas à ampla concorrência ou às vagas referentes à Lei de Cotas ou outras políticas afirmativas.

Viu como é fácil se inscrever? Com o Cronograma Sisu 2020, agora é só esperar a seleção e decidir quais cursos e instituições quer estudar.

Comente