Curso de Redação Enem 2019 Grátis – Veja como acessar

Comece sua preparação para conseguir nota 1000 nesse curso de Redação Enem!

À medida que a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio aproxima, aumenta a procura por um bom curso de redação Enem. E não é para menos. Além de exigir conhecimento sobre temas da atualidade, é preciso escrever um texto impecável para conseguir uma boa nota. A responsabilidade é grande, já que a pontuação da redação equivale a 20% da sua nota total no exame.

Por isso, a preparação para fazer a redação deve começar o mais rápido possível. Se você está em busca de conhecimento sobre o assunto, está no lugar certo. Para te ajudar, vamos apresentar um curso de redação Enem totalmente gratuito, além de informações que você precisa saber sobre a prova. Confira!

Características da redação do Enem

Antes de acessar o curso de redação Enem 2019, você precisa conhecer as características da prova. Basicamente, a redação do Enem gira em torno de uma frase-tema e o estudante precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.

Isso significa que o estudante deve usar bons argumentos para defender um ponto de vista sobre o tema proposto. Além disso, é necessário apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução para o problema em questão.

Geralmente, o tema da redação envolve algum problema atual que pode ser de caráter social, cultural, político ou científico. Para facilitar a escrita, a prova apresenta uma proposta de redação com textos de apoio que contextualizam o assunto. Esse material pode ser trechos de pesquisas científicas, notícias, quadrinhos, ilustrações etc.

Como a Redação do Enem é corrigida

É importante saber que a redação é a única prova do Enem em que é possível obter nota máxima, ou seja, 1000 pontos. Se, por um lado, alcançar a nota máxima pode ajudar a conseguir uma vaga na universidade, zerar a redação pode complicar a sua vida. Afinal, programas como Sisu, Prouni e várias faculdades que utilizam o Enem como método de entrada exigem pontuação maior que zero na prova de redação.

A nota final da redação é composta por cinco partes de 200 pontos. Cada uma dessas partes corresponde a uma competência dos candidatos. São elas:

  1. Domínio da norma culta da língua portuguesa
  2. Compreensão da proposta de redação
  3. Capacidade de selecionar informações e defender um ponto de vista
  4. Estrutura do texto
  5. Proposta de intervenção

Muita coisa, não é mesmo? Mas não precisa se desesperar! O curso de redação Enem serve justamente para ajudá-lo a dominar todas as competências acima e criar uma redação digna de nota 1000!

Curso de Redação Enem – Como tirar 1000 na redação

Curso de Redação Enem Grátis

O curso de redação Enem feito pela Imaginie é gratuito e composto por 19 aulas. O conteúdo das aulas é bem completo e vai ajudar você a desenvolver sua redação com mais facilidade. Para que você conheça tudo que está disponível no curso “Como tirar 1000 na redação”, fizemos um breve resumo sobre cada aula:

Adequação ao tema

Fugir do tema proposto é um dos erros mais clássicos e que pode fazer com que você tire nota zero na redação. A aula sobre adequação ao tema mostra a importância de respeitar a frase-tema e traz dicas práticas para você organizar suas ideias.

Estratégias argumentativas

Você vai aprender algumas técnicas para usar os argumentos no desenvolvimento do texto para convencer o leitor. Essas estratégias podem ser exemplos, pesquisas, dados estatísticos, citações, entre outros recursos.

Aspas

Usar ideias de autores, pensadores ou autoridades no assunto é uma boa forma de reforçar seus argumentos. No entanto, é preciso ter cuidado ao usar uma citação na redação do Enem. O conteúdo desta aula vai ajudá-lo a identificar o momento certo de usar as aspas e evitar penalizações na correção do texto.

Coesão e coerência

O curso de redação Enem tem um conteúdo dedicado a ensinar coesão e coerência textual. Isso significa que você vai aprender como expor suas ideias com clareza, usar bons argumentos adequar a linguagem ao tipo de texto para fazer uma redação de qualidade.

Tipos de conclusão

O fechamento do texto também precisa de atenção especial. No vídeo sobre os tipos de conclusão você vai aprender tudo que precisa ser abordado no último parágrafo da redação, incluindo a proposta de intervenção e encerramento do assunto.

Proposta de intervenção

A competência 5 exige que o candidato apresente uma solução para o problema central da redação. Nesta aula, o professor explica como você consegue elaborar uma proposta de intervenção consistente independentemente do tema da redação.

Novo acordo ortográfico

As mudanças que ocorreram na língua portuguesa com o novo acordo ortográfico continuam gerando dúvidas entre os estudantes. Por isso, é importante revisar as alterações, principalmente em relação à acentuação com a aula dedicada ao assunto.

Confira a seguir a playlist completa do curso redação Enem 2019 e comece agora mesmo a se preparar para a prova.

Curso Gratuito: Como tirar 1000 na redação

Comente