Tire dúvidas sobre o Enem 2019 -10 Perguntas e Respostas

Tem alguma dúvida sobre o Enem 2019? Neste texto você poderá esclarecer os principais questionamentos dos candidatos em relação ao exame.

Quem deseja ingressar em uma boa universidade – pública ou privada – sabe o quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais esperadas e, ao mesmo tempo, mais temidas entre os estudantes.

E se você já está se preparando para o Enem 2019, é ideal solucionar todas as dúvidas sobre o exame com antecedência para evitar surpresas desagradáveis no dia da prova. Pensando nisso, trouxemos as respostas para as dúvidas mais frequentes que todas as pessoas que vão prestar o Enem 2019 precisam saber.

10 Perguntas e Respostas sobre o Enem 2019

Dúvidas sobre o Enem 2019

1. Quem pode fazer o Enem 2019?

Qualquer pessoa que esteja cursando o ensino médio ou já tenha concluído os estudos pode fazer o Enem. No entanto, os adolescentes menores de 18 anos e que não concluem o ensino médio no ano da edição do exame, podem se inscrever apenas como treineiro, ou seja, não podem utilizar a nota para conseguir acesso ao ensino superior e aos programas governamentais.

2. Como é a prova do Enem?

O Enem é formado por uma redação e quatro provas objetivas divididas por áreas de conhecimento, sendo que cada prova possui 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia do Enem são aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. No segundo dia do exame são aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

3. O que estudar para o exame?

O conteúdo programático do Enem é dividido nas quatro áreas do conhecimento que citamos acima e, basicamente, abrange toda a matéria aplicada durante os três anos do ensino médio. Como sabemos que é muita coisa para estudar, revelamos quais são os conteúdos para o Enem 2019 que você precisa dedicar mais atenção.

4. Como é a redação do Enem?

A redação do Enem deve ser desenvolvida em até 30 linhas a partir de um tema que pode ser social, político, científico ou cultural. O texto precisa obedecer às regras da língua portuguesa escrita e ser estruturado no formato dissertativo-argumentativo.

5. Quando começam as inscrições para o Enem?

As inscrições para o Enem 2019 serão abertas no dia 06 de maio e se encerram no dia 17 de maio. Confira o cronograma completo:

Cronograma Enem 2019
Divulgação MEC

6. Quanto custa a inscrição do Enem?

O valor da inscrição para o Enem 2019 ainda não foi divulgado. A estimativa é que a taxa continue em R$82,00 como na edição passada ou tenha um pequeno reajuste.

7. Quem pode pedir isenção?

Pessoas inscritas no CadÚnico, estudantes do último ano do ensino médio matriculados em escola pública, bolsista integral na rede privada e participantes do Encceja podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Nesse caso é preciso ficar atento antes, pois o prazo para o pedido de isenção vai de 1º a 10 de abril de 2019.

8. Onde faço a inscrição do Enem?

A inscrição para o Enem 2019 é feita online pela Página do Participante na página oficial do Inep.

9. O que mudou no Enem 2019?

Com o novo governo, algumas mudanças podem acontecer no Enem 2019. Antes mesmo de tomar a posse, o presidente Jair Bolsonaro criticou algumas questões do exame e sinalizou possíveis alterações na estrutura e no conteúdo da prova.

Além disso, o Ministério da Educação homologou novas diretrizes para a Base Nacional Comum Curricular do ensino médio em 2019. Entre as novidades, até 20% das aulas poderá ser realizada na modalidade de ensino à distância. Caso isso seja aplicado, o processo de preparação para o Enem também sofrerá mudanças.

Como o edital Enem 2019 não foi divulgado, ainda não é possível saber tudo o que vai mudar no exame. Por enquanto, sabemos que, assim como no ano passado, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos: 03 e 10 de novembro.

10. O que fazer com o resultado Enem?

O Ministério da Educação utiliza os resultados do Enem para indicar o nível de conhecimento dos participantes e aperfeiçoar o ensino no país. Mas o exame é mais abrangente e pode ser utilizado para para o acesso à educação superior e outros programas do governo. Confira as formas que os participantes podem aplicar sua nota do Enem:

  • Inscrição no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para concorrer a uma vaga em instituições públicas de todo o país;
  • Inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) para conquistar uma bolsa de estudos em instituições privadas;
  • Inscrição em instituições portuguesas;
  • Acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Substituir o vestibular tradicional em algumas instituições de ensino superior;
  • Autoavaliação e inserção no mercado de trabalho.

Esperamos que as suas principais dúvidas sobre o Enem 2019 tenham sido solucionadas. Caso ainda tenha algum questionamento, deixe nos comentários!

Comentários

Comente