Edital Enem 2019 – Datas, Inscrição, Isenção e Mudanças

O Edital Enem 2019 possui todos os detalhes sobre o processo se inscrição do Enem, datas das provas, solicitação de isenção e como ver resultados. Confira!

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabem que é necessário bastante estudo e planejamento para alcançar um excelente resultado. Além disso, os candidatos precisam estar atentos às regras estabelecidas para fazer as provas, previstas no edital Enem 2019.

Diante disso, se um estudante não tiver domínio das informações contidas neste documento, corre o risco de não efetivar a inscrição devidamente ou até de chegar atrasado ao local dos testes, o que o impede fazer as provas.

Neste artigo, destacamos informações valiosas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio que vão contribuir para a sua preparação. Confira!

Edital Enem 2019

Edital Enem 2019

No edital Enem 2019, são descritos os procedimentos para se inscrever. Quando o prazo de inscrições for aberto, os candidatos devem acessar o site: enem.inep.gov.br/participante.

Depois, é preciso preencher um formulário que solicita a inserção de vários dados (nome, endereço residencial, estado civil, renda da família e nível de escolaridade). O próximo passo é responder ao questionário socioeconômico. Nele, você deve informar se tem ou não necessidade de atendimento especial para fazer a prova.

Os candidatos devem ainda escolher a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Após o cadastro das informações, a etapa seguinte é imprimir o boleto para pagar a taxa de inscrição. Essas atividades são fundamentais para o candidato acompanhar a processo de inscrição por meio do site do processo seletivo, onde devem ser criados um login e senha.  

Entenda o processo de isenção

É normal que valor da inscrição aumente a cada ano, com base na inflação. Dependendo da renda do estudante, é possível pedir a isenção dessa taxa de inscrição do Enem 2019. Para isso, o deve pedir para ser liberado do pagamento durante a inscrição online.

A declaração de carência é feita por meio do questionário socioeconômico. Nele, estão várias questões relativas à vida social e financeira do inscrito. O prazo para requerer a isenção termina junto com a fase de inscrições.

Em geral, o resultado do pedido fica disponível na página individual do estudante no Enem, no prazo de 48 horas depois da solicitação. São contemplados de forma automática com a isenção da taxa os estudantes da rede pública que estão fazendo o terceiro ano do ensino médio.

Fique atento ao calendário

O edital do Enem 2019 é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pela internet, os candidatos podem ser acesso ao documento que fornece dados importantes sobre o exame, como procedimentos relativos à inscrição e a realização das provas.

O edital também é importante para os estudantes acompanharem o calendário de atividades do Enem. Veja o cronograma com as principais datas:

Publicação do edital  Março de 2019
Pedido de isenção de taxa 1 a 10 de abril de 2019
Justificativa de ausência1 a 10 de abril
Período de inscrições6 a 17 de maio de 2019
Divulgação dos locais de provaNão divulgado
Aplicação das provas04 e 11 de novembro de 2019
Resultado oficialJaneiro de 2020

O edital foi divulgado no dia 21 de março, mês em que o documento é normalmente liberado. As inscrições para o Enem 2019 podem ser realizadas no período de 06 a 17 de maio. Já a aplicação das provas irá acontecer nos dias 03 e 10 de novembro.

Com essas informações, você já tem uma noção de que os testes do Enem serão feitos no final do ano. Ou seja, é possível elaborar um planejamento bem detalhado para ter um amplo conhecimento dos conteúdos que serão cobrados.

Entenda como são as provas

Em 2019, não deverá haver grandes mudanças nas provas do Enem. Vale a pena você ficar bem informado sobre como foram os testes de 2018. No total, foram aplicadas 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação, que exigiu a elaboração de um texto dissertativo sobre um tema atualidade.

No primeiro dia, os candidatos foram submetidos às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (segmento composto pelas matérias de Artes, Educação Física, Português, Literatura e Língua Estrangeira) e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que engloba Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Os estudantes tiveram, no primeiro dia, 5h30 minutos, para responder a 90 perguntas e elaborar uma redação. No último dia do Enem, foram aplicados os testes de Matemática e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrange as matérias de Biologia, Física e Química. O tempo para finalizar a prova foi de 4h30.

Compreenda o cálculo das notas

O cálculo da nota do Enem se baseia em um método denominado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nele, é levado em consideração o número de questões acertadas e a coerência no acerto das perguntas de acordo com o nível de dificuldade (fácil, médio e difícil). Por isso, é comum estudantes acertarem o mesmo número de questões e apresentarem notas diferentes.

Sem dúvida, as informações deste artigo vão te ajudar a ler o edital Enem 2019 com mais facilidade e a se preparar para a prova com mais tranquilidade!

One Response

  1. carlos gastaldello Reply

Leave a Reply