Embaixo ou Em Baixo – Entenda a diferença, como usar

Embaixo e em baixo são duas palavras que vêm confundindo o estudante na hora de escrever. Afinal, qual seria a diferença entre elas? Confira abaixo nossas dicas para usá-las corretamente!

Por
Publicado em 11/02/2020

Como escrever: embaixo ou em baixo? Apesar das duas formas estarem corretas conforme a norma culta da nossa língua portuguesa, essas palavras têm causado muita confusão pela semelhança entre elas.

No entanto, temos que ter cuidado com o seu emprego. Afinal, tudo vai depender do contexto em que ela é usada.

No post de hoje vamos esclarecer essa dúvida de português que tem atormentado e prejudicado estudantes na hora de escrever, para não errar na hora de empregar cada uma dessas palavras.

Embaixo ou Em Baixo - Entenda a diferença,

Como se escreve: embaixo ou em baixo?

Apesar de terem o mesmo som, a grafia das palavras “embaixo” e “em baixo” são diferenciadas, por isso, os dois termos ainda causam muita confusão no estudante na hora de escrevê-las.

Além disso, o emprego dessas palavras vai depender da ocasião, pois cada caso vai de um contexto para o uso adequado de cada uma delas. Confira abaixo como e quando empregar “embaixo” e “em baixo” em determinadas situações.

Significado de embaixo

A palavra “embaixo” ocupa a posição adverbial quando se trata de classes de palavras, e por isso denota a informação de que algo está em uma posição inferior a outra. Quando ela vem seguida de uma preposição, forma-se uma locução adverbial.

Exemplo: Embaixo da mesa tinha um gato escondido.

O fato de as pessoas confundirem a palavra “embaixo”, pode ser também pelo fato de que quando falamos que “Em cima da mesa tinha um gato”, a escrita ocorre de forma separada.

Significado de em baixo

Já a palavra “em baixo”, nas classes de palavras da nossa norma culta, ocupa um posicionamento de adjetivo. Assim, sua função é de qualificação de substantivo.

Exemplo: Ela proferiu palavras em baixo tom para que ninguém ouvisse o que ela fez.

Exemplos de em baixo

Outros exemplos podem te ajudar a situar no emprego da palavra “em baixo”

  • O marrom usado no vestido está em baixo tom, diferente da saia.
  • Fale em baixo, pois se você falar alto pode atrapalhar a missa.
  • Naquela rota, procure dirigir em baixa velocidade, pois é perigosa.

Exemplos do uso de embaixo

Outros exemplos que podem te ajudar a situar o emprego da palavra “embaixo”

  • A bola está embaixo do carro.
  • Embaixo da cama escondia o bicho papão.
  • Eles se esconderam embaixo da sacada para ouvir a mamãe e o papai brigando.
  • Vou deixar as contas embaixo da estante, para que assim meu pai veja.

Agora que você entendeu como empregar as palavras “embaixo” e “em baixo”, curta e compartilhe este conteúdo com os seus amigos para não cometer nenhum deslize na hora de escrever! Bons estudos!

Comente