Encceja 2019 – Inscrições, edital, datas das provas, local de prova

Veja todas as informações sobre o Encceja 2019, datas de inscrições, datas das provas e como consultar o local de prova.

Quem está aguardando o Encceja 2019, deve ficar atento às novidades anunciadas neste ano. Com as mudanças ocorridas no Enem, o Programa voltou a beneficiar pessoas a partir de 15 anos -(para ensino fundamental ) e 18 anos (para ensino médio) que ainda não terminaram o ensino fundamental e médio.

Sendo assim, se você é um dos diversos interessados a obter seu diploma por meio do Encceja, não deixe de ler este texto. Trazemos informações importantes para você!

Entenda o que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação gratuita que tem por objetivo ajudar pessoas que não concluíram os estudos a obter diploma do ensino médio ou fundamental.

Além disso, o Exame visa construir uma referência nacional de educação, avaliando as habilidades, competências e saberes de jovens e adultos adquiridos na vida escolar. Vale ressaltar, inclusive, que o Encceja 2018 é não só para alunos de supletivos, mas também para pessoas que não estão frequentando a escola.

Ao participar o Exame, os candidatos podem emitir tanto o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental como o de Ensino Médio. Esses certificados são direcionados para os participantes que conseguirem obter nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

A Declaração de proficiência será emitida quando o participante obtiver nota mínima exigida apenas em uma das provas ou em mais de uma.

Quem pode participar do Encceja

Pode participar do Exame jovens e adultos que ainda não concluíram os estudos — ensino fundamental e médio. A participação é voluntária, no entanto, deve obedecer a alguns critérios a seguir:

  • idade igual ou superior a 15 anos para obter Certificação do Ensino Fundamental; e
  • idade igual ou superior a 18 anos para obter Certificação do Ensino Médio.

Saiba o que mudou no Encceja 2019

Como já foi dito, 2018 traz muitas mudanças para o Exame. Foi o que anunciou Mendonça Filho (Ministro de Educação), Maria Inês Fini (Presidente do Inep) e Maria Helena Guimarães de Castro (Secretária Executiva do MEC).

Em coletiva de imprensa realizada dia 14 de março, a grande novidade anunciada por eles foi a necessidade de justificar ausência. Na edição de 2017, por exemplo, foi de 60% a taxa de ausência registrada.

Para evitar que o Exame acarrete prejuízos aos cofres públicos, a partir da edição de 2018 o participante que não comparecer à prova sem justificar deverá deverá ressarcir ao Inep, caso deseje participar novamente do Exame.

A justificativa de ausência deverá ser feita no Sistema de Inscrição do Encceja 2019 para os casos de ausência do Encceja 2018.

Datas do Encceja 2019

As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h do dia 16 de abril e se encerram às 23h59 do dia 27 de abril. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

É importante ressaltar que apenas se inscrever no Exame não garante a emissão da certificação. Logo, para que ela ocorra, é preciso atingir 100 pontos mínimos em cada uma das áreas de conhecimento.

Conforme anunciado na coletiva de imprensa, as datas de aplicação das provas do Encceja serão:

  • Encceja Nacional: dia 05 de agosto;
  • Encceja Exterior: dia 16 de setembro;
  • Encceja Nacional PPL: entre dia 18 e 19 de setembro; e
  • Encceja Exterior PPL: entre dia 17 e 21 de setembro de 2019.

Os resultados estão previstos para o último trimestre do ano.

Entenda como consultar o local de prova

Após concluir a inscrição do Encceja 2019, é muito importante consultar corretamente o local da prova. Assim, não tem como correr o risco errar no dia da aplicação da mesma.

Para consultar o local da prova, você deverá observar o cartão de informação, que estará disponível na página de participante do Encceja. No entanto, é importante lembrar que, no ato da inscrição, você deve também escolher a unidade da federal e também a Secretaria da Instituição Certificadora.

Neste último caso, você está escolhendo o local que emitirá os certificados de conclusão e não o local de aplicação da prova. O mesmo, será divulgado apenas no cartão de informação, que ainda não tem data definida.

Para ver o cartão de informação e o local de prova siga os seguintes passo:

  1. Acesse a página do participante do Encceja;
  2. Digite CPF e senha;
  3. Escolha a figura indicada corretamente;
  4. Veja o cartão de informação.

Agora que você já sabe o que mudou no Encceja 2019, fique de olho na data de início das inscrições e não deixe para a última hora.

Comentários

Comente