Encceja 2019: Tudo que você precisa saber sobre a prova!

Edital, cronograma de inscrições, como solicitar o certificado e outras informações sobre o Encceja 2019. Confira!

Se você pretende recuperar o tempo perdido e avançar nos estudos, uma boa opção é o Encceja 2019. Ele é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos e possibilita aos que estão acima da idade regular obter o diploma do ensino fundamental e do médio.

Neste post, passaremos informações valiosas para você fazer as provas e obter um bom resultado. Confira!

Saiba quem pode participar

Encceja 2019

Tudo que você precisa saber sobre a prova do Encceja 2019!

Podem fazer o Encceja 2019 os que não terminaram os estudos na idade recomendada e desejam concluir o ensino fundamental e o médio. São aceitas inscrições de pessoas que vivem no Brasil e no exterior. Também podem participar os que cumprem pena e os adolescentes sob medidas socioeducativas e em privação de liberdade.

Os que pretendem conseguir o diploma do ensino fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos. Já os que querem concluir o ensino médio é preciso ter no mínimo 18 anos. A idade mínima deve ser atingida no dia das provas.

Veja como estudar para o Encceja 2019

Com a intenção de contribuir na preparação dos estudantes, o Inep, responsável por organizar o teste, criou uma página com materiais para estudo. Nela, estão disponíveis um livro introdutório, livros para professores e apostilas para os estudantes.

No Ensino Fundamental, os conteúdos abrangem as seguintes matérias:

  • Ciências;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física;
  • Matemática.

No Ensino Médio, as disciplinas estão divididas desta forma:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

O Ministério da Educação também disponibiliza a coleção de cadernos de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Dessa forma, os estudantes têm um material rico para atingirem um bom desempenho no Encceja 2019.

Aprenda como se inscrever

As inscrições para as provas são gratuitas e podem ser feitas somente pela internet nas datas previstas no edital elaborado pelo Inep. É necessário preencher um formulário com dados pessoais e inserir informações no questionário socioeconômico.

É preciso informar os seguintes dados:

  • CPF, candidatos com mais de 18 anos;
  • Número da carteira de identidade, se o candidato tiver mais que 15 anos e não apresentar CPF;
  • E-mail;
  • Número do telefone celular;
  • Necessidade de atendimento especializado e/ou específico;
  • Certificação que pretende obter (ensino fundamental ou médio); e
  • Marcar as provas que almeja a certificação.

É válido destacar que apenas conseguem o diploma os que obtêm certificado em todas as áreas de conhecimento. Apenas deixe de marcar uma matéria, caso já tenha conquistado um certificado de proficiência em edições superior ou por outra forma.

Fique atento ao comprovante de inscrição

Depois de concluir o preenchimento do formulário e do Questionário Socioeconômico, veja se a inscrição foi encerrada devidamente. O sistema mostrará todos os dados fornecidos por você e o seu número de inscrição.

Se for necessário modificar algum dado no formulário, a alteração pode ser feita durante a prazo para se inscrever. Com relação ao Questionário Socioeconômico, não é viável mudá-los, após o preenchimento.

O candidato precisa imprimir o comprovante de inscrição e apresentá-lo no dia do teste. Na Página do Participante do Encceja, é possível o estudante confirmar a situação da inscrição, informando o CPF e a senha cadastrada.

Além disso, pode verificar informações relativas à prova, como data, hora, local do exame e o resultado individual.

Entenda como obter o certificado

Certificado de Ensino Encceja

Veja como obter sua certificação pelo Encceja!

Para ficar informado sobre o local da prova, a recomendação é acessar à página do Encceja. A divulgação normalmente ocorre em uma data perto da realização do teste.

Os que pretendem conseguir a certificação para o ensino fundamental é preciso atingir, no mínimo, o nível 100 em cada uma das provas objetivas. O mesmo vale para os que desejam o diploma do ensino médio.

O resultado do Encceja 2019 pode ser consultado na página do participante, em data a ser informada pelo Inep.

Caso obtenha a nota mínima, o candidato pode solicitar o certificado do Encceja. Para isso, pode entrar em contato com a unidade da Secretaria de Estado de Educação, informada durante a inscrição. Esse procedimento funciona da mesma forma para todos os participantes.

Pense no que fazer depois do Encceja 2019

Se você conseguiu o certificado do ensino médio por meio desse Exame, vale a pena pensar, com carinho, na possibilidade de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concluir o ensino superior.

Com nossas orientações e muito esforço, você tem tudo para tirar uma excelente nota no Encceja 2019.  

Deixa um comentário