Encceja 2020 – Datas, inscrições, o que estudar

Tudo que você precisa saber sobre o Encceja 2020

Por
Publicado em 11/01/2020

Quer se formar no ensino fundamental ou médio? Então você precisa ficar por dentro do Encceja 2020, o exame que garante a certificação para quem não conseguiu concluir os estudos na idade adequada. 

Elaboramos este artigo para ajudá-lo a se preparar para a próxima edição do exame. Nele você vai ter acesso às principais informações sobre o Encceja, como datas, inscrições, critérios para participar e o que precisa estudar. Aproveite a leitura! 

Encceja 2020

Tudo sobre o Encceja 2020

Encceja é a abreviação para Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Na prática, refere-se às provas aplicadas para jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos no tempo padrão de ensino. 

O foco principal do Encceja é avaliar as competências e conhecimentos e, assim, oferecer a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio

Quem optar por realizar o exame não precisa fazer cursos extensivos como a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa maneira, o Encceja pode ser considerado um atalho para concluir os estudos, já que cada candidato pode se preparar da maneira que preferir.

A realização e a aplicação das provas é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo órgão responsável pelo Enem. Já a emissão dos certificados fica por conta das secretarias de educação de cada estado e dos Institutos Federais que fazem parte do programa.

Como funciona a prova do Encceja?

A prova do Encceja é aplicada em um único dia em dois turnos: manhã e tarde. O conteúdo das provas do Encceja é baseado nas disciplinas obrigatórias estabelecidas pelo MEC para o ensino fundamental e ensino médio.

Também é importante saber que a estrutura do exame é composta por quatro provas objetivas, sendo que cada uma é formada por 30 questões de múltipla escolha. Além disso, o candidato precisa elaborar uma redação dissertativa-argumentativa de acordo com o tema proposto. 

Assim, as provas do Encceja 2020 deverão seguir as seguintes áreas do conhecimento e componentes curriculares: 

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Artes;
  • Redação;
  • Matemática;
  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia.

Ensino Médio 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Quem pode se inscrever no Encceja?

A participação no Encceja 2020 é voluntária e a inscrição é gratuita. O exame é aberto a jovens adultos que moram Brasil e no exterior. Além disso, a prova pode ser realizada por pessoas privadas de liberdade que não finalizaram os estudos. 

Ou seja, praticamente qualquer pessoa pode se inscrever. O único fator que pode impedir alguém de participar é a idade.

As regras do Encceja estabelecem que para obter o diploma do ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos na data da prova. Já o diploma do ensino médio exige que o participante tenha a idade mínima de 18 anos no dia do exame. 

Como se inscrever? 

 As inscrições e a aplicação do exame acontecem uma vez por ano. Assim, o candidato deve ficar de olho nas datas divulgadas no edital do Encceja 2020. 

Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante do Encceja 2020 e enviar os dados solicitados, como CPF e informações de contato.

Além disso, o participante deve informar se necessita de atendimento especializado e/ou específico durante o exame. No momento da inscrição, também é preciso indicar o tipo de certificação que pretende obter, ou seja, para o ensino fundamental ou médio. 

Por fim, basta escolher a instituição em que deseja pedir o certificado de conclusão ou a declaração de proficiência.

O que estudar para o Encceja 2020?

Se você pretende se inscrever no Encceja 2020, já deve começar a estudar para o exame. Para facilitar os estudos, o Inep disponibiliza um material para participantes e professores. 

Para isso, acesse a área de documentos do Encceja e baixe os arquivos desejados. 

Também é interessante realizar simulados Encceja 2020 para avaliar os seus conhecimentos durante a preparação. Todas as edições anteriores do Encceja e os respectivos gabaritos estão disponíveis gratuitamente no portal do Inep.

Resultado do Encceja

O resultado do Encceja é divulgado individualmente na Página do Participante de cada candidato. As provas objetivas são corrigidas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para ser aprovado, o participante precisa: 

  • alcançar pelo menos 100 pontos em cada prova objetiva;
  • ter a pontuação igual ou maior que 5 na redação. 

Se você alcançar a pontuação mínima em todas as provas, já pode solicitar a emissão do seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Mas, se você não “passar” em todas as provas ainda existe uma facilidade: a declaração de proficiência. Assim, se você não conseguir a pontuação mínima em todas as áreas do conhecimento, é possível obter a declaração parcial naquelas provas em que teve nota suficiente. Então, na próxima edição do exame, você só precisa se inscrever nas outras matérias. 

Calendário do Encceja 2020

Para finalizar, confira as datas mais importante do Encceja 2020:

  • Divulgação do edital: Março;
  • Inscrições: Maio;
  • Provas: Agosto;
  • Gabarito: 10 dias úteis após a aplicação;tbr
  • Resultado: janeiro de 2021.

Solucionou todas as dúvidas sobre o Encceja 2020? Compartilhe sua dúvida nos comentários abaixo!

Comente