Espelho da Redação Enem 2018 – Veja a correção detalhada

Veja com acessar a correção detalhada do seu texto com o Espelho da Redação Enem 2018!

Para proporcionar aos candidatos uma maior transparência, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o espelho da Redação Enem 2018, após a divulgação das notas.

A medida permite aos estudantes compreender melhor a pontuação obtida e constatar os equívocos cometidos na elaboração do texto. Ou seja, é uma forma de contribuir para a melhoria dos que participam do Enem.

Neste artigo, explicaremos para você detalhes sobre o espelho da redação e como funciona a correção dessa prova, que é uma das mais importantes do Enem. Confira!

Saiba o que é o espelho da Redação Enem 2018

Ele consiste em um arquivo, em que aparece a imagem da redação do aluno com detalhes sobre os erros cometidos e a respectiva correção deles. Desta forma, essa iniciativa faz com que os candidatos visualizem as razões dos descontos que os impediram de atingir a nota máxima.

Além disso, a correção detalhada da redação é uma forma de constatar se a pontuação atingida foi justa. Todos os estudantes que fizeram a prova do Enem 2018 têm direito de acessarem ao espelho.

O Ministério da Educação (MEC) optou, nos últimos anos, por liberá-lo para consulta somente depois de disponibilizar os boletins individuais. Além de mostrar aos candidatos a correção das redações, a liberação do espelho é uma maneira de reforçar o aprendizado. Isso porque vai ajudar o estudante a não cometer os mesmos erros em outras avaliações.

O espelho da Redação Enem 2018 propicia ao estudante conhecer as justificativas das notas relacionadas com as 5 competências avaliadas pelo exame:

  • Domínio da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta;
  • Capacidade de selecionar e interpretar informações;
  • Uso adequado dos mecanismos linguísticos para argumentação;
  •  Elaboração do conteúdo dentro da proposta, respeitando os direitos humanos.

Também vale destacar que o espelho apresenta um gráfico que mostra uma comparação com a performance dos demais estudantes. Dessa maneira, o candidato verifica se o nível dele está na média, acima ou abaixo dos concorrentes.

Para se ter uma ideia da dificuldade de obter a nota máxima na redação do Enem, essa façanha foi atingida somente por 53 candidatos na edição de 2017. Isso dá uma ideia de como é rigoroso o processo de correção.

Prazo

Caso o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio tiver o mesmo ritmo da edição anterior, o espelho da Redação Enem 2018 deverá estar disponível para a consulta na segunda quinzena de março deste ano.

Na edição de 2017, os arquivos digitais com as correções dos textos foram publicados juntos com as notas dos treineiros (estudantes com menos de 18 anos e que não terminaram o ensino médio).

Passo a passo para acessar seu espelho

Espelho da Redação Enem 2018

Você deve estar curioso sobre como visualizar o espelho da Redação Enem 2018, não é mesmo? Pensando nisso, mostraremos, com detalhes, como fazer essa consulta. Acompanhe!

  1. O primeiro passo é acessar a Página do Participante no site do INEP.
  2. Em seguida, é necessário digitar o CPF e a senha cadastrada no Enem. Caso tenha esquecido a senha, clique no item “Orientações para a Recuperação da Senha“.
  3. Com a senha correta, o terceiro passo é fazer o login na plataforma para acessar a redação e visualizar as competências corrigidas e comentadas.
  4. Depois disso, é necessário clicar em “Enem 2018”, no menu “Resultado”. Depois, escolha a opção “Vista pedagógica”.

Redação Enem 2018: Espelho

Para olhar a análise das competências, clique em “aqui”. Essa ação inicia o download da foto do texto. Os candidatos podem acessar o espelho da Redação Enem 2018 pelo computador e também por dispositivos móveis.

Neste caso, é preciso baixar o aplicativo do Enem disponibilizado pelo MEC, que tem versões gratuita para Android e iOS.

Entenda como é corrigida a redação do Enem

As redações do Enem são corrigidas por profissionais capacitados e contratados pelo Inep, órgão que estabelece o tema da redação. Cada texto é analisado por dois corretores que estipulam as notas, seguindo os 5 critérios já apontados neste post.

Nos critérios adotados, o candidato pode atingir uma nota que vai de 0 a 200 pontos. Assim, o resultado abrange a soma de todas as competências avaliadas.

Caso as notas dos corretores apresentarem uma diferença superior a 100 pontos, a redação também é corrigida por um outro profissional, que será responsável por definir a nota.

Esse procedimento é adotado para que o candidato tenha uma pontuação no teste de redação justa e condizente com o conteúdo apresentado.

Com certeza o espelho da Redação do Enem 2018 provoca muita ansiedade nos estudantes. Afinal, a nota da redação tem uma grande influência na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Gostou da nossa dica? Deixa um comentário abaixo e ajude-nos a construir um conteúdo de qualidade sobre o Enem.

Leave a Reply