O que estudar para o Enem 2020 – Guia Definitivo!

Preparando-se para o Enem 2020? Veja passo a passo como montar sua rotina de estudos e o que estudar!

Por
Publicado em 07/01/2020 (atualizado em 20/01/2020)

Sabemos que a preparação para a prova mais importante do ano não é fácil. O conteúdo é extenso, as questões são complexas e as dúvidas não param de aparecer. Porém, isso não quer dizer que estudar para o Enem 2020 é uma tarefa impossível. Pelo contrário, é possível conseguir uma boa nota e, quem sabe, a tão sonhada vaga na universidade. 

Para isso, é necessário ter planejamento, dedicação, organização e calma durante o processo. Então, se você quer começar a estudar para o Enem 2020, está no lugar certo! Criamos este guia completo com o passo a passo para planejar os estudos e os conteúdos que são mais cobrados no exame.

Passo a passo como estudar para o Enem

Estudar para o Enem 2020

Primeiramente, é importante que você saiba que não existe uma “fórmula mágica” para estudar para o Enem 2020. Cada pessoa tem seu jeito de aprender e, consequentemente um método ideal de estudo.

Contudo, existem alguns macetes que podem ajudar a maioria dos participantes a estudar de maneira eficaz. É exatamente sobre esses macetes que vamos abordar no passo a passo a seguir. 

Conheça a prova

O primeiro passo para estudar para o Enem 2020 é conhecer a prova. Afinal, não adianta estudar toda a matéria se você não domina os tipos de questões, a forma como o conteúdo é cobrado etc. 

Portanto, todos os candidatos precisam saber que o Enem é formado por 180 questões objetivas e uma redação. Assim, as questões são elaboradas de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: 

É importante ter essas informações em mente pois as provas do Enem apresentam muitas questões interdisciplinares. Assim, pode ser que uma única questão exija conhecimentos de mais de uma disciplina. Por exemplo, a prova de Ciências da Natureza costuma ter questões que misturam Biologia e Química

Defina seu material e fonte de estudo

Em seguida, considere qual será seu material de estudos durante a jornada de preparação para o Enem. É válido optar por livros, apostilas, cursos presenciais ou online e portais como o Foco no Enem. 

O mais importante é buscar um conteúdo de qualidade e que esteja alinhado com o que é cobrado no exame. Uma dica para definir o material e as fontes de estudo é considerar o formato que mais se adeque à sua forma de aprendizagem e rotina. 

Crie um plano de estudos

Uma das estratégias mais valiosas para estudar para o Enem é criar um plano de estudos e segui-lo. Esse planejamento servirá como um guia para otimizar seu tempo e garantir que você não esqueça de estudar alguma matéria. 

Criar um plano de estudos para o Enem é uma tarefa demorada e que exige sua atenção. Para facilitar, confira algumas etapas:

  • Liste todas as atividades importantes que você tem durante a semana, por exemplo, escola, trabalho e academia. A partir daí, você saberá quanto tempo está livre para estudar para o Enem 2020.
  • Liste também todas as matérias que caem no exame. Você pode conferir os principais conteúdos que em um tópico abaixo. 
  • Distribua as disciplinas e os exercícios entre os horários que definiu anteriormente. É importante adicionar todas as matérias, inclusive aquelas que você tem mais dificuldade.
  • Não se esqueça de incluir alguns momentos de descanso durante a semana. O excesso de estudos pode deixá-lo exausto e prejudicar o rendimento.

Nesta etapa, o mais importante é criar um cronograma de estudos personalizado de acordo com a sua realidade. Assim, você tem mais chances de seguir o planejamento até o final sem desanimar no caminho. 

Pratique a redação

A redação é uma das avaliações que mais pesam na média final do Enem. Inclusive, tirar nota zero na redação pode impedir que você participe de programas como ProUni, Sisu e Fies. Portanto, a redação merece uma atenção especial ao estudar para o Enem 2020. 

Mesmo que o tema da redação seja surpresa, você deve começar a praticar sua argumentação e capacidade de escrita. Para isso, procure escrever frequentemente sobre assuntos variados. 

É válido utilizar os temas de redação das edições anteriores, além de assuntos atemporais e acontecimentos que ganharam destaque recentemente. De qualquer forma, o importante é treinar o formato dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. 

Outra dica importante é sempre corrigir a redação. Com isso você consegue avaliar seu desempenho, corrigir os erros e aperfeiçoar a escrita. 

Faça simulados

Não tem como estudar para o Enem 2020 sem fazer simulados. Isso porque a prova do Enem é diferente de outros vestibulares: as questões são interdisciplinares exigem uma grande capacidade de interpretação. 

Ao praticar simulados e refazer as provas anteriores, você testa seus conhecimentos, se familiariza com o estilo das questões e até treina a sua capacidade de se concentrar por um longo período de tempo.

Depois de resolver as questões, não se esqueça de corrigir e anotar todos os erros e acertos. Assim, é possível visualizar os conteúdos que precisam de mais esforços nos estudos.

Revise o conteúdo

A partir do momento que você possui uma rotina e um plano de estudos estabelecidos, reserve um momento para revisão. Dessa maneira, você mantém o conteúdo fixo na memória e ainda verifica se realmente aprendeu o que estudou.

Então, leia os resumos, veja os mapas mentais e refaça os simulados frequentemente. 

Tenha disciplina e bons hábitos

Não adianta ter um plano de estudos, praticar a redação, fazer simulados e seguir todas as dicas acima se você não tiver disciplina e bons hábitos. Calma que a gente explica os motivos! 

Com a disciplina, você conseguirá executar tudo o que se propôs ao criar um plano de estudos. Já os bons hábitos, como praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada e seguir os horários de estudo, vão ajudá-lo a chegar aonde quiser

O que estudar para o Enem 2020? Veja o que mais cai!

Estudar para o Enem 2020

Tão importante quanto saber como estudar, é saber o que estudar para o Enem 2020! A lista de conteúdos que podem ser cobrados no exame é bastante extensa e tentar estudar todos eles pode ser exaustivo e frustrante. 

Por isso, conhecer os conteúdos que mais caem no exame faz toda a diferença durante a jornada de estudos. Assim, você pode priorizar os tópicos mais frequentes e que você tem mais dificuldade. 

Pensando nisso, reunimos os conteúdos que são frequentemente cobrados no Enem. Isso vai ajudá-lo a estudar de forma mais eficiente. Então, confira o que estudar para cada prova do Enem 2020: 

Linguagens e suas Tecnologias

Espanhol

Compreensão e Interpretação de textos75%
Vocabulário25%

Inglês

Compreensão e Interpretação de textos100%

Português

Interpretação de textos e semântica33%
Movimentos culturais e artísticos28%
Tipos textuais e gêneros textuais16%
Variação linguística10%
Estratégias de Persuasão4%
Funções da Linguagem3%
Outros2%

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Filosofia

Filosofia Antiga: Epistemologia, Metafísica e Lógica24%
Filosofia Moderna: Ética e Política16%
Filosofia Moderna: Epistemologia, Metafísica e Lógica16%
Filosofia Contemporânea: Epistemologia, Metafísica e Lógica16%
Filosofia Antiga: Ética e Política12%
Filosofia Contemporânea: Ética e Política12%
Filosofia Moderna 1: Ética e Política4%

Sociologia

Cultura e Patrimônio Cultural21%
Estado, Democracia e Sociedade Civil18%
Identidade, Gênero e Socialização15%
Teoria Sociológica15%
Mídia, Comunicação e Indústria Cultural 12%
Trabalho, Economia e Sociedade9%
Globalização e Capitalismo5%
Modernidade5%

História

Brasil Império15%
Era Vargas e Período Liberal Democrático15%
Primeira República (1890 – 1930)14%
Idade Medieval10%
Idade Contemporânea10%
Brasil Colônia10%
Ditadura Militar9%
História Antiga – Roma e Grécia8%
Idade Moderna3%
Outros5%

Geografia

Globalização, Tecnologias, Comércio e Transporte 23%
Espaço Urbano-Industrial13%
Questões Ambientais13%
Climas e Domínios da Vegetação10%
Estrutura da Terra, Solo e Relevo8%
Representação espacial e Cartografia8%
Recursos Naturais8%
Dinâmica da População6%
Geopolítica e conflitos internacionais6%
Espaço Rural5%

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química

Química Orgânica22%
Propriedades dos materiais e Interações intermoleculares17%
Reações Inorgânicas, Cálculos Químicos e Estequiométricos 17%
Estrutura Atômica e Ligações Químicas11%
Eletroquímica11%
Soluções e Propriedades Coligativas6%
Cinética e Equilíbrio Químico6%
Termoquímica6%
Química Ambiental4%

Física

Leis de Newton e Conservação23%
Ondulatória19%
Óptica14%
Termofísica14%
Eletricidade12%
Cinemática5%
Eletromagnetismo5%
Física Moderna4%
Estática2%
Mecânica dos Fluidos2%

Biologia

Ecologia e meio ambiente28%
Citologia15%
Genética11%
Embriologia e Histologia animal11%
Fisiologia Humana10%
Evolução8%
Bioquímica7%
Zoologia5%
Microbiologia3%
Botânica2%

Matemática e suas Tecnologias

Matemática Financeira e Estatística26%
Geometria Espacial14%
Equações, Inequações e Polinômios13%
Geometria Plana12%
Aritmética e Conjuntos11%
Probabilidade, Análise Combinatória e Sequências10%
Funções8%
Geometria Analítica4%
Trigonometria, Matriz e Determinantes2%

E aí, gostou do nosso guia sobre como estudar para o Enem 2020? Aproveite todas as dicas e comece a colocar em prática agora mesmo. Bons estudos!

Comentários

Comente