FIES 2/2018 – Inscrições Segundo Semestre

Veja passo passo como fazer sua inscrição no FIES 2/2018 – segundo semestre. As inscrições começa no dia 16 de Julho!

Se você perdeu a oportunidade de se cadastrar no FIES 1/2018, não se preocupe! Ainda este ano dá para fazer a inscrição FIES 2/2018. Para que você possa se planejar com antecedência e garantir sua participação, trazemos informações bastante úteis.

Além de conferir se você encaixa nos requisitos do Programa, você vai ver um passo a passo para se inscrever e o cronograma do processo. Então, não deixe de conferir!

O que é o FIES

O FIES — Fundo de Financiamento Estudantil — é um programa do Governo Federal que visa oferecer a estudantes a oportunidade de financiar até 100% do seu curso superior. O Programa foi elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece inscrições duas vezes ao ano.

Para participar, o interessado deve se inscrever no programa e, se cumprir os requisitos, deve assinar um contrato de financiamento. Uma das vantagens do FIES é a taxa de juros, que é muito mais atrativa que de financiamentos comuns.

Os alunos contemplados pelo FIES deverão pagar durantes o curso o valor máximo de R$150,00 a cada trimestre. Inclusive, esse valor se mantém até 18 meses após a conclusão do curso.

Somente após esse prazo, o contemplado deverá pagar o restante com a possibilidade de dividir em 12 parcelas.

Pré-requisitos

As condições para fazer inscrição FIES 2/2018 são as seguintes:

  • possuir renda familiar máxima de 3 salários mínimos por membro da família;
  • estar matriculado em algum curso superior — o mesmo precisa ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
  • escolher instituição cadastrada no Programa;
  • não ter sido beneficiado anteriormente no FIES;
  • não estar inadimplente junto ao Programa;
  • ter realizado o Enem no ano anterior e ter obtido média igual ou maior que 450 pontos e não ter zerado a redação.

Novas modalidades de financiamento

A partir deste ano, o FIES vem com mudanças nas modalidades de financiamento. Após coletiva de imprensa que apresentou a reformulação do Programa, O Ministro da Educação Medonça Filho anunciou que agora o FIES possui três modalidades de contrato.

Além disso, informou que a oferta será de 100 mil vagas a juros zero para alunos com renda de até 3 salários mínimos. Segundo o Governo, as mudanças se devem à inadimplência, que tem sido alta nos últimos anos.

As modalidade de financiamentos anunciadas são:

FIES 1

Nesta modalidade de contrato, a taxa de juros é zero. Está destinada a estudantes com renda per capita familiar de até 3 salários mínimos.

De acordo com o Governo, a regra é que o aluno comece a quitar as prestações com parcelas que equivalem a, no máximo, 10% da renda mensal. Como já foi dito, serão ofertadas 100 mil vagas neste modelo.

FIES 2

Destina-se a estudantes com renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. O interessante é que essa modalidade é voltada para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Com taxa de juros de 3% + correção monetária, o beneficiário deverá começar a pagar as prestações com parcelas que correspondem a, no máximo, 10% da renda mensal. A estimativa é de 150 mil vagas.

FIES 3

Por fim, o terceiro modelo de financiamento contempla estudantes com até 5 salários mínimos. Segundo o MEC, a taxa de juros ainda não está definida, mas será maior que 3% e menor que as taxas oferecidas pelos bancos. A previsão é que sejam ofertadas 60 mil vagas.

Inscrições FIES 2/2018

A inscrição FIES 2/2018 ocorrerá entre os dias 16 e 22 de julho e deverá ser realizada exclusivamente pela internet. O aluno deverá acessar o Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção).

Faça sua inscrição no FIES 2/2018 >>>>>>> http://fiesselecao.mec.gov.br.

Passo a passo para se inscrever

  1. Acesse a página do programa para realizar o cadastro;
  2. Tenha em mãos o número do CPF, data de nascimento e número de inscrição do Enem;
  3. Em seguida, acesse a página do Programa e escolha a instituição e o curso que deseja financiar;
  4. Após ser selecionado em uma das vagas disponíveis, o interessado deverá acessar o SisFies — Sistema Informatizado do FIES — no endereço: http://sisfiesportal.mec.gov.br;
  5. A inscrição no SisFies deverá ser concluída em até cinco dias após à publicação do resultado final.

Agora que você já sabe o passo a passo para fazer sua inscrição FIES 2/2018, fique de olho ao cronograma para não perder a vez!

Deixa um comentário