FIES 2018: Inscrições Abertas – Saiba mais!

As inscrições FIES 2018 estão abertas. Saiba passo a passo como se inscrever no processo seletivo e contratar financiamento do sue curso.

Você quer fazer a graduação dos seus sonhos, mas não tem dinheiro para pagar uma universidade privada? Uma opção é recorrer ao FIES 2018 (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia as mensalidades do seu curso. O programa foi reformulado recentemente e vai oferecer 310 mil vagas para os estudantes de todo o Brasil.

Para ser aprovado pelo FIES e ter os seus estudos financiados é necessário se enquadrar aos requisitos determinados pelo Ministério da Educação. Você quer aproveitar esse programa de financiamento para começar o ano estudando? Confira abaixo mais informações sobre o que mudou e como se inscrever no FIES 2018:

O FIES

O FIES foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, tendo como finalidade financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes matriculados em universidades privadas. Estão aptos a se inscrever nesse programa os candidatos que estejam matriculados em cursos superiores que possuem avaliação positiva nos processos aplicados pelo próprio MEC.

Os três tipos de modalidades do FIES são:

  • FIES 1

É voltado para os alunos que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Não é cobrada nenhuma taxa de juro real. As parcelas serão pagas com o valor máximo de 10% da renda mensal, sendo descontadas de forma automática do salário ou o rendimento da empresa aberta em nome do beneficiado. Serão distribuídas 100 mil vagas financiadas pelo fundo garantidor com recursos da União.

  • FIES 2

É voltado para os candidatos com renda familiar per capita de no máximo cinco salários mínimos, compreendendo as pessoas que vivem nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, consideradas as mais carentes do país.

A taxa de juros é de 3%, com acréscimo da correção monetária. As prestações devem ser pagas com parcelas de até 10% da renda mensal, que são automaticamente descontadas do salário ou do rendimento da empresa aberta em no do beneficiado. Serão distribuídas 150 mil vagas financiadas pela fonte de recursos dos ‘’fundos constitucionais regionais’’.

  • FIES 3

É voltado para quem tem renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa. A taxa de juro para essa categoria ainda não está definida, mas estima-se que será acima de 3%, mas menor do que as taxas bancárias privadas.

As parcelas serão com o valor máximo de 10% da renda mensal, e são descontadas de forma automática do salário ou rendimento da empresa aberta em nome do beneficiado. Serão oferecidas 60 mil vagas financiadas pelo BNDES e fundos regionais de desenvolvimento do Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Para diminuir as ocorrências de inadimplência, o pagamento do financiamento vai ser descontado de maneira automática na folha de pagamento do estudante após concluir o curso e conseguir o seu primeiro emprego formal. O limite máximo do desconto é de 10% da renda total. Caso o aluno não tenha uma renda formal, ele terá que pagar a mesma taxa de coparticipação que pagou durante o curso.

FIES 2018 INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições FIES 2018

O FIES atua em um fluxo contínuo, permitindo que o estudante possa solicitar o financiamento em qualquer período do ano. A inscrição para o FIES 2018 deve ser feita por meio do SisFIES (Sistema Informatizado). Veja como proceder passo a passo:

  1. Faça o seu cadastro no Sistema de Seleção do FIES

O primeiro passo é fazer o seu cadastro no site FIES Seleção. No primeiro acesso, é necessário informar o número do seu CPF, a data de nascimento, um endereço de e-mail e uma senha para acessar a plataforma. Depois de informar os dados requisitados, você receberá uma mensagem no e-mail para realizar a validação do cadastro. Feito isso, o estudante será liberado para se inscrever no FIES no curso e universidade da sua preferência. O programa irá informar se você foi aprovado.

  1. Inscreva-se no SisFIES

O segundo passo consiste em acessar o site SisFIES para realizar a sua inscrição no prazo de cinco dias corridos, contando a partir da divulgação da pré-seleção, sendo necessário informar os seus dados de financiamento.

  1. Valide as informações

Após finalizar a inscrição no SisFIES, o candidato deve fazer a validação das suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino escolhida, o que deve ser feito em até dez dias corridos depois da conclusão da sua inscrição.

  1. Contrate o financiamento

Feita a validação de informações, o estudante e o seu fiador devem ir até um agente financeiro do FIES no prazo de dez dias, que são contados a partir do terceiro dia útil da data em que a validação for aceita pela CPSA. No ato da inscrição, o aluno opta pela instituição bancária e agência que usará para o financiamento.

Ao fim desse processo, a sua inscrição no FIES estará pronta.

Deixa um comentário