Fies 2019: Inscrições passo a passo

Veja todos os detalhes do Fies 2019, vagas, datas de inscrição e pré-requisitos para solicitar o financiamento.


O Ministério da Educação MEC publicou, no dia 20 de novembro, o edital com vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) que devem ser preenchidas no primeiro semestre do próximo ano. 

Neste artigo, vamos detalhar os procedimentos necessários para você entender como é possível ser beneficiado pelo Fies 2019. Confira!

Saiba quem tem direito a participar do Fies 2019

Fies 2019: Inscrições passo a passo

O Fies e o P-Fies são iniciativas que aceitam os que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Além disso, também podem participar os que atingiram, no mínimo, 450 pontos no resultado das provas e não zeraram a redação.

Os programas também adotam critérios socioeconômicos. Desse jeito, somente são beneficiados os candidatos cuja renda familiar não seja superior a 5 salários mínimos. 

O Fies contempla os que conseguiram uma bolsa estudo parcial de 50%, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesse caso, os estudantes devem provar que não têm possibilidades de pagar a outra metade das mensalidades da graduação.

Conheça as modalidades do programa

Foram promovidas recentemente mudanças em duas modalidades do programa. O Fies 2019 não permite a cobrança de juros aos universitários com menos condições financeiras. Por isso, ainda foi criada uma escala de financiamento que sofre variações de acordo com a renda familiar do inscrito.

Atualmente, o Fundo de Financiamento Estudantil apresenta três modalidades. Acompanhe!

Modalidade 1

O foco é oferecer vagas sem cobrança de juros para os alunos que têm uma renda per capita familiar por mês de, no máximo, três salários mínimos.

Modalidade 2

Ela abrange os alunos que residem nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Além disso, para ser beneficiado, o estudante deve contar com uma renda mensal per capita familiar de cinco salários mínimos.

Modalidade 3

Tem como meta contemplar candidatos de todo o país por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Ademais, ela também tem como público-alvo os alunos que apresentam uma renda per capita mensal familiar de, no máximo, cinco salários mínimos.

Veja o cronograma do FIES 2019

Se você está interessado em fazer o ensino superior com o apoio do Fies, vale a pena ficar atento ao calendário do programa no próximo ano, que foi elaborado desta forma:

  • 19 de fevereiro a 02 de março: período de inscrições no Fies e P-Fies;
  • 05 de março: divulgação do resultado da pré-seleção e da lista de espera;
  • 06 a 08 de março: período para complementar a inscrição no Fies e seleção de alguns candidatos pré-selecionados;
  • 12 de março: divulgação do resultado da pré-seleção do P-Fies:
  • 06 a 30 de março: período para os candidatos da lista de espera e que foram pré-selecionados complementarem informações.    

Saiba como fazer a inscrição

Fies 2019 inscrições abertas

Ao abrir as inscrições para o Fies 2019, você deverá seguir alguns procedimentos. Um deles é acessar o site http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal e clicar no item “Fazer minha inscrição”.

Depois disso, o candidato precisa informar o CPF e a data de nascimento. É necessário também inserir o código de segurança e clicar em “Prosseguir”.

Vale ressaltar que o sistema verifica o boletim de desempenho do aluno no Enem. Além disso, solicita que seja informado um e-mail e criada uma senha de acesso.

Após essa etapa, o candidato precisa entrar no e-mail informado e ler a mensagem enviada pelo Fies, onde aparece um link de ativação para confirmar a inscrição no programa.

Finalizado esse processo, é necessário voltar ao site da seleção do Fies e escolher a opção “Já sou cadastrado”.  

Ao entrar novamente no sistema, o candidato é obrigado a preencher mais dados pessoais e inserir informações sobre a renda dos familiares que moram na mesma casa.

 A última etapa da inscrição é selecionar uma das modalidades do Fies e escolher até três cursos de ensino superior.

Caso tenha dificuldades para se inscrever, o candidato pode tirar dúvidas pelo telefone 0800 616161 ou enviar mensagem para o Fale Conosco do MEC, por meio deste link.

Veja a ordem de preferência

Além da performance no Enem, existem outros critérios para escolher os candidatos ao Fies 2019 que seguem a ordem abaixo:

  • pessoas sem curso superior e não contempladas pelo financiamento estudantil;
  • pessoas que não concluíram a graduação, mas já quitaram o financiamento estudantil;
  • pessoas que terminaram o ensino superior, mas não usaram o financiamento estudantil;
  • pessoas que fizeram o nível superior e quitaram o financiamento estudantil.

Procure sempre ficar atento às informações do Fies 2019. Assim, você tem mais condições de adquirir os recursos financeiros necessários, que o ajudarão a realizar o sonho de entrar na faculdade.  

Comente