Divulgado o Gabarito Enem 2018. Veja como acessar!

Todos os anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possibilita que diversos estudantes tenham acesso ao ensino superior. Depois das provas — aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro — a grande expectativa é pelo gabarito.

É por meio desse documento que os participantes podem conferir a pontuação e ter uma noção do seu desempenho. Mas, não precisa mais esperar, pois o gabarito Enem 2018 acaba de ser divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Veja neste post onde e como conferir sua pontuação!

Enem 2018

Com 5,5 milhões de inscritos nesta edição, o Enem 2018 se mantém como um dos maiores programas educacionais do país. Por meio dele, milhares de jovens e adultos tiveram acesso ao nível superior desde a sua criação.

Dentre os principais objetivos do Programa, podemos citar:

  • Acesso ao nível superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também para acesso às Instituições Portuguesas;
  • Participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Como meio de autoavaliação para inserção no Mercado de Trabalho; e
  • Para a realização de estudos e indicadores que contribuem para a melhoria da educação no país.

Vale lembrar que de acordo com as novas regras, o Enem não poderá mais ser feito com o objetivo de obter a Certificação no ensino médio.

Qualquer pessoa pode fazer o Enem. No entanto, para o público que deseja utilizá-lo para entrar em uma universidade ou para participar do ProUni e do Fies, é necessário idade mínima de 18 anos e que tenham concluído o ensino médio.

Provas Enem 2018

Desde a edição passada (2017), as provas do Enem passaram a ser aplicada em dois domingos consecutivos. Seguindo cronograma divulgado pelo Ministério da Educação no início do ano, as provas ocorreram nos dias 04 e 11 de novembro.

No primeiro dia de prova foram aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Já no segundo dia, os estudantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Como acessar o Gabarito Enem 2018

Apesar do resultado individual está previsto para sair apenas ano vem (segunda quinzena de janeiro de 2019), os estudantes já podem consultar o gabarito Enem 2018, que foi divulgado pelo Inep.

Com o gabarito, o participante pode saber quais questões acertou. No entanto, não é possível saber a nota individual, pois a correção de provas que o Enem utiliza é a TRI — metodologia da Teoria de Resposta ao Item.

Isso significa que o valor atribuído a cada questão vai depender do percentual de erros e acertos dos participantes naquele item. Então, nesse caso, é preciso esperar o resultado individual para conhecer a nota final.

Mas, enquanto ele não chega, você pode conferir as questões certas e comparar com as que você marcou. Para fazer isso, basta acessar  o site do Inep neste link. Nesta página, além de conferir os gabaritos, você pode baixar os cadernos de questões.

Deixa um comentário