Gabarito Oficial Enem 2018: baixe as provas e os gabaritos

Gabarito oficial e provas  do Enem 2018 organizados por dia e cores dos cadernos. Confira!

Como todos esperavam, o Gabarito Oficial Enem 2018 foi divulgado pelo Inep — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Agora, os participantes desta edição podem conferir as respostas certas com aquelas marcadas nas provas.

Neste post, além de conferir os gabaritos, você vai poder baixar também os cadernos de provas. Desse jeito, fica mais fácil fazer a conferência das questões. Ficou interessado? Então, continue esta leitura!

Gabarito Oficial Enem 2018

A seguir, confira os cadernos de provas e gabaritos nos seus respectivos dias.

1° dia (04/11) – Linguagens e Ciências Humanas

Amarela

Branca

Rosa

Azul

2° dia (11/11) – Ciências da Natureza e Matemática

Amarela

Branca

Rosa

Azul

Sobre o Enem 2018

Assim como acontece desde a edição passada, as provas foram aplicadas em dois domingos consecutivos. Foram mais de 5 milhões e meio de pessoas que tentaram uma oportunidade de fazer um curso superior, seja por meio do Sisu, do ProUni ou do Fies.

Nesta edição também foram anunciadas algumas novidades. Dentre as novas regras, podemos citar o pedido de isenção de taxa que agora é solicitada antes do período de inscrição.

Além disso, os participantes que tiveram isenção no ano anterior e não compareceram à prova, terão que justificar a ausência. Do contrário, deverá pagar a taxa de inscrição. Segundo Mendonça Filho – Ministro da Educação -, a intenção é diminuir gastos, já que os custos estavam elevados nos casos de não comparecimento.

Como é calculada a nota do Enem

Muitos estudantes ficam em dúvida sobre a forma como a nota do Enem é calculada. Isso acontece porque o exame utiliza um método especial e bem diferente dos vestibulares tradicionais.

A nota do Enem contabiliza não apenas a quantidade de questões que o candidato errou ou acertou. É a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que se baseia no percentual de erros e acertos em determinado item. Sendo assim, questões com menos acertos valem mais pontos e questões com mais acertos valem menos.

Isso significa que no Enem não existe uma nota mínima ou máxima definida para o participante atingir. Vai depender do grau de dificuldade das questões, ou seja, cada ano a maior nota vai variar de acordo com esse critério.

Gabarito Oficial Enem 2018

Via http://www.tuneduc.com.br/o-que-e-tri-e-como-e-calculada-nota-enem/

É por isso que não basta só conferir o gabarito oficial Enem 2018 para ter certeza do seu desempenho. É necessário aguardar os resultados individuais. O importante mesmo é se esforçar para acertar o máximo de questões e estar preparado para obter pontuação positiva naquelas em que os outros participantes sentem maior dificuldade.

Para que serve a nota do Enem

Muitas pessoas fazem o Enem porque por meio da sua nota poderá participar de alguns programa. Veja a seguir quais são:

ProUni

O Programa Universidade Para Todo (ProUni) é responsável por distribuir bolsas parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior. Para estar apto para concorrer, os participantes devem obter, no mínimo, 450 pontos nas provas. Além disso, não pode ter zerado a redação.

Sisu

Bastante popular, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) possibilita que os candidatos concorram a vagas em instituições públicas de ensino superior. Neste caso é preciso não zerar a redação também alcançar nota mínima — que é estabelecida pela instituição onde se deseja fazer o curso. Todos os anos há duas edições do Sisu, uma no começo e outra do meio do ano.

Fies

A nota do Enem também é necessária para quem vai tentar financiamento estudantil por meio do Fies. Assim como as regras do Sisu, o interessado deverá ter obtido, no mínimo, 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário ter renda compatível com os requisitos exigidos pelo processo seletivo do programa.

No entanto, vale destacar que o mínimo de 450 pontos é para se inscrever no programa. Para obter o financiamento é preciso mais que isso. A nota do candidato deve estar acima da nota de corte para o curso e a instituição de ensino que deseja ingressar.

Por esse motivo, quanto maior a nota obtida no Enem, melhor. Assim, as chances de se aceito são maiores, principalmente quando se trata de cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, por exemplo.

Quando sai o resultado do Enem 2018 ?

Agora que você tem acesso ao Gabarito Oficial Enem 2018 e pode baixar as provas, resta esperar pelo resultado individual. É por meio dele que será possível conhecer a sua nota nesta edição.

A previsão é que o resultado seja anunciado na segunda quinzena de janeiro de 2019. No caso dos treineiros, a previsão é março de 2019.

Quando for publicado, o resultado do Enem 2018 poderá ser acessado na Página do Participante, onde será possível conhecer a pontuação em cada área de conhecimento e, claro, na redação.

Deixa um comentário