Igualdade de Gênero em Debate – Proposta de Redação Enem

O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre os muitos tipos de desigualdade, a de gênero costuma ser uma das mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, como, por exemplo, machismo e misoginia.

Com isso, a discussão sobre a Igualdade de Gênero no séc. XXI é um dos temas  prováveis de aparece na prova de redação do Enem. Confira a proposta completa:

Texto 1

Brasil cai nove posições no Ranking de Igualdade de Gênero 

O Brasil aparece agora na 71ª colocação na lista divulgada pelo “Fórum Econômico Mundial”, grupo conhecido pelos encontros que realiza em Davos, Suíça.

Em 2013, o país ocupava a 62ª posição. A organização avaliou as diferenças entre homens e mulheres na saúde, educação, economia e indicadores políticos em 142 países. A Islândia ocupa o topo do ranking, seguida por outros países nórdicos.

Apesar de ter mantido a igualdade entre homens e mulheres nas áreas de saúde e educação, o Brasil perdeu posições nos índices que medem participação feminina na economia e na política.

Mercado de Trabalho

A maior queda ocorreu na avaliação que considera salários, participação e liderança feminina no mercado de trabalho.  Neste índice, a pontuação do Brasil caiu de 0,656 para 0,649 – quanto mais perto de 1, maior a igualdade entre os gêneros. A nota zero indica desigualdade total.

Política

Outro índice que fez o Brasil perdeu posições no ranking foi o de “empoderamento” político das mulheres. O quesito contabiliza mulheres no Congresso, em posições ministeriais e na chefia de Estado.

Neste índice, o Brasil perdeu colocações na comparação com outros países, apesar de ter melhorado sua nota individual, uma vez que,  que nota do país foi de 0,144 para 0,148. Contudo, como outros países evoluíram mais, o país passou da 68ª para 74ª posição no ranking.

Educação

Na educação , o Brasil atingiu a nota 1,o que significa que não há desigualdade entre homens e mulheres. A eliminação nas desigualdades na educação vem acontecendo desde 2012.

Saúde

Na saúde, o país pontua 0,98 – o que o coloca em 1º lugar, empatado com outros países – desde o início da divulgação do ranking, em 2006.

Adaptado de: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141028_desigualdade_full_lab

Texto 2

Desigualdade de Gênero no Mundo

Igualdade de Gênero em Debate

Fonte: BBC

Texto 3

charge igualdade de gênero

Charge: Reprodução / Alexandre Beck

Tendo como base os textos verbais e não verbais acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A igualdade de gênero em debate no séc. XXI

Apresenta proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Um Comentário

  1. Jose Barbosa Costa Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =