Como se inscrever no Enem 2023: Confira passo a passo

Não tenha dúvidas na hora de se inscrever no Enem 2023. Veja o passo a passo como fazer sua inscrição no exame!

Se você deseja uma vaga no ensino superior em uma universidade pública por meio do SiSU ou uma bolsa de estudos pelo ProUni, já pode ir se preparando para se inscrever no Enem 2023. O exame é a principal forma de ingresso nas universidades.

O procedimento de inscrição é bastante simples, mas também pode gerar algumas dúvidas nos candidatos estreantes. Por isso, criamos um tutorial completo explicando o passo a passo de como se inscrever no processo seletivo. Acompanhe abaixo!

Como se inscrever no Enem 2020

12 passos de como se inscrever no Enem 2023

Antes de iniciar, para facilitar no momento da inscrição do Enem 2023, é bom ter em mãos seu CPF e a carteira de identidade (RG).

Assim que tiver os dados, siga os passo abaixo:

Passo 1: Acesse a Página do Participante do INEP

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são feitas apenas pela internet. Para se inscrever, o estudante deve acessar a Página do Participante no site do INEP, no seguinte endereço: enem.inep.gov.br/participante.

Na página, o participante pode iniciar sua inscrição fazendo login na sua conta Gov.br ou clicando na opção “Inscrição”.

Desde 2020, para acompanhar sua inscrição no Enem, o estudante deve ter uma conta Gov.br, um sistema de acesso único aos serviços online do Governo Federal.

Saiba como fazer sua conta Gov.br

Passo 2: Preencha os dados

Assim que fizer o login, o participante deverá responder um desafio sobre qual figura corresponde à palavra informada pelo sistema.

Após o desafio, é necessário informar seu número de CPF e a data de nascimento. Depois disso, basta clicar em “Iniciar inscrição”

A partir do CPF informado, o sistema irá mostrar seu nome completo, sua data de nascimento e o nome da sua mãe. Se os dados estiverem corretos, clique no botão “Próximo”.

Em seguida, você precisa completar restante dos seus dados pessoais, como nome do seu pai, sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, número da identidade, órgão expedidor, município de nascimento, endereço etc.

Passo 3: Atendimento especializado e específico

Nesta seção, você precisa informar se necessita de algum tipo de atendimento especializado ou específico nos dias de aplicação do exame.

Podem solicitar atendimento especializado ou específico, pessoas com:

  • Deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual (mental);
  • Autismo, dislexia, discalculia,  déficit de atenção;
  • Baixa visão, cegueira, visão monocular, surdez, surdocegueira;
  • Idoso, gestante e lactante;
  • Estudante em condições hospitalares;
  • Outras condições específicas.

Se você se encaixa em uma dessas condições, clique em “preciso” e preencha as informações solicitadas. Para ter direito ao atendimento especializado é preciso enviar os documentos que comprovem a necessidade, por exemplo, laudo médico.

Passo 4: Escolha a língua estrangeira

É hora de escolher o idioma (inglês ou espanhol) da sua prova de língua estrangeira. Lembrando que durante o período de inscrições você pode trocar a opção escolhida.

Na mesma tela, você também será solicitado a escolher o município onde quer realizar a prova.

Saiba o que mais cai em Espanhol e Inglês no Enem

Passo 5: Informações sobre o ensino médio

Agora, você precisa informar sua situação em relação ao ensino médio. Você deverá responder se já concluiu o ensino médio, se ainda não concluiu, se está cursando o ensino médio, o tipo de escola que frequenta ou frequentou (pública ou particular).

Você também deverá informar se obteve seu diploma do ensino médio por meio do Encceja.

Passo 6:  Questionário socioeconômico

Esta parte pode parecer um pouco chata, mas você precisa responder com atenção ao se inscrever no Enem.

Primeiro, você deverá informar o Número de Identificação Social (NIS), e em seguida clicar em “próximo”. Caso não tenha NIS, basta selecionar a opção “Não tenho NIS”.

Na próxima tela, serão apresentados 25 questionamentos sobre sua renda, escolaridade, estrutura familiar e sua casa.

Passo 7: Dados para contato

Para finalizar sua inscrição no Enem 2023, você só precisa informar seus dados de contato, como telefone, número de celular e e-mail.

Esses dados serão úteis ao candidato caso necessite acessar a Página do Participante do INEP para alterar dados ou acompanhar detalhes da sua inscrição.

Passo 8: Escolha entre Enem Impresso e Enem Digital

Aqui, o candidato deve escolher se quer participar do Enem Impresso ou do Enem Digital. É necessário lembrar que a opção escolhida não poderá ser alterada após conclusão da inscrição no exame.

A versão impressa e a versão digital do Enem acontecem em datas distintas e o participante não poderá participar das duas versões. Por isso, é importante estar certo da sua decisão.

Tire dúvidas sobre o Enem Digital

Passo 9: Escolha a cidade para realizar a prova

Você deverá escolher o estado e a cidade que deseja realizar a prova do Enem.

É válido lembrar que você poderá alterar a cidade de realização da prova até o fim do período das inscrições do exame.

Passo 10. Envie sua foto

A partir de 2020, tornou-se obrigatório que o inscrito no Enem enviasse uma foto sua. Ela será utilizada para identificação do candidato no dia da prova.

De acordo com o edital, a foto deve ser atual, nítida, individual,  colorida e que enquadre sua cabeça e os seus ombros. Além disso, você não deverá estar utilizando acessórios, como óculos de sol e chapéus e o fundo da imagem deve ser branco.

Passo 11: Confira seus dados

Após enviar sua foto, você vai clicar em “próximo” e deverá conferir todos os seus dados informados até agora. Caso tenha algum erro, é necessário corrigir, pois algumas informações não são possíveis de serem alteradas após a conclusão da inscrição do Enem.

Após conferir os dados, ao clicar em “Enviar Inscrição”, seu cadastro no Enem 2023 estará realizado com sucesso e o sistema informará seu número de inscrição.

Se você possui direito à isenção da taxa de inscrição, sua  vaga já está garantida na prova. Porém, caso não tenha direito à isenção, é necessário gerar o boleto e pagar a taxa.

Passo 12: Gere o Boleto

Ao se inscrever no Enem 2023, após concluir seu cadastro, além de informar o número de inscrição do exame, o assistente virtual irá gerar seu boleto.

Para ter acesso ao boleto do Enem, é preciso acessar sua Página do Participante e fazer o login por meio da sua conta gov.br. O boleto trata-se de um Guia de Recolhimento da União (GRU) que pode ser pago até alguns dias após o fim das inscrições do enem.

Veja como imprimir o boleto do Enem

Caso ainda tenha dúvidas sobre as inscrições, você pode ver o vídeo abaixo, divulgado pelo Inep:

Calendário do Enem 2023

Antes de iniciar sua inscrição no Enem 2023, é preciso ficar atento as datas de todas as etapas da prova conforme o edital da prova. Confira!

  • Período de Inscrições: 05 a 16 de junho de 2023;
  • Pagamento da taxa de inscrição até: até dia 21 de junho de 2023;
  • Divulgação dos locais de prova: outubro de 2022;
  • Aplicação do Enem Impresso e Digital: 05 e 12 de novembro de 2023;
  • Publicação do Gabarito: 24 de novembro de 2023;
  • Resultado: 16 de janeiro de 2024;

Dúvidas frequentes sobre o Enem 2023

O Enem é pago ou gratuito?

Alguns estudantes não sabem, mas o Enem é pago, assim como outros vestibulares. Mas, caso o candidato não tenha condições de arcar com a taxa de inscrição do exame, ele pode solicitar a isenção do pagamento.

Qual o valor da taxa de inscrição?

A taxa de inscrição do Enem 2023 será de R$ 85,00. O valor é informado por meio do edital do processo seletivo.

Como obter isenção da taxa de inscrição do Enem?

Existem três modalidades de isenção da taxa de inscrição do Enem e para obtê-la é necessário que o candidato preencha os requisitos previstos no edital.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023:

  • Candidatos que estão no último ano do ensino médio em escolas públicas, isto é, no terceiro ano.
  • Candidatos com renda familiar per capita igual ou menor a um salário mínimo e que tenham cursado todo ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.
  • Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos ou de meio salário mínimo per capita.

É importante lembrar que, se no ano anterior o candidato solicitou a isenção do pagamento do Enem e não compareceu ao exame e deseja obter novamente o benefício em 2022, é necessário justificar sua ausência na prova.

Veja passo a passo como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem

Caso tenha algum problema ao se inscrever no Enem 2023, você pode entrar em contato com INEP pelo telefone: 0800 616161.

Viu como não tem segredo? Agora é só ficar atento ao prazo de inscrições do Enem 2023 e a divulgação dos locais de prova!

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UNIGRANDE (Centro Universitário da Grande Fortaleza), escreve artigos para os mais diversos veículos e nichos, em especial educação.

Comentários

Comente