Inscrição Enem 2018 INEP – Veja como fazer sua inscrição

Veja como fazer sua inscrição Enem 2018 passo a passo na Página do Participante do INEP.

O ano mal começou e milhares de estudantes estão aguardando o edital deste ano para fazer suas inscrição Enem 2018. Você é uma dessas pessoas? Então, não deixe de ler este texto!

Nele você vai conhecer o passo a passo para fazer suas inscrição e garantir sua participação no exame deste ano. Além disso, vai ficar por dentro das possíveis datas de provas. Confira!

Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos meios mais populares de ingressar no ensino superior hoje em dia. Além de garantir que alunos do país inteiro conquistem uma vaga na Universidade, o Enem também é utilizado para:

  • Concorrer a bolsas em faculdades privadas pelo ProUni;
  • Solicitar financiamentos estudantis, como o FIES;
  • Complementar a nota do vestibular.

Datas Enem 2018

As datas do Enem 2018 já foram divulgadas. Elas foram anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 18 de janeiro de 2018.

De acordo com o Inep, o edital será publicado no dia 21 de março. As inscrições terão início no dia 07 de maio e encerrarão no dia 18 do mesmo mês. Assim como na edição passada, o exame será aplicado em domingos consecutivos — 04 e 11 de novembro.

Passo a passo para Inscrição Enem 2018

Agora que você já sabe as datas da edição deste ano, prepare-se para fazer sua inscrição conferindo nosso passo a passo.

1° Passo — Acesse o site oficial do Enem 2018 (enem.inep.gov.br);

2° Passo — Clique em página do Participante;

3° Passo — Tenha em mãos os seguintes documentos: CPF e RG;

4° Passo — Clique na opção relacionada à inscrição;

5° Passo — Preencha os dados solicitados no formulário de inscrição;

6° Passo — No final do formulário, informe se tem ou não condições de pagar a taxa;

7° Passo — Se você vai pagar a taxa, clique em solicitar GRU, se optar pela isenção, clique em solicitação de isenção.

Os estudantes que optarem por não pagar a taxa de inscrição Enem 2018 devem declarar carência preenchendo um formulário socioeconômico. A isenção é garantida por lei aos alunos que estão terminando o ensino médio e também ao:

  • participante membro de família cuja renda por pessoa é menor ou igual a um salário mínimo e meio. Além disso, ele deverá ter cursado todo ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista.
  • participante membro de família cuja renda por pessoa é até meio salário mínimo ou até três salários mínimos, desde que estejam inscritos no CadÚnico.

Vale lembrar que todos podem fazer o Enem, desde que tenham terminado o Ensino Médio. Se você terminou há muito tempo e deseja retomar os estudos e ingressar no ensino superior, deve prestar o exame. Da mesma forma, acontece com o estudante que acabou de terminar o Ensino Médio.

Como você pode notar, é muito simples fazer a inscrição Enem 2018. Basta ficar de olho na data certa e não se confundir na hora de preencher o formulário.

9 Comentários

  1. Michele Bispo dos Santos Reply
  2. nilza maria s policaro Reply
  3. Magnovaldo Alves Cuna Reply
  4. Magnovaldo Alves Cuna Reply
  5. juliana dorneles siqueira Reply
  6. Michele Bispo dos Santos Reply
  7. nilza maria s policaro Reply
  8. Rafaela Reply

Deixa um comentário