Inscrições Enem 2017 – Página do Participante INEP

As inscrições Enem 2017 estarão abertas á partir do mês de maio. O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em média, tem duração de 10 dias e por isso é necessário que os estudantes fiquem atentos às datas do processo seletivo.

De acordo com o calendário provisório do Ministério da Educação (MEC), as provas do Enem 2017 serão realizadas nos dias 27 e 28 de outubro. Porém, as datas ainda não foram confirmadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela elaboração e aplicação do exame.

Inscrições Enem 2017

As inscrições Enem 2017 são realizadas exclusivamente pela internet através da Página do Participante Inep. Para efetuar sua inscrição é preciso ter em mãos o CPF e o RG. Além disso, também é preciso responder um questionário de avaliação socioeconômico e cadastrar uma senha de acesso.

Para concluir sua inscrição, basta efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 74. O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.

Estão isentos da taxa de inscrição: estudantes que estão no último ano do ensino médio da rede pública de ensino e candidatos que declaram carência.

Na página do Participante Inep você encontra o passo a passo de como realizar sua inscrição Enem 2017: Acesse:  enem.inep.gov.br/participante.

Também é possível se inscrever e acompanhar sua inscrição através do aplicativo do Enem disponível para Android e iOS.  Para isso basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e fazer o download.

Novo Enem 2017

Após a conclusão da aplicação da prova do Enem 2016, o Ministro da Educação,  anunciou mudanças no processo seletivo. As novas regras já foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), portanto, já estarão valendo para o Enem 2017. Dentre tais mudanças estão:

  • A prova do Enem não será mais usada para emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
  • Os estudantes treineiros não poderão mais realizar a prova do Enem com os demais candidatos. Será criado um simulado para os estudantes treineiros, aplicado no mês de julho.
  • Os candidatos só poderão solicitar no máximo até três isenções da taxa de inscrição. Nas demais tentativas, o estudante terá que arcar com o valor.
  • A taxa de inscrição do Enem 2017 será de R$ 74.

Além disso, com a divulgação do resultado do Enem 2016, o MEC abriu uma consulta pública via internet. Um questionário com mudanças no formato da prova foram propostas, como, por exemplo, alteração no número de questões e o tempo de realização foi respondido por estudantes de todo o Brasil.

Diante disso, os estudantes que irão realizar a prova do Enem 2017 devem ficar atentos a noticias sobre o processo seletivo, pois as novas mudanças já podem valer para esse ano.

15 Comentários

  1. pericles do rosario neris Reply
  2. pericles do rosario neris Reply
  3. Nayara Reply
  4. Nayara Reply
  5. kele leilane almeida da silva Reply
  6. kele leilane almeida Reply
  7. leila maria da silva sousa Reply
  8. pericles do rosario neris Reply
  9. Nayara Reply
  10. pericles do rosario neris Reply
  11. Nayara Reply
  12. kele leilane almeida da silva Reply
  13. kele leilane almeida Reply

Deixa um comentário