Inscrições Enem 2017 – Página do Participante INEP

As inscrições Enem 2017 estarão abertas á partir do mês de maio. O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em média, tem duração de 10 dias e por isso é necessário que os estudantes fiquem atentos às datas do processo seletivo.

De acordo com o calendário provisório do Ministério da Educação (MEC), as provas do Enem 2017 serão realizadas nos dias 27 e 28 de outubro. Porém, as datas ainda não foram confirmadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela elaboração e aplicação do exame.

Inscrições Enem 2017

As inscrições Enem 2017 são realizadas exclusivamente pela internet através da Página do Participante Inep. Para efetuar sua inscrição é preciso ter em mãos o CPF e o RG. Além disso, também é preciso responder um questionário de avaliação socioeconômico e cadastrar uma senha de acesso.

Para concluir sua inscrição, basta efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 74. O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.

Estão isentos da taxa de inscrição: estudantes que estão no último ano do ensino médio da rede pública de ensino e candidatos que declaram carência.

Na página do Participante Inep você encontra o passo a passo de como realizar sua inscrição Enem 2017: Acesse:  enem.inep.gov.br/participante.

Também é possível se inscrever e acompanhar sua inscrição através do aplicativo do Enem disponível para Android e iOS.  Para isso basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e fazer o download.

Novo Enem 2017

Após a conclusão da aplicação da prova do Enem 2016, o Ministro da Educação,  anunciou mudanças no processo seletivo. As novas regras já foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), portanto, já estarão valendo para o Enem 2017. Dentre tais mudanças estão:

  • A prova do Enem não será mais usada para emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
  • Os estudantes treineiros não poderão mais realizar a prova do Enem com os demais candidatos. Será criado um simulado para os estudantes treineiros, aplicado no mês de julho.
  • Os candidatos só poderão solicitar no máximo até três isenções da taxa de inscrição. Nas demais tentativas, o estudante terá que arcar com o valor.
  • A taxa de inscrição do Enem 2017 será de R$ 74.

Além disso, com a divulgação do resultado do Enem 2016, o MEC abriu uma consulta pública via internet. Um questionário com mudanças no formato da prova foram propostas, como, por exemplo, alteração no número de questões e o tempo de realização foi respondido por estudantes de todo o Brasil.

Diante disso, os estudantes que irão realizar a prova do Enem 2017 devem ficar atentos a noticias sobre o processo seletivo, pois as novas mudanças já podem valer para esse ano.

Comentários

Comente