Inscrições Enem 2018 – Veja como se inscrever!

As inscrições Enem 2018 estão abertas á partir da segunda semana de março. De acordo com o cronograma do Inep, a prova será aplica em novembro.

Porta de entrada para os estudantes de todo o Brasil para uma vaga em cursos de nível superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avalia os conhecimentos dos alunos saídos ou ainda cursando o ensino médio de instituições públicas e privadas.

Com duração de dois dias, o exame é aplicado em quatro provas, divididas em grupos de conhecimento, e uma redação, cujo tema discute, em geral, assuntos que marcam o dia a dia dos estudantes.

Para participar do exame é preciso realizar as inscrições Enem 2018. O cronograma é informado com bastante antecedência e, em 2018, se iniciam em 12 de março. As provas do exame tem data prevista de aplicação entre os dias 3 e 10 de novembro de 2018.

Inscrições Enem 2018

O procedimento para as inscrições Enem 2018 é bem simples e envolve, primeiro, o acesso ao site “enem.inep.gov.br” e preencher seus dados pessoais, informando o número de seu CPF e uma senha de seis a dez caracteres, que será utilizada posteriormente para acessar o sistema.

Em seguida, o interessado em realizar inscrições Enem 2018 precisa escolher em qual idioma fará a prova de línguas. O Ministério da Educação oferece duas alternativas aos estudantes: inglês ou espanhol.

Após a escolha do idioma da avaliação e o preenchimento de outras informações pessoais, o aluno deve concluir as inscrições Enem 2018 imprimindo o guia de pagamento da taxa para o exame.

Em 2017, quando foi realizada a última avaliação, o valor da taxa era de R$ 82. O valor que será cobrado em 2018 ainda não foi definido pelo MEC.

>>> Faça sua inscrição no Enem 2018

Quem tem direito à isenção da taxa das inscrições Enem 2018

Embora a taxa das inscrições Enem 2018 sejam cobradas de todos os estudantes, alguns candidatos podem solicitar a isenção desta cobrança.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrições Enem 2018 o interessado precisa preencher os seguintes requisitos: estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, bolsistas integrais de escolas particulares e estudantes cadastrados em programas de distribuição de renda.

Cuidados após as inscrições Enem 2018

Após a realização das inscrições Enem 2018, é importante que o estudante tome alguns cuidados. Um deles é conferir o local das provas com antecedência, de preferência visitando o lugar para evitar atrasos ou imprevistos no dia das provas.

O estudante precisa ainda comparecer aos dois dias de avaliação, para não ter sua prova anulada e ficar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões. Não existe tolerância para atrasos, e caso o estudante perca o primeiro dia de provas, quando é aplicada a redação, suas chances de conseguir uma boa pontuação diminuem consideravelmente.

Ao realizar as inscrições Enem 2018 considere a importância da prova. A avaliação ganhou um peso considerável desde sua criação, sendo atualmente um dos principais instrumentos para a obtenção de financiamentos estudantis ou, ainda, de bolsas de estudo em universidades privadas.

As inscrições Enem 2018 permitem ainda ingressar em diversas universidades sem a realização de vestibulares.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =