Inscrições Enem 2019 – Página do Participante INEP

Confira o passo a passo para se inscrever no Enem sem complicação!

As inscrições Enem 2019 estarão aberta á partir do mês de maio, mas enquanto o Inep não dá início ao processo você pode conferir todas as informações do Edital e iniciar a preparação para o exame.

Por isso, selecionamos um passo a passo que vai ajudar a entender como funciona a inscrição para o Enem 2019 e garantir sua vaga!

Sobre o Enem

Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mobiliza milhões de participantes em todo o país. A avaliação funciona como porta de entrada para o ensino superior e pode ser usada para:

  • Substituir o tradicional vestibular em algumas universidades;
  • Ingressar em uma universidade pública por meio do Sisu;
  • Conseguir uma bolsa de estudos em universidade privada pelo ProUni;
  • Financiar um curso de graduação por meio do Fies;

Inscrições Enem 2019: passo a passo

Inscrições Enem 2019 - Página do Participante INEP

Se você ainda não sabe como funcionam as inscrições Enem 2019, pode ficar tranquilo que a gente explica em um passo a passo simples.

Para agilizar o processo, é importante que você tenha em mãos os documentos e informações a seguir:

  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Número do seu telefone fixo ou celular;
  • E-mail pessoal;
  • Endereço completo.

Pronto! Agora é só começar o passo a passo!

1º Passo: Acesse o site

As inscrições Enem 2019 são feitas pelo endereço: www.enem.inep.gov.br/participante.

2º Passo: Dados pessoais

Na página, você precisa informar seu CPF, data de nascimento e clicar na figura indicada.

3º Passo: Formulário

Em seguida, você precisa preencher o formulário com suas informações pessoais, como número do RG, estado civil, nacionalidade, endereço, entre outras informações.

4º Passo: Atendimento Especial

Se você necessita de algum atendimento especializado para realizar a prova, deve fazer a solicitação em “Recursos” e marcar qual sua deficiência ou condição especial entre as opções que aparecerão.

5º Passo: Informações sobre a prova

Nesta etapa, você precisa escolher se a sua prova de língua estrangeira será em Inglês ou Espanhol. Também é preciso selecionar o estado e a cidade que deseja realizar o Enem 2019.

6º Passo: Ensino Médio

Você deve informar qual a sua situação em relação ao ensino médio: se ainda está cursando, se já concluiu, se conseguiu a certificação pelo Encceja e qual foi o tipo de escola que já estudou (pública, particular, com bolsa de estudos ou não).

Também é preciso informar a modalidade de ensino (regular, educação especial ou Eja) e, em seguida, selecionar o ano de conclusão do ensino médio.

7º Passo: Questionário Socioeconômico

Nesta etapa, você precisa preencher o formulário com questões referentes à você, sua família e seus estudos. Não existe resposta certa ou errada. É preciso apenas responder com sinceridade pois essas informações serão usadas em estatísticas e são fundamentais para participação de programas do governo, como ProUni e Fies.

8º Passo: Contato

Agora, você precisa informar seus dados para contato, como telefone fixo, celular e e-mail. Certifique-se de incluir e-mail e telefones válidos e que você use regularmente, pois o Inep irá se comunicar com você através desses meios.

Em seguida, crie uma senha para acessar a área do participante quando precisar.

9º Passo: Finalizar a inscrição

Por fim, o sistema gera automaticamente o seu número de inscrição e um resumo das informações. A página também indica o boleto para o pagamento da taxa de inscrição que deve ser realizado até a data pré-determinada no edital, caso contrário sua inscrição não será efetivada.

Dúvidas sobre as inscrições

Como solicitar a isenção do Enem 2019?

Esse benefício é destinado aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada e que tenham renda per capita igual o menor que um salário mínimo e meio.

O pedido  de isenção deve ser feito em um período pré-estabelecido antes do início das inscrições Enem 2019. Mesmo se a isenção for aceita, o estudante precisa seguir o passo a passo acima para efetivar sua inscrição.

Como é a confirmação das inscrições?

A sua inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição. Em seguida, o cartão de confirmação de inscrição estará disponível na página do participante com todas as informações relevantes: número de inscrição, data e local das provas, opção de língua estrangeira e indicação de atendimento especial.

Agora que você já está por dentro de todas as etapas para as inscrições Enem 2019, fique atento aqui no Foco no Enem e acompanhe todas as novidades sobre o exame!

Leave a Reply