Inscrições ProUni 2018 – Passo a Passo

Inscrições Prouni 2018 começam á partir de Janeiro. Veja passo a passo como se inscrever.

Criado em 2004 como alternativa para que alunos carentes conseguissem ingressar em uma instituição de ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni), oferece vagas para cursos superiores em diversas universidades privadas de todo o país.

Duas vezes ao ano, o Ministério da Educação (MEC) abre as inscrições ProUni 2018, de forma gratuita e sem a necessidade do pagamento de taxas. As bolsas de estudo oferecidas para a cobertura das mensalidades se enquadram em dois tipos: 100% (cobrindo o curso integralmente) ou 50% (o aluno pagará a diferença da mensalidade).

Inscrições ProUni 2018

Os alunos que desejam participar das inscrições ProUni 2018 precisam se enquadrar em alguns critérios.  Confira:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública e parcialmente em escola provada por meio de bolsa integral;
  • Os estudantes que são portadores de alguma necessidade física;
  • Professores que atuam na rede pública de ensino, que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica, e que sejam integrantes de quadro de pessoal permanente de uma instituição pública;
  • Para ter direito a concorrer as bolsas integrais, o candidato tem que comprovar que a sua renda familiar bruta mensal por pessoa é de até um salário mínimo e meio;
  • Para pleitear as bolsas parciais de 50%, o candidato tem que comprovar que a sua renda familiar bruta mensal é de até três salários mínimos por pessoa;

Para os interessados em participar das inscrições ProUni 2018, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e ter alcançado uma pontuação mínima de 450, além de não ter zerado a redação.

Os estudantes que se enquadrem nos requisitos do programa e desejem realizar as inscrições ProUni 2018 precisam acessar o site “prounialuno.mec.gov.br”, informando seu número de inscrição no Enem e a senha utilizada para acessar o sistema.

Em seguida, o candidato deve escolher o curso de sua preferência. O programa oferece a possibilidade de que sejam escolhidos dois cursos, em universidades diferentes e de disciplinas diversas. É importante ainda informar a modalidade de bolsa que deseja pleitear.

Para esta edição, o MEC oferecerá ainda o sistema de cotas, reservando 50% das vagas disponíveis em cada curso para alunos de diferentes etnias e raças ou ainda alunos portadores de deficiência.

Abertura das inscrições

O cronograma das inscrições ProUni 2018 é definido pelo MEC que, em geral, acompanha a o resultado do Enem. Em 2018, as inscrições para o primeiro semestre estão previstas para ocorrer ao final do mês de janeiro.

Etapas

Após a escolha dos cursos que deseja frequentar, e da modalidade de bolsa a ser pleiteada, e encerrado o período de inscrições ProUni 2018, as instituições e o MEC realizam uma rígida análise do perfil do estudante.

Primeiramente, sua nota no Enem é avaliada de acordo com o curso escolhido no sistema de seleção. Caso o aluno não obtenha a pontuação necessária, o candidato ainda pode participar da lista de espera.

Para os aprovados, o passo seguinte é a análise do perfil socioeconômico, com a entrega de documentos que comprovem as informações passadas durante a inscrição inicial.

A última etapa após as inscrições ProUni 2018 é a entrega de documentos, para os alunos selecionados e a realização da matrícula.

Para mais informações sobre o ProUni 2018 curta nossa página no facebook e acompanhe todas as notícias sobre o Enem. 🙂

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =