Inscrições ProUni 2020 – Passo a passo como fazer

Veja passo a passo como fazer sua inscrição no Prouni 2020.

Por
Publicado em 15/01/2020 (atualizado em 18/01/2020)

Na expectativa de ingressar no ensino superior, muitas pessoas buscam o ProUni ― Programa Universidade para Todos ― como oportunidade. É o caso principalmente dos estudantes que tentaram uma vaga no Sisu e, não obtendo sucesso, inscrevem-se em buscar de uma bolsa em instituições privadas de ensino. Se você fez o enem 2019 deve ficar atento as inscrições ProUni 2020.

Em 2020, o ProUni vai abrir novamente inscrições para a distribuição dessas bolsas. Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo muito útil que vai ensinar você a fazer sua inscrição e concorrer à sua vaga. Não deixe de conferir!

O que é e como funciona o ProUni?

O ProUni é um programa criado pelo Governo Federal por meio de Ministério da Educação. Ele contempla com bolsas parciais e integrais os estudantes que não têm condições de pagar uma faculdade ou que não conseguiram vaga na Universidade Pública. 

É importante destacar que o ProUni pode ser complementado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Isso quer dizer que os candidatos que conseguem bolsa parcial pode financiar os 50% restantes pelo Fies. Entretanto, é necessário que a instituição de ensino tenha parceira com o Fies.

Em 2020, mais pessoas podem se inscrever e concorrer a essas bolsas. Mas, é preciso atenção, pois nem todo mundo pode participar. É preciso atender alguns pré-requisitos requisitos.

Quem pode se inscrever no ProUni?

Como foi dito, nem todos podem concorrer a uma bolsa do ProUni. Apenas quem estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo Programa podem se inscrever. Em primeiro lugar, o candidato à bolsa deve ter participado da edição anterior do Enem ― neste caso o Enem 2019 ― para concorrer. 

Além disso, é preciso que a nota obtida tenha sido igual ou superior a 450 pontos. A nota da redação também é pré-requisito. Ela não pode ter sido zero. Mas não para por aí. Para concorrer, o candidato também deve:

  • Comprovar que possui renda familiar mensal de um salário mínimo e meio por pessoa para concorrer às bolsas integrais; e renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos para concorrer às bolsas parciais;
  • Ter estudado o ensino médio todo em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Não possuir diploma de nível superior.

Neste caso, é permitido que professores possam concorrer às bolsas, desde que atuem na rede pública de ensino e estejam concorrendo às vagas para Licenciatura, Normal Superior e Pedagogia. Professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e faça parte do quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Como funciona a lista de espera?

A lista de espera é um recurso do Programa que beneficia quem não foi selecionado nas duas chamadas públicas. Quem se enquadra neste critério deve inscrever-se para participar. Basta acessar a página oficial do ProUni e clicar na opção “Participar da lista de espera”. 

Esse passo garante que você ainda possa concorrer às vagas que sobraram das duas primeiras chamadas. Como você pode ver, a lista de espera é uma espécie de “terceira chamada” do ProUni. No entanto, ela exige inscrição prévia. 

E a nota de corte, o que é?

Você que vai fazer inscrição no ProUni deve ficar atento a essa informação. A nota de corte ― menor nota que você pode ter para ficar entre os selecionados ― é atualizada diariamente. Sendo assim, é importante conferir, pois caso você não tenha a nota mínima (nota de corte) pode alterar suas opções enquanto as inscrições Prouni 2020 ainda estiverem abertas. 

Por exemplo: A nota de corte para curso de Medicina no Prouni em 2019 no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-Bh) foi de 769,76, isto é, a nota mínima que você teria que ter para estar entre os aprovados no processo seletivo.

Inscrições ProUni 2020: passo a passo

Agora que você já sabe o que é os requisitos para participar do ProUni, confira o passo a passo para fazer a inscrição. Vale ressaltar que as inscrições ProUni 2020 ainda não estão abertas, mas com base nas edições passadas, devem ser realizadas em meados de Fevereiro de 2020. 

Para realizar sua inscrição siga o passo a passo:

Passo 1: Acesse a página oficial do ProUni;

Inscrições Prouni 2020

Passo 2: Procure pelo campo “Número de inscrição do Enem 2019” e preencha os dados solicitados. Como já foi dito, a participação na Edição do Enem é obrigatória para concorrer às bolsas;

Passo 3: Digite a sua senha do Enem 2019 no campo “Senha do Enem 2019”. Caso não lembre qual é, clique na opção “Esqueceu seu número de inscrição ou senha do Enem 2019?” e siga as instruções.

Passo 4: Preencha as letras e números no campo indicado;

Passo 5: Clique em “Entrar no ProUni”.

Até aqui você acessou o Programa pelo seu número de inscrição e senha. Em seguida, você terá que preencher alguns dados pessoais, sobre sua composição familiar, renda per capita, endereço residencial etc.

Prouni 2020 inscrições

Após preencher o questionário socioeconômico, basta escolher duas opções de curso em uma ou mais faculdades privadas cadastradas no Programa. Ah, deve também selecionar o tipo de bolsa, ou seja, se ela é parcial ou integral. 

Inscrições ProUni 2020 - Passo a passo como fazer

Enquanto as inscrições ProUni 2020 estiverem ocorrendo, é possível alterar os cursos e instituições, inclusive o tipo de bolsa. Entretanto, após finalizadas as inscrições, não poderão ocorrer alterações. 

Ainda com dúvidas sobre as inscrições? Veja esse vídeo com o passo a passo:

E então, percebeu como é fácil inscrever-se no ProUni 2020? Se você achou esse passo a passo útil, compartilhe com seus amigos e ajude eles também!

Comente