Enem: 5 dicas de interpretação de textos infalíveis!

Aprenda como desenvolver sua interpretação de textos e ter um desempenho sensacional na prova do Enem 2018.

Você deve saber que para um aluno que está estudando para o Enem, a interpretação de textos pode ser o grande diferencial entre o passar, e o não passar!

O tempo é determinante para que você consiga sair na linha de frente, com a certeza de que não deixou nada pelo caminho.

E para te ajudar a administrar o tempo com o maior número de acertos possíveis, vamos te dar 5 dicas de interpretação de textos infalíveis!

Respondendo as questões do Enem

Dica 01 – Leia as respostas antes do texto

Faça o caminho inverso. Leia rapidamente o texto, veja o enunciado e vá para as respostas.

Seguindo a lógica, o que você basicamente precisa fazer é circular ou grifar as frases ou palavras do texto, que tenha a ver com o caráter sugerido nas respostas. Depois, compreenda o que o enunciado está pedindo e então, responda!

Interpretação de Textos no Enem

É óbvio que algumas questões são muito mais severas em seu conteúdo, o que requer um entendimento maior sobre o assunto. Mas saiba que se você desenvolver a habilidade de relacionar frases, a interpretação de textos pode te auxiliar e te guiar para um caminho muito mais assertivo.

Dica 02 – Identifique as características do texto

Textos com discursos jornalísticos e publicitários são recorrentes na prova do Enem.

O reconhecimento desse contexto pode facilitar sua interpretação de textos, pois apresentam gêneros específicos, como o noticiário, os classificados, os quadrinhos, um artigo de opinião, entre outros.

Saber reconhecer se o seu texto apresenta um desses discursos, faz com que sua conclusão para chegar até a resposta correta, seja mais branda e não demande muito tempo de prova.

Dica 03 – Respostas que se anulam

  • Elimine as respostas que possuam o mesmo significado.
  • Perceba que algumas questões apresentam respostas que sugerem a mesma informação, porém com palavras diferenciadas.

Isso significa que as duas estão erradas, pois o gabarito jamais terá duas questões corretas. Assim, você já eliminará duas respostas erradas de uma só vez.

Dica 04 – Texto verbal e não verbal

  • Se atente aos detalhes de todos os aspectos da questão.
  • Muitas questões são apresentadas com uma imagem ou gráfico, por exemplo. E saber explorar o diálogo que há entre um texto verbal e o texto não verbal, é extremamente importante.
  • Tudo o que está expresso em cada questão, é alicerce para sua resposta exata. Então não menospreze nenhuma informação e avalie a importância de cada cena descrita no enunciado.

Dica 05 – Separe o texto por conteúdo

Como na prova do Enem os textos costumam ser muito longos – o ideal é separar cada parágrafo ou estrofe, e depois definir um conteúdo para cada um deles.

Fracionar o texto aumenta sua compreensão do assunto como um todo.

Esse processo alinha suas ideias com maior agilidade e facilita a conexão do que o texto quer dizer, com o que o enunciado pede a você.

Ou seja, se você conseguir transformar um parágrafo inteiro em apenas uma frase, a probabilidade de conectar seu significado as respostas da questão, será muito maior!

Interpretação de textos no Enem: como não errar

Interpretação de textos no Enem - Questões

  • Leia todas as respostas antes de marcar uma alternativa – é preciso estar atento aos detalhes, afinal as respostas podem lhe parecer muito similares, e por conta de uma palavra diferente você põe em risco o acerto da questão.
  • Procure o glossário – para questões cuja linguagem apresenta textos muito formais, a banca disponibiliza um glossário com o significado das palavras. É muito importante ler todo o glossário, antes de sair chutando as respostas, por não saber o que o texto representa.
  • Entenda a opinião do autor limite-se a sua opinião fora do contexto de uma prova do Enem. As questões irão apresentar a ideia principal de um autor, visto que sua resposta terá como base, o que o enunciado requer daquele texto Então, para não errar na interpretação de textos, saiba ler sem opinar! Essa é uma dica de ouro para se destacar no vestibular!

Gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo e nos siga nas redes sociais para receber conteúdos para o Enem!

Leave a Reply