Isenção Taxa de Inscrição Enem 2017

Está pensando em fazer o Enem 2017? Fique atento as mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC), entre elas estão o novo valor e as regras para solicitar a isenção da taxa de inscrição Enem 2017. Confira!

O Ministério da Educação anunciou oficialmente as novas mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio da divulgação do Edital do Enem 2017 no DOU (Diário Oficial da União). Entre as mudanças anunciados pelo Governo, as de maior impacto na vida dos estudantes é o período de realização da prova e o aumento da taxa de inscrição para R$ 82,00.

O Enem 2017 será aplicado em dois domingos. No primeiro dia de aplicação do (05/11), serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Humanas e suas Tecnologias e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia de aplicação (12/11),  serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

Também foi anunciado pelo MEC, que cada candidato terá seu caderno de prova personalizado com seus respectivos dados de inscrição, evitando assim possíveis fraudes no processo seletivo. Além disso, o edital também trouxe novas regras para solicitação de isenção da taxa de inscrição Enem 2017. Veja:

Isenção Taxa de Inscrição Enem 2017

Em busca de reduzir custo com o processo seletivo, o Ministério da Educação divulgou novas regras para os candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição Enem 2017.

Antes, para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem, bastava estar no terceiro ano do ensino médio da rede pública ou declarar carência. Diante disso, o Inep identificou uma facilidade para fraudar a declaração, uma vez que, não era exigido nenhum tipo de comprovação no ato de inscrição.

Por isso, com as novas mudanças, o Inep determinou que só serão isentos da taxa de inscrição do Enem 2017 alunos que estão concluindo o ensino médio na rede pública de ensino, candidatos membros da famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), sistema nacional integrado a Caixa Econômica Federal que identifica famílias de baixa renda e candidatos que estão dentro do critérios da Lei 12.799/2013.

Como Solicitar

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição Enem 2017, basta informar no ato de inscrição, exclusivamente pela internet, o nome da sua escola, cidade e estado caso esteja no terceiro ano do ensino médio da rede pública. Caso contrário, é necessário informar o número do NIS (Número de Identificação Pessoal), que possibilitará o sistema do Inep cruzar suas informações com o CadÚnico para conceder a isenção da taxa.

No entanto, quem é membro de famílias de baixa renda e não possui cadastro no CadÚnico também pode solicitar a isenção da taxa de inscrição, desde que atenda os seguintes critérios da Lei 12.799/2013:

I – renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

II – ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Após a conclusão da inscrição do Enem 2017, o Inep irá analisar os pedidos de isenção e poderá deferir ou indeferir o não pagamento da taxa. Os candidatos que forem isentos do valor da taxa de inscrição e não comparecerem nos dias de aplicação da prova, deverão justificar sua ausência ou perderá o direito a pedir a isenção nas próximas edições do exame.

O período de inscrição do Enem começa na segunda-feira, 8 de maio e vai até a sexta-feira, dia 19 do mesmo mês.

Para mais informações sobre como solicitar a isenção da taxa de inscrição Enem 2017, entre em contato o Inep.

14 Comentários

  1. Nubia Reply
  2. Maria Cristina Mendes Nicolay Reply
  3. Walter Carvalho de Almeida Reply
    • LAÍZ EDUARDA Reply
  4. leonardo Reply
  5. GUSTAVO DOS SANTOS RIOS Reply
  6. sandra Reply
  7. Walter Carvalho de Almeida Reply
    • LAÍZ EDUARDA Reply
  8. sandra Reply
  9. Maria Cristina Mendes Nicolay Reply
  10. GUSTAVO DOS SANTOS RIOS Reply
  11. leonardo Reply
  12. Nubia Reply

Deixa um comentário