Saiba como funciona a Lista de Espera do ProUni

A lista de espera é mais uma oportunidade oferecida aos alunos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares do programa.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto do governo federal que concede bolsas de estudos, em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, aos estudantes de baixa renda. Entretanto, muitas vezes ocorre de alguns alunos não serem pré-selecionados na 1ª ou 2ª chamada. Desse modo, é necessário que eles esperem pela lista de espera do ProUni para concorrer a alguma das bolsas de estudo não preenchidas. 

No entanto, muitos candidatos desconhecem essa possibilidade ou têm dúvidas em relação aos procedimentos necessários para participar desse processo seletivo. 

Desse modo, a fim de auxiliar estudantes que vão disputar as vagas remanescentes pelo programa, este texto explica tudo sobre a lista de espera do ProUni. 

Mais sobre o ProUni 

Desde 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos que cobrem de 50% a 100% das mensalidades de cursos de graduação de faculdades e universidades públicas brasileiras. Para concorrer a essas bolsas de estudo, porém, os alunos precisam preencher os requisitos exigidos pelo programa: 

  • Alunos que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino; 
  • Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas particulares com bolsa de estudo integral; 
  • Candidatos portadores de deficiência física; 
  • Docentes da rede pública que exercem o magistério na educação básica (é necessário pertencer ao quadro permanente de funcionários). 

Vale frisar que, de acordo com a Lei n° 12.711/2012, 50% das bolsas de estudo são destinadas a alunos de baixa renda oriundos da escola pública. E dentro desse total, 50% das matrículas são reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.  

Como participar do ProUni?

Saiba como funciona a Lista de Espera do ProUni

Para participar do ProUni e concorrer a uma bolsa de estudo os candidatos devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter, no mínimo, 450 pontos na prova. Além disso, é necessário que tirem nota acima de zero na redação

Com isso, eles podem se inscrever para o processo seletivo, por meio do site do ProUni, informando os dados exigidos na plataforma. 

Os alunos mais bem selecionados em virtude das pontuações obtidas na prova do Enem são convocados na primeira chamada do programa. Já os que não foram chamados nesta lista podem conseguir uma vaga na segunda chamada

Pode acontecer de muitos alunos não serem selecionados nas chamadas (chamadas regulares). Entretanto, esses ainda têm chances de uma bolsa de estudo participando da lista de espera do ProUni. 

Lista de Espera do ProUni 

A Lista de Espera do ProUni consiste na oferta de bolsas de estudos destinadas a estudantes que não foram selecionados nas chamadas regulares do programa ou alunos que foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas que não foram aprovados por não formação de turma. 

Além disso, podem participar desse processo seletivo exclusivo para os cursos correspondentes à segunda opção: 

  • Candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, na hipótese de não formação de turma na primeira opção de curso; 
  • Estudantes que não foram pré-convocados por ausência de bolsas de estudos disponíveis na primeira opção de curso; 
  • Alunos que foram pré-selecionados na primeira opção de curso, mas que foram reprovados por não formação de turma. 

Quem pode participar?

Para participar da lista de espera é necessário que o aluno confirme seu interesse pela bolsa, dentro do prazo estabelecido pelo programa, no site do ProUni

É importante lembrar que os alunos que se inscreveram e foram pré-selecionados na lista de espera precisam comparecer nas instituições de ensino, no período determinado no cronograma, e apresentar os documentos que comprovem os dados preenchidos no momento da inscrição. 

Normalmente, esses documentos são: RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Previdência Social, comprovante de residência, comprovante de renda, histórico escolar do ensino médio e boletim com nota no Enem. Contudo, é necessário que os estudantes certifiquem os documentos exigidos pela faculdade ou universidade ao qual foram pré-convocados. 

Preparação para o Enem 

Embora os candidatos tenham muitas chances de serem contemplados com uma bolsa de estudos, por meio das chamadas regulares e da lista de espera do ProUni, é importante que eles se preparem para o Enem, tenham um bom desempenho e, dessa forma, garantem uma vaga em alguma instituição na primeira ou segunda chamada. 

Nesse sentido, estudar os conteúdos exigidos nas diversas disciplinas, bem como montar um cronograma para cada matéria, são dicas que podem auxiliar no momento da preparação para a prova. 

Nosso site oferece vários conteúdos sobre os assuntos mais cobrados no Enem a fim de ajudar os inúmeros estudantes do país e conseguirem a tão almejada vaga em um curso superior.

Carlos Eduardo Bertin (33) é jornalista, publicitário e mestre em comunicação social. Escreve sobre Comunicação, Religião, Cultura, Educação, Carreira e Investimentos.

Comente