Lista de Espera Sisu 2019: Edital estabelece novas regras

A Lista de Espera Sisu 2019 terá novas regras nesta edição. Confira nesse artigo todas as alterações do processo seletivo e como fazer sua inscrição!


Quem está querendo estudar em uma instituição pública de ensino superior já deve estar ansioso pela lista de espera Sisu 2019. Afinal, o Sistema de Seleção Unificada  é uma das grandes oportunidades para os estudantes conseguirem vagas nas principais universidades do País.

Uma boa notícia para os candidatos é que já foi publicado o edital com as regras dessa seleção para o primeiro semestre do próximo ano. Neste artigo, vamos abordar diversos itens relativos ao Sisu para você não perder nenhum detalhe e ter mais chances de garantir a sua vaga. Confira!

Veja quem pode participar

Lista de Espera Sisu 2019
Sisu 2019 – Sistema de Seleção Unificada

Somente podem se inscrever no Sisu os que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. Além disso, é necessário ter uma nota superior a zero na redação. Outro requisito é não estar inserido na situação apontada no item 2.5 do edital do Enem 2018, que aborda a presença de “treineiros” no exame.

Ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, o candidato tem que mencionar o número da inscrição e a senha mais atual utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio.

Mudanças na lista de espera Sisu 2019

Os concorrentes a uma oportunidade no ensino superior tinham, até 2018, a opção de escolher dois cursos e desistir da segunda alternativa para continuar na lista da primeira. A partir do próximo ano, será feita uma chamada regular Sisu. Assim, o candidato selecionado em um dos cursos escolhidos não poderá fazer parte da lista de espera.

Caso o estudante não seja selecionado, ele somente poderá ficar em uma das alternativas de curso disponíveis na lista de espera. De acordo com o Ministério da Educação, essa modificação tem como meta diminuir o tempo de convocação das listas de espera. Dessa maneira, os universitários terão mais condições de se matricular antes do começo da graduação.

Fique atento ao cronograma

Para você conhecer as regras da lista de espera Sisu 2019, vale a pena ficar bem informado sobre o cronograma da seleção, que está disponível abaixo:

  • Período de inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2019;
  • Divulgação das notas de corte: 23 a 25 de janeiro de 2019;
  • Divulgação de resultado da chamada regular: 28 de janeiro de 2019;
  • Prazo para se inscrever na lista de espera: 28 de janeiro de 2019 a 4 de fevereiro de 2019;
  • Período de matrículas da chamada regular: 30 de janeiro de 2019 a 4 de fevereiro de 2019. Nesse período, o candidato deve ficar atento aos horários e locais de atendimento estabelecidos pelas instituições de ensino por meio de edital próprio;
  • Convocação dos que estão na lista de espera pelas universidades: 07 de fevereiro de 2019.

Agora, você tem as informações necessárias para não perder nenhum detalhe sobre como participar da lista de espera Sisu 2019. Para quem teve um bom desempenho no Enem, o Sisu é uma ótima oportunidade de ingressar no ensino superior com o pé direito.  

Comente