Locais de Prova Enem 2018 – Página do Participante INEP

Consulte com antecedência os locais de prova Enem 2018 e não perca os horários da prova.

O edital do Enem 2018 já foi lançado. Os interessados já podem se inscrever e consultar as datas e os locais de prova. Saber o local em que as provas serão aplicadas com antecedência é fundamental. Assim, você pode se programar e evitar imprevistos desagradáveis.

Para ajudá-lo nisso, trazemos informações importantes sobre como consultar o local de prova Enem 2018. Continue lendo para conferir!

Enem 2018: Principais mudanças

No dia 21 de março deste ano, foi divulgado o edital da edição 2018. Além das informações já esperadas, como período de inscrição e datas de aplicação das provas, o documento trouxe algumas novidades.

Veja a seguir as principais mudanças:

Duração das provas

Esse detalhe passou despercebido por muitas pessoas, mas na edição 2018 o MEC estendeu o horário da prova, que terá mais 30 minutos de duração. Sendo assim, o cronograma passa a ser:

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Término das provas do dia 04/11: 19h; e
  • Término das provas do dia 11/11: 18h30.

Inscrições e Isenção de taxa

As inscrições foram  feitas das 10h do dia 07 de maio até às 23h59 minutos do dia 18 de maio deste ano. A taxa de inscrição (R$ 82,00) pode ser paga entre 07 e 23 de maio.

Outra novidade é a solicitação da isenção, que deverá ser feita com antecedência e não durante a inscrição. O período para solicitar a mesma é entre 02 e 11 de abril.

Justificativa de ausência

Caso o candidato tenha pedido isenção da taxa em 2017 e não compareceu no dia da prova, só poderá pedir isenção em 2018 justificar sua ausência ao MEC. A justificativa deverá ser enviar entre os dias 2 e 11 de abril, pela Página do Participante.

Remarcação de prova

Devido ao grande número de atrasos nas edições anteriores, o MEC inovou, permitindo a remarcação de prova. Isso quer dizer que o candidato que tiver problemas logísticos devidamente comprovados, poderá solicitar a reaplicação do exame.

O prazo para essa solicitação é de até cinco dias úteis após a prova. Além disso, os casos serão julgados pela Comissão de Demandas.

Locais de Prova Enem 2018

Locais de Prova Enem 2018

Desde a edição de 2015, o Inep não envia mais o local da prova pelos correios. Para que o candidato tenha acesso a essa informação, ele deve consultar o cartão de informação, que é disponibilizado no cartão de informação.

Estima-se que o mesmo seja liberado na Página do Participante poucas semanas antes das provas, ou seja, em outubro.

Como consultar na Página do Participante

Consultar os locais de prova Enem 2018 é simples. Veja a seguir nosso passo a passo:

  1. Acesse a Página do Participante, disponível no site do Inep (http://enem.inep.gov.br/participante/);
  2. Preencha suas informações — CPF e senha de acesso —, que são as mesmas informadas no ato da inscrição;
  3. Clique em “enviar” e, em seguida, você poderá visualizar o Cartão de Confirmação. Nele constará o endereço e também os horários das provas.
Consulta aos Locais de Prova do Enem 2018

Página do Participante INEP

Percebeu como é simples saber o local em que vai fazer sua prova? Caso você encontre dificuldade em acessar a Página do Participante ou esqueceu sua senha de acesso, não se preocupe!

O Inep possui uma central de atendimento que atende 24 hora por dia. O número de contato é: 0800-616161.

10 Comentários

  1. mara Reply
  2. mara Reply
    • Donizeth Martins Reply
  3. Bruna Reply
  4. Edineide Andrade de Souza Reply
  5. taci Reply
  6. Denis Reply
  7. sarah gomes do prado antonio Reply
  8. Marliane Pinto dos Santos Reply
  9. Grasielly Costa da Silva Reply

Deixa um comentário