Locais de Prova Enem 2018 – Página do Participante INEP

Consulte com antecedência os locais de prova Enem 2018 e não perca os horários da prova.

O edital do Enem 2018 já foi lançado. Os interessados já podem se inscrever e consultar as datas e os locais de prova. Saber o local em que as provas serão aplicadas com antecedência é fundamental. Assim, você pode se programar e evitar imprevistos desagradáveis.

Para ajudá-lo nisso, trazemos informações importantes sobre como consultar o local de prova Enem 2018. Continue lendo para conferir!

Enem 2018: Principais mudanças

No dia 21 de março deste ano, foi divulgado o edital da edição 2018. Além das informações já esperadas, como período de inscrição e datas de aplicação das provas, o documento trouxe algumas novidades.

Veja a seguir as principais mudanças:

Duração das provas

Esse detalhe passou despercebido por muitas pessoas, mas na edição 2018 o MEC estendeu o horário da prova, que terá mais 30 minutos de duração. Sendo assim, o cronograma passa a ser:

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Término das provas do dia 04/11: 19h; e
  • Término das provas do dia 11/11: 18h30.

Inscrições e Isenção de taxa

As inscrições poderão ser feitas das 10h do dia 07 de maio até às 23h59 minutos do dia 18 de maio deste ano. A taxa de inscrição (R$ 82,00) poderá ser paga entre 07 e 23 de maio.

Outra novidade é a solicitação da isenção, que deverá ser feita com antecedência e não durante a inscrição. O período para solicitar a mesma é entre 02 e 11 de abril.

Justificativa de ausência

Caso o candidato tenha pedido isenção da taxa em 2017 e não compareceu no dia da prova, só poderá pedir isenção em 2018 justificar sua ausência ao MEC. A justificativa deverá ser enviar entre os dias 2 e 11 de abril, pela Página do Participante.

Remarcação de prova

Devido ao grande número de atrasos nas edições anteriores, o MEC inovou, permitindo a remarcação de prova. Isso quer dizer que o candidato que tiver problemas logísticos devidamente comprovados, poderá solicitar a reaplicação do exame.

O prazo para essa solicitação é de até cinco dias úteis após a prova. Além disso, os casos serão julgados pela Comissão de Demandas.

Locais de Prova Enem 2018

Desde a edição de 2015, o Inep não envia mais o local da prova pelos correios. Para que o candidato tenha acesso a essa informação, ele deve consultar o cartão de informação, que é disponibilizado no cartão de informação.

Estima-se que o mesmo seja liberado na Página do Participante poucas semanas antes das provas, ou seja, em outubro.

Como consultar na Página do Participante

Consultar os locais de prova Enem 2018 é simples. Veja a seguir nosso passo a passo:

  1. Acesse a Página do Participante, disponível no site do Inep (http://enem.inep.gov.br/participante/);
  2. Preencha suas informações — CPF e senha de acesso —, que são as mesmas informadas no ato da inscrição;
  3. Clique em “enviar” e, em seguida, você poderá visualizar o Cartão de Confirmação. Nele constará o endereço e também os horários das provas.

Percebeu como é simples saber o local em que vai fazer sua prova? Caso você encontre dificuldade em acessar a Página do Participante ou esqueceu sua senha de acesso, não se preocupe!

O Inep possui uma central de atendimento que atende 24 hora por dia. O número de contato é: 0800-616161.

Leave a Reply