Locais de Prova Enem 2019 – Página do Participante INEP

Conhecer os locais de prova Enem 2019 é essencial para quem vai realizar o exame. A partir da informação você pode se programar e evitar imprevistos desagradáveis nos dias da prova mais importante do país. Afinal, ninguém quer desperdiçar a chance de ingressar no ensino superior porque não sabia seu local de prova, não é verdade?

Geralmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o cartão de confirmação com os locais de prova do Enem no mês de outubro. Mesmo assim, é importante não deixar para a última hora. Então, aprenda agora como acessar a Página do Participante e consultar o local da sua prova.

Como será a prova do Enem 2019?

Antes de mais nada, você precisa estar por dentro da estrutura da prova do Enem 2019. Neste ano, o exame acontece em dois domingos consecutivos: 03 e 10 de novembro.

No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Os candidatos terão cinco horas e trinta minutos para realizar o exame.

No segundo dia serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O período de duração será de cinco horas.

Cartão de confirmação

Locais de Prova Enem 2019 Página do Participante INEP

Após realizar sua inscrição Enem 2019 e realizar o pagamento, é preciso aguardar a divulgação do cartão de confirmação. O documento é publicado algumas semanas antes do exame e contém informações relevantes sobre a prova, entre elas:

  • Nome completo do participante;
  • Número da Inscrição;
  • Número do CPF;
  • Opção escolhida na prova de Língua Estrangeira;
  • Datas e horários de realização do Enem;
  • Locais de prova Enem 2019 com endereço completo e sala;
  • Instruções básicas para a realização da prova.

A impressão do cartão de confirmação de inscrição do Enem não é obrigatória. No entanto, é interessante que você tenha o documento em mãos para facilitar no dia do Enem e evitar confusões de horários ou local da prova, por exemplo.

Locais de prova Enem 2019

Os locais de prova Enem 2019 serão escolhidos com base no nome do participante, município escolhido para realizar o exame, bem como de acordo com o seu endereço indicado na inscrição.

Assim, o Enem é aplicado em milhares de colégios e instituições públicas em todo o país. Para saber onde você irá fazer o Exame, é preciso acessar o Cartão de Confirmação da inscrição disponibilizado na Página do Participante. O processo é bem simples, veja só o passo a passo:

  1. O primeiro passo é acessar a Página do Participante, disponível no endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br/participante;
  2. Em seguida, faça o login inserindo seu CPF e senha cadastrados no momento da inscrição;
  3. Depois de clicar em entrar, você terá acesso ao Cartão de Confirmação do Enem. Nele, é possível verificar os locais de prova Enem 2019 e outras informações sobre o exame.

Como mudar o local de prova

Ao fazer a sua inscrição para o Enem, você precisa informar o município em que pretende realizar o exame. Esta informação poderá ser alterada posteriormente durante o período de inscrições. Portanto, de 06 a 17 de maio de 2019, o candidato poderá mudar o local de prova na Página do Participante quantas vezes quiser. Após este período, não é possível alterar as informações salvas.

Recomendações sobre o local de provas

Consultar Locais de Prova Enem 2019

Depois de descobrir o local exato em que irá realizar o Enem, é importante seguir algumas recomendações. Assim, você evita transtornos no dia do exame.

Primeiramente, veja se você conhece o local e se fica próximo da sua casa. Caso não conheça, não hesite em pedir ajuda para amigos e familiares, além de traçar o trajeto no aplicativo de mapas. O bom é que a tecnologia vai facilitar sua vida neste momento, apresentando informações de trânsito, linhas de transporte público que passam pelo local etc.

Se o lugar da prova ficar distante da sua casa, recomendamos que você simule o trajeto com o meio de transporte que utilizará no dia. Dessa forma, é possível estimar o tempo e analisar as condições da região.

Nas vésperas do exame, certifique-se de verificar a previsão do tempo e esteja preparado para possíveis mudanças climáticas.

É importante lembrar que os portões de acesso aos locais de prova do Enem são abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (pelo horário oficial de Brasília). Portanto, planeje-se para chegar mais cedo e não correr o risco de se atrasar.

Viu como é fácil consultar os locais de prova Enem 2019? Agora fique de olho nos prazos e divulgação do Cartão de Confirmação para chegar no dia do exame com todas as informações necessárias em mãos.

Comente